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domingo, 9 de setembro de 2018

Fundador da rede de farmácias Pague Menos é preso no Ceará.

https://blogcolinasnews.blogspot.com/2018/09/fundador-da-rede-de-farmacias-pague.html?m=1

 

IDEB DE SOBRAL BERÇO POLÍTICO DE CIRO ASSUME A LIDERANÇA NA EDUCAÇÃO


PROF. FÁBIO MADRUGA NA LANCHONETE ( QUE MARAVILHA ) DE SEUS ALUNOS MOISES E MATEUS !


Se vivo em união estável e meu companheiro(a) falecer, tenho direito à pensão por morte?


Na semana passada o tema do artigo publicado foi sobre os direitos que os companheiros possuem e se são os mesmos que os cônjuges no casamento (se não leu ainda, leia aqui). Contudo, nos comentários, que foram muitos, as pessoas queriam saber se também teriam direito à pensão por morte quando vivem em união estável e o (a) companheiro (a) venha a falecer.
Dessa forma, como foi uma dúvida de muitos, resolvi escrever o artigo de hoje e esclarecer algumas.
Primeiramente vale destacar que o benefício de pensão por morte só será concedido se o falecido tiver, na data do óbito, a qualidade de segurado, qual seja, de maneira bem superficial, era contribuinte da previdência ao tempo em que faleceu, mas explicar a qualidade de segurado será assunto para outro artigo.
Assim, verificado se havia a qualidade de segurado do falecido, passa-se então à análise da comprovação da união estável entre o casal.
Mas é necessário comprovar que havia a união estável?
Sim, precisa de comprovação.
Mas aí me perguntam: - como assim? No casamento não precisa reunir provas para demonstrar, não é?
E respondo! Realmente, porém no casamento a certidão de casamento é documento suficiente para a comprovação do casamento. Logo, não há que se falar em outras provas. Contudo, na união estável, se não houver contrato de união estável, o que não é obrigatório, deverá reunir um conjunto probatório para que reste demonstrada a convivência dos companheiros.
E como comprovar a união estável?
O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 1.723 diz: “É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.” Assim, deve juntar provas que demonstrem que o casal vivia uma relação, e publicamente.
O decreto 3.048/99, em seu artigo 22, § 3º traz alguns exemplos de provas que podem ser usadas para a comprovação de que o casal tinha um relacionamento que caracterizava uma família. Vejamos:
3º Para comprovação do vínculo e da dependência econômica, conforme o caso, devem ser apresentados no mínimo três dos seguintes documentos:
I - certidão de nascimento de filho havido em comum;
II - certidão de casamento religioso;
III- declaração do imposto de renda do segurado, em que conste o interessado como seu dependente;
IV - disposições testamentárias;
VI - declaração especial feita perante tabelião;
VII - prova de mesmo domicílio;
VIII - prova de encargos domésticos evidentes e existência de sociedade ou comunhão nos atos da vida civil;
IX - procuração ou fiança reciprocamente outorgada;
X - conta bancária conjunta;
XI - registro em associação de qualquer natureza, onde conste o interessado como dependente do segurado;
XII - anotação constante de ficha ou livro de registro de empregados;
XIII- apólice de seguro da qual conste o segurado como instituidor do seguro e a pessoa interessada como sua beneficiária;
XIV - ficha de tratamento em instituição de assistência médica, da qual conste o segurado como responsável;
XV - escritura de compra e venda de imóvel pelo segurado em nome de dependente;
XVI - declaração de não emancipação do dependente menor de vinte e um anos; ou XVII - quaisquer outros que possam levar à convicção do fato a comprovar.
Exige-se pelo menos 3 provas materiais das citadas acima para a comprovação, como também podem juntar fotos, vídeos, o que torna mais fácil em tempos de redes sociais, visto que grande parte das pessoas possuem uma conta em alguma e com bastante frequência expõe a convivência.
De outro modo, caso mesmo assim seja indeferido pelo INSS o benefício, o (a) companheiro (a) deve buscar o meio judicial e com isso, conseguir que provas testemunhais também sejam produzidas, daí a necessidade de convivência pública.
Outra forma de comprovar a união estável, é com assistência de um (a) advogado (a), propor uma ação de reconhecimento de união estável e a partir de então, requerer o benefício.
Por fim, diante de toda a explanação, caso o (a) companheiro (a) consiga comprovar que houve união estável, e o falecido possuía na época do falecimento a qualidade de segurado, terá sim direito à pensão por morte.
Espero ter contribuído.
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*Imagem google (meramente ilustrativa)
Suely Leite Viana Van Dal, Advogado
ADVOGADA, PRODUTORA DE CON

sábado, 8 de setembro de 2018


EDITAL SESC 2018 abre novas vagas para nível fundamental, médio e superior! Até R$ 4.173,00!

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Excelentes oportunidades abertas. De acordo com um levantamento feito pelo Notícias Concursos, há 17 novos editais abertos para o preenchimento de vagas em diversos cargos no Serviço Social do Comércio – Sesc – Administração Nacional. Os salários oferecidos podem chegar a até R$ 4.173,00.
O Serviço Social do Comércio – Sesc – Administração Nacional (AN), Instituição de Direito Privado, sem fins lucrativos, faz saber aos interessados a abertura de nada menos que oito editais de processo seletivo para contratação de de empregados regidos pelas leis trabalhistas (CLT). De acordo com o documento publicado, as oportunidades são para candidatos com ensino médio e superior.
Criado em 1946 e mantido pelos empresários do comércio, o Serviço Social do Comercio – Sesc, trabalha para ampliar e qualificar o acesso à Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares, bem como da população em geral.

Bombeiros SP: autorizadas 600 vagas temporárias.

Ensino Fundamental
O governador Márcio França autorizou, por meio de publicação em diário oficial, nesta quinta-feira, 6 de setembro, o preenchimento de 600 vagas de guarda-vida em caráter temporário, junto ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A duração dos contratos será pelo período de cinco meses, de novembro de 2018 a março de 2019. Para concorrer é necessário possuir apenas ensino fundamental, com idade mínima de 18 anos. O edital de abertura de inscrições deve ser publicado em breve.
De acordo com a autorização governamental, o processo seletivo não deve gerar mais gastos que a última seleção de temporários, realizada em 2017. Desta forma, a remuneração dos contratados deve ser mantida. Na ocasião, o valor foi de R$ 1.290,66, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os aprovados também contam com auxílios alimentação e transporte.
Em 2017, a seleção também contou com 600 vagas, distribuídas por 14 cidades do litoral: Ilha Comprida (36 postos), Iguape (14), Peruíbe (40), Itanhaém (50), Mongaguá (60), Praia Grande (100), São Vicente (20), Santos (10), Guarujá (50), Bertioga (58), São Sebastião (30), Ilha Bela (12), Caraguatatuba (20) e Ubatuba (50). Também foram oferecidas oportunidades para atuar em São Paulo e São Bernardo do Campo, nas represas Guarapiranga (36) e Billings (14).   
Para a inscrição não é cobrada taxa.
A seleção costuma ser feita por meio de quatro fases: provas práticas de habilidades técnicas, análise de documentação, apresentação de atestado médico e investigação social

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

URGENTE: TSE JULGA REGISTRO DA CANDIDATURA DE LULA!

PC CE: governador anuncia concurso para 1.496 vagas.

  Verbas já foram liberadas
O governador do Ceará, Cailo Santana, anunciou, nesta terça-feira, 14 de agosto, por meio de publicação em rede social, a autorização do aguardado novo concurso público da Polícia Civil do Ceará (PC/CE). A seleção já havia sido anunciada pelo governador em 22 de fevereiro, durante entrevista no Programa Paulo Oliveira. Na ocasião, o governador adiantou que o certame será para os cargos de delegado, escrivão e inspetor, mas não antecipou a oferta de vagas que serão oferecidas.   Agora, o quantitativo foi anunciado e a seleção contará com uma oferta de 1.496 oportunidades. Porém, a distribuição por cargo ainda não foi anunciada. O  governador voltou a reiterar que a publicação do edital deve ocorrer ainda neste semestre.  
O primeiro passo para a seleção já havia acontecido no último dia 31 de janeiro, quando publicada, em diário oficial, a liberação de verbas complementares para a realização do novo certame. O documento determina um total de R$ 4,5 mi para a nova seleção. 
 

Último concurso da PC/CE

  O último concurso do órgão ocorreu em 2014. Na ocasião,  foi de 763 postos,  também para os cargos de delegado, escrivão e inspetor. Para todas as carreiras, para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, além de carteira de habilitação ‘B” ou superior. As remunerações iniciais, na ocasião, foram de R$ 2.946,19 para inspetor e escrivão e R$ 14.592,39 para delegado, todos com jornada de trabalho de 40horas semanais. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp.


Provas

Para inspetor e escrivão, a seleção contou com duas fases, com provas objetivas na primeira e curso de formação profissional na segunda. Somente para delegado, além destas etapas também foram aplicadas questões discursivas e análise de títulos. Na segunda, além do curso de formação, os participantes foram submetidos a sindicância de vida pregressa, prova prática de digitação (para escrivão), teste de capacidade física (para inspetor e delegado), avaliação psicológica, exame toxicológico e avaliação médica.

Para escrivão, a prova objetiva contou com oito questões de noções de informática, 12 de noções de direto constitucional, 14 de noções de direito penal e 12 de legislação penal extravagante.

Para inspetor, dez de língua portuguesa, oito de noções de informática, 12 de noções de direito constitucional, 12 de noções de direito administrativo, 14 de noções de direito penal, 12 de noções de direito processual penal e 12 de legislação penal extravagante.

Prefeituras e câmaras do RN abrem concurso com 469 vagas.

Seleção unificada
Oito municípios na região do Trairi/Agreste Potiguar, no Estado do Rio Grande do Norte, divulgaram edital de concurso público unificado destinado a preencher 469 vagas, além de formar cadastro reserva (CR).
As oportunidades estão distribuídas entre prefeituras e câmaras de Santa Cruz, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi, Jaçanã, Japi e Santo Antônio. 
Há chances em cargos de todas as escolaridades, como gari, motorista, operador de máquinas, pedreiro, agente administrativo, recepcionista, técnico de enfermagem, contador, médico, professor, farmacêutico, nutricionista, entre outros (confira aqui o quadro de vagas). Os salários variam de R$ 954 a R$ 10.150.  

Concurso prefeituras e câmaras do Trairi/Agreste Potiguar: inscrição e etapas

As inscrições serão recebidas entre 30 de agosto e 23 de setembro, mediante a realização de cadastro no site www.funcern.br. As taxas custam R$ 80 (ensino fundamental) e R$ 100 (médio e superior).  
O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), com aplicação em 21 de outubro, e prática (operador de máquinas), prevista para ocorrer entre 9 e 11 de novembro.  
O concurso das prefeituras e câmaras do Trairi/Agreste Potiguar terá validade de dois anos, com possibilidade de mais dois, a critério dos municípios, conforme estabelece o edital.

MAIS UMA VEZ O MELHOR !!!!


quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Concurso Banco de Brasília BRB: Instituição confirma estudos para realização de novo certame

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O Banco de Brasília poderá divulgar a abertura de novo edital de concurso público (Concurso Banco de Brasília BRB 2018) em breve. A instituição confirmou, através de sua assessoria de imprensa, que está realizando estudos para verificar a possibilidade de abertura de um novo certame. Os cargos, vagas e previsão de publicação do edital ainda não foram revelados pelo banco.
O Banco Conta hoje com 122 pontos de atendimento, sendo: 116 agências (101 no Distrito Federal , 05 localizadas em outras capitais: Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo; 01 em Unaí e 09 no interior do Estado de Goiás), além de 06 PAs do Distrito Federal.
A principal área de atuação do BRB é Brasília. O Banco de Brasília detém as contas de todos os funcionários do Governo do Distrito Federal. Com o propósito de impulsionar o esporte, a cultura, a educação, a arte e o empreendedorismo na região, o BRB apoia projetos nestas áreas e traz para Brasília eventos de destaque no cenário local e nacional.  É o banco recolhedor dos tributos do GDF: IPTU/IPVA, multas do Detran e GPS. O BRB é também o Banco “pagador” dos salários dos empregados do GDF.