Suspenso desde setembro do ano passado em função da pandemia de coronavírus (Covid-19), o concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) com 2.100 vagas pode ser retomado nas próximas semanas.
A corporação apresentou tal solicitação ao Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), banca responsável pelos dois editais, na última sexta-feira (22).
No total, 141.530 candidatos participam do processo seletivo: 88.894 disputam 1.800 oportunidades para agente e 52.636 concorrem a 300 postos para escrivão, de acordo com números divulgados pela organizadora.
Segundo o diretor-geral da PC DF, Robson Cândido, o objetivo é aplicar as provas para os dois cargos no mesmo fim de semana, em datas que não coincidam com os exames dos concursos da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Anteriormente, as avaliações objetiva e discursiva estavam agendadas para os dias 17 (escrivão) e 18 (agente) de outubro. A aplicação, no entanto, foi adiada por período indeterminado para evitar a disseminação da Covid-19.
Os candidatos podem acompanhar as atualizações referentes ao andamento da seleção pelo site https://www.cebraspe.org.br/. Em caso de dúvidas, a banca atende pelo telefone (61) 3448-0100, além do e-mail sac@cebraspe.org.br.
Sobre Cebraspe - Cespe UNB
O Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) - atualmente Cebraspe - é uma instituição de educação, especializada na realização de avaliações, seleções, certificações e pesquisas e fundada na década de 70, originalmente com a finalidade de elaborar apenas o vestibular da Universidade de Brasília (UnB), e que, depois, acabou migrando para a preparação de concursos públicos.
O Cebraspe planeja, elabora, aplica e corrige provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos (provas práticas, testes físicos e psicológicos). Também oferece reserva de cotas para negros nos processos seletivos - atendendo a determinações legais - e perícia médica para confirmação da reserva de vagas a candidatos com deficiência.
Hoje bastante presente em concursos de todo o país, o Cespe/UnB é uma banca muitas vezes temida pelos concurseiros. Primeiro, porque possui um estilo quase exclusivo de questão, que é o de “Certo ou Errado” – embora a organizadora utilize-se também de questões de múltipla escolha, principalmente em concursos para tribunais eleitorais. O estilo de prova “Certo ou Errado” do Cespe/UnB exige muito cuidado, porque cada resposta errada anula uma correta.
Segundo informações da própria organizadora, o procedimento de avaliação é justificável em um processo seletivo que visa selecionar o candidato com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu, descartando o “chute” ou a possibilidade de aprovação ao acaso.
Saiba como se preparar para provas do Cespe/UnB
Nenhum comentário:
Postar um comentário