Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Concurso TJ CE: órgão reforça processo de contrato com banca, edital em breve.

 


Fernando Cezar Alves

O próximo concurso TJ CE (Tribunal de Justiça do Estado do Ceará) está em fase de assinatura do contrato com a banca organizadora,que deve ocorrer em breve. A confirmação foi feita nesta quarta-feira, 10 de dezembro, por meio de publicação nas redes sociais do órgão. A empresa responsável pela aplicação das provas já está definida desde o último dia 4. A escolhida é a Fundação Carlos Chagas (FCC). Após a assinatura do contrato poderá ser confirmada  a data precisa de liberação do edital. 

Ao todo, o TJ CE deve contar com uma oferta de 45 vagas para o preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal. As oportunidades serão para os cargos de técnico e analista, respectivamente, com exigências de ensino médio e nível superior. Também haverá oportunidades para o cargo de oficial de justiça.

A distribuição das vagas será feita da seguinte forma:

  • técnico judiciário - área judiciária - 15 vagas
  • oficial de justiça - 10 vagas
  • analista judiciário - área judiciária - 8 vagas
  • analista judiciário - contabilidade - 2 vagas
  • analista judiciário - assistente social - 2 vagas
  • analista judiciário - psicólogo - 2 vagas
  • analista judiciário - engenheiro civil - 2 vagas
  • analista judiciário - tecnologia da informação - sistemas - 1 vaga
  • analista judiciário - tecnologia da informação - informática - 3 vagas

De acordo com o termo de referência, a seleção deve contar com as seguintes 

  • prova objetiva
  • prova dissertativa
  • análise de títulos

Concurso TJ CE: veja publicação

como foi a última seleção

O último concurso TJ CE ocorreu em 2023, quando foram oferecidas 50 vagas para o cargo de técnico. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

As vagas foram distribuídas da seguinte forma:

  • área administrativa - 15 vagas
  • área judiciária - 35 vagas

A seleção foi composta de prova objetiva e redação. A parte objetiva contou com 60 questões, versando sobre as seguintes disciplinas:

  • língua portuguesa;
  • informática
  • raciocínio lógico;
  • conhecimentos específicos.

A redação contou com um total de 20 a 30 linhas.

Antes disso, outro concurso havia sido realizado em 2019, também para técnicos, com uma oferta de 328 vagas, sendo 8 imediatas e 320 cadastros reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Do total de vagas imediatas, 7 foram para a área judiciária e 1 para a área administrativa.

Resumo do Concurso TJ CE 2025 servidores

Vagas: 45
Taxa de inscrição: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa
Faixa de salário:
Orgnizadora: FCC

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

PROF. FÁBIO MADRUGA RECEBE MAIS UMA GARANDE HOMENGEM.


 

Concurso Telebras: Urgente! Publicado edital para 930 vagas e cadastros em diversas áreas.

 Fernando Cezar Alves


 

 Foi divulgado, nesta terça-feira, 9 de dezembro, o edital de abertura de inscrições do novo concurso Telebras. Ao todo estão sendo oferecidas 930 vagas e cadastros reserva para o cargo de especialista em gestão de telecomunicações em diversas áreas de atuação. Do total, 15 são para o preenchimento imediato e 915 para cadastros. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 11.680,78, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. A publicação estava prevista para ocorrer, no mais tardar, até o próximo dia 15. As inscrições serão recebidas no período de 11 de dezembro a 2 de janeiro.

A lotação das vagas do concurso Telebras será nas seguintes localidades:

  • Brasília DF
  • Rio de Janeiro RJ

No entanto, de acordo com as necessidades, os servidores podem ser transferidos para outras localidades.

Concurso Telebras: veja exigências específicas dos cargos

  • CARGO 1: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ADVOGADO

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

  • CARGO 2: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Análise de  Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Redes, Informática, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, ou outro curso superior completo, em nível de graduação, concluído na área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro Profissional no Conselho de Classe, se for o caso
  • CARGO 3: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ANALISTA SUPERIOR – SUBATIVIDADE: ADMINISTRATIVO
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Economia, Engenharia, Estatística, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Psicologia, Pedagogia, ou áreas correlatas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro Profissional no Conselho de Classe, se for o caso
  • CARGO 4: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ANALISTA SUPERIOR – SUBATIVIDADE: AUDITORIA
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração, Contabilidade, Direito, Economia ou Engenharia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro Profissional no Conselho de Classe, se for o caso.
  • CARGO 5: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ANALISTA SUPERIOR – SUBATIVIDADE: COMERCIAL
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro Profissional no Conselho de Classe, quando for o caso.
  • CARGO 6: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ANALISTA SUPERIOR – SUBATIVIDADE:ESTATÍSTICA
  • REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC
  • CARGO 7: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ANALISTA SUPERIOR – SUBATIVIDADE: FINANÇAS
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Estatística ou Engenharia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro Profissional no Conselho de Classe, se for o caso.
  • CARGO 8: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ANALISTA SUPERIOR – SUBATIVIDADE: MARKETING
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Comunicação Social, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro Profissional no Conselho de Classe, se for o caso.
  • CARGO 9: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ANALISTA SUPERIOR – SUBATIVIDADE: PSICOLOGIA
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro profissional no Conselho Regional de Psicologia.
  • CARGO 10: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – CONTADOR
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Contabilidade, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro Profissional no Conselho Regional de Contabilidade.
  • CARGO 11: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ENGENHEIRO – SUBATIVIDADE: ENGENHEIRO AEROESPACIAL
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Aeroespacial, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no respectivo Conselho de Classe
  • CARGO 12: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ENGENHEIRO – SUBATIVIDADE: ENGENHEIRO CIVIL
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no respectivo Conselho de Classe.
  • CARGO 13: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ENGENHEIRO – SUBATIVIDADE: ENGENHEIRO DE REDES
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Redes de Comunicação ou Engenharia de Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro Profissional no Conselho de Classe
  • CARGO 14: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ENGENHEIRO – SUBATIVIDADE: ENGENHEIRO ELETRICISTA
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou Engenharia Mecatrônica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no respectivo Conselho de Classe.
  • CARGO 15: ESPECIALISTA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES – ENGENHEIRO – SUBATIVIDADE: ENGENHEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES
    REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Redes de Comunicação ou Engenharia de Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no respectivo Conselho de Classe.

Saiba como se inscrever

As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora,que será o Cebraspe.

No primeiro dia, o acesso será permitido a partir das  10 horas, enquanto no último será até às 18 horas.

A taxa é de R$ 130 e o pagamento poderá ser feito até o dia 6 de janeiro

Saiba como serão as provas

A aplicação das provas objetivas e discursiva do concurso Telebras está prevista para ocorrer no dia 8  de fevereiro, no período da tarde, com duração de 4h30.

A prova objetiva contará com 120 questões, da seguinte forma:

  • conhecimentos básicos - 50 questões
  • conhecimentos específicos - 70 questões

A prova dissertativa será composta de um texto de até 30 linhas, versando sobre conhecimentos específicos, valendo até 30 pontos.

Para a classificação final também serão considerados títulos, com limite de 20 pontos.    

Resumo do Concurso Telebras 2025

Vagas: 930
Taxa de inscrição: Até R$ 130,00
Cargos: Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Faixa de salário: Até R$ 11680,00
Organizadora: Cebraspe
Estados com Vagas: DFRJ


terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Concurso Sefaz RN: sancionada reestrutração da carreira e edital fica iminente.



Fernando Cezar Alves

 O edital do novo concurso Sefaz RN (Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte) está cada vez mais próximo de ser divulgado. Acontece que foi publicada, no diário oficial do estado desta terça-feira, 9 de dezembro, a lei complementar 799, que institui a lei orgânica da administração tributária do estado e dispõe sobre o estatuto dos auditores fiscais. A mudança já havia sido aprovada, em novembro, na Assembleia Legislativa, e o certame dependia apenas da sanção da governadora Fátima Bezerra, o que acaba de acontecer.

Com a mudança, o curso de formação deixará de ser a segunda etapa do concurso, passando a ocorrer após a posse, reduzindo os custos da seleção.

Ao todo, a Sefaz RN oferecerá 100 vagas para o cargo de auditor fiscal do tesouro estadual, que agora passa a se chamar auditor fiscal de receitas estaduais, sendo 50 para o preenchimento imediato e 50 para formar cadastro reserva de pessoal.

Para concorrer é exigida formação de nível superior.A remuneração é de R$ 32.069,09, considerando salário básico de R$ 13.283,64, adicional de produtividade de R$ 19.524,11 e adicional de periculosidade de R$ 3.985,09.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Concurso Seduc RO: definida banca organizadora para nova seleção.

 


Fernando Cezar Alves

Mais um passo para a realização do próximo concurso Seduc RO (Secretaria da Educação do Estado de Rondônia). Acontece que foi definido o nome da banca organizadora do certame. De acordo com documento publicado no diário oficial do estado, na última terça-feira, 2 de dezembro, a escolhida é o Instituto Ibade, pelo critério de dispensa de licitação. Com isso, o próximo passo é a assinatura do contrato, que deve ocorrer em breve. Somente então poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições. Vale lembrar que, em 11 de novembro, foi aprovado um crédito suplementar de R$ 3 milhões para  a realização do certame.

Embora a Seduc RO ainda não tenha antecipado cargos e vagas que serão oferecidos, documento divulgado anteriormente antecipa que as oportunidades serão para cargos não preenchidos na última seleção. Uma comissão organizadora neste sentido já havia sido formada em 2022, sem que o edital tenha sido efetivamente publicado.

A expectativa é de que sejam oferecidas oportunidades para professores e para o cargo de técnico de ensino público e educação básica

Concurso Seduc RO: veja publicação oficial

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO
PROCESSO N. 0029.034858/2025-6
ÓRGÃO: Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas - SEGEP

O Ordenador de Despesas da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – SEGEP/RO, CNPJ n. 07.824.639/0001- 30, Unidade Gestora 130006, em cumprimento ao disposto no art. 74, inciso III, alínea “c”, da Lei n. 14.133/2021, torna público a conclusão do procedimento de Contratação Direta via Dispensa de Licitação, a empresa Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE, inscrito no CNPJ sob o n. 23.985.753/0001-07, com endereço comercial à Rua Visconde e Itaboraí, 166, Sala 401, Centro, Niterói-RJ, visando à realização do Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação-SEDUC/RO, conforme Processo n. 0029.034858/2025-6.

O valor da contratação não é global, uma vez que o Instituto IBADE aplicará preços unitários por candidato inscrito pagante, conforme tabela escalonada apresentada em sua Proposta Técnica, cujos valores variam de acordo com a faixa de quantitativo final de inscritos:

Faixa Base (até 39.100 inscritos):
• Nível Médio: R$ 63,00
• Nível Superior: R$ 82,00
2ª Faixa (39.101 a 45.000 inscritos):
• Nível Médio: R$ 62,00
• Nível Superior: R$ 80,00
3ª Faixa (45.001 a 50.000 inscritos):
• Nível Médio: R$ 60,00
• Nível Superior: R$ 78,00

4ª Faixa (50.001 a 60.000 inscritos):

O valor total da contratação será calculado ao final do período de inscrições, utilizando-se exclusivamente a faixa correspondente ao quantitativo final de inscritos pagantes, aplicando-se o valor unitário de cada nível, sem cumulatividade entre faixas.

Assim, após identificado o total de inscritos pagantes, será utilizado exclusivamente o valor por candidato previsto na faixa em que esse quantitativo se enquadrar, sem caráter cumulativo entre faixas. Os valores unitários serão então multiplicados pela quantidade de candidatos pagantes de cada nível, resultando no valor final a ser pago ao IBADE.

Porto Velho-RO, 1 de dezembro de 2025.

Silvio Luiz Rodrigues da Silva
Superintende Estadual de Gestão de Pessoas

TERMO DE RATIFICAÇÃO DA DISPENSA DE LICITAÇÃO
Eu, Silvio Luiz Rodrigues da Silva, na qualidade Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – SEGEP/RO, no uso das atribuições legais, após análise do Processo Administrativo n. 0029.034858/2025-61, destinado à contratação de banca organizadora para o Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação SEDUC/RO, RATIFICO a Dispensa de Licitação, com fundamento no art. 75, inciso VIII, da Lei n. 14.133/2021, por encontrar-se devidamente caracterizada e instruída nos autos.

A contratação será realizada com o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE, o qual apresentou Proposta Técnica contendo tabela escalonada de preços unitários por candidato inscrito pagante, variando conforme o número final de inscritos, não havendo valor global fixado previamente, uma vez que o montante contratual dependerá exclusivamente da quantidade efetiva de inscritos deferidos pagantes.A Administração reconhece que os preços propostos se encontram compatíveis com os praticados no mercado e adequados para a prestação dos serviços técnicos especializados relacionados à execução de concurso público, conforme pareceres e justificativas constantes do processo.

Determino o prosseguimento para as fases seguintes, com a assinatura do instrumento contratual correspondente.

Porto Velho – RO, 1 de dezembro de 2025.
Silvio Luiz Rodrigues da Silva
Superintende Estadual de Gestão de Pessoas

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Concurso Câmara dos Deputados: banca pode ser anunciada já nos próximos dias.








 


Fernando Cezar Alves

A banca organizadora do próximo concurso Câmara dos Deputados já está em fase de definição e, de acordo com as últimas informações, pode ser anunciada  no decorrer dos próximos dias. O certame já conta com comissão organizadora formada desde 24 de outubro. O grupo trabalha no processo de escolha da empresa, bem como na elaboração do edital de abertura de inscrições. Após estes procedimentos e a assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção.

Embora a Câmara ainda não tenha antecipado detalhes sobre a oferta de vagas, já está certo que o certame contará com oportunidades para as seguintes carreiras:

  • técnico legislativo
  • analista legislativo

No caso de técnico, as opções serão para as seguintes áreas:

  • policial legislativo federal
  • assistente legislativo e administrativo

No caso de analista, as opções serão:

Concurso Câmara dos Deputados: saiba como foi a última seleção

O último concurso Câmara dos Deputados ocorreu em 2023, para o preenchimento de 749 vagas de analistas, sendo 140 para contratação imediata e 609 para formar cadastro reserva de pessoal. As oportunidades foram somente para cargos de nível superior e a banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).


quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Concurso da PM SP tem edital publicado para músicos com salário de quase R$ 10 mil.

 


Samuel Peressin

Foi divulgado nesta quarta-feira (26) o edital do novo concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para o Quadro de Oficiais Músicos. Estão em disputa cinco vagas com salário de R$ 9.832,41.

O ingresso na corporação ocorre no cargo de segundo-tenente. Podem participar candidatos de ambos os sexos com bacharelado em música e idade entre 17 e 35 anos (o limite etário não se aplica a quem já é membro da instituição).

As inscrições começam em 1º de dezembro deste ano, a partir das 10h, e se encerram em 12 de janeiro de 2026, às 23h59. Os interessados deverão realizar cadastro pelo site www.vunesp.com.br. A taxa custa R$ 250.

Etapas do concurso da PM SP para músicos

Marcadas para 22 de fevereiro, na capital, as provas objetiva e dissertativa abordarão conteúdos sobre língua portuguesa, raciocínio lógico e matemático, informática, administração pública e conhecimentos gerais em música.

Na sequência, em 16, 17, 23 e 24 de maio, os candidatos farão teste prático de habilidades técnicas, composto de execução instrumental e avaliação de partitura. Ainda sem datas definidas, as demais fases da seleção incluem:

  • exames de aptidão física;
  • exames de saúde;
  • exames psicológicos;
  • avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade;
  • análise de documentos.

O certame é organizado pela Fundação Vunesp. Em caso de dúvidas, a banca pode ser contatada por meio do telefone (11) 3874-6300. A central de atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.


quarta-feira, 26 de novembro de 2025

A PREFEITURA E A CÂMARA DE CRAÍBAS DIVULGAGAM CONCURSO PÚBLICO.

 


No estado de Alagoas, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Craíbas divulgaram a abertura de dois Concursos Públicos que visam contratar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

De acordo com o edital, as oportunidades são:

- Edital nº 01/2025:

  • Gari (6 Vagas)
  • Guarda Municipal (14 Vagas)
  • Auxiliar De Serviços Educacionais (30 Vagas)
  • Vigilante Escolar (5 Vagas)
  • Assistente Administrativo Educacional (10 Vagas)
  • Auxiliar De Sala (50 Vagas)
  • Intérprete De Libras (4 Vagas)
  • Recepcionista (3 Vagas)
  • Secretário Escolar (2 Vagas)
  • Assistente Social (1 Vaga)
  • Fonoaudiólogo (2 Vagas)
  • Psicólogo Infantil (2 Vagas)
  • Psicopedagogo (4 Vagas)
  • Professor 1º ao 5º (50 Vagas)
  • Professor De Arte (2 Vagas)
  • Professor De Educação Física (4 Vagas)
  • Professor De Educação Infantil (50 Vagas)
  • Professor De Geografia (2 Vagas)
  • Professor De História (2 Vagas)
  • Professor De Inglês (1 Vaga)
  • Professor De Língua Portuguesa (3 Vagas)
  • Professor De Matemática (4 Vagas)
  • Professor De Religião (2 Vagas)
  • Auxiliar De Serviços Gerais (3 Vagas)
  • Motorista De Ambulância (2 Vagas)
  • Agente De Portaria (1 Vaga)
  • Auxiliar De Farmácia (2 Vagas)
  • Apoiador Técnico (2 Vagas)
  • Educador Físico (2 Vagas)
  • Fisioterapeuta (2 Vagas)
  • Médico Angiologista / Vascular (1 Vaga)
  • Médico Cardiologista (1 Vaga)
  • Médico Pediatra (1 Vaga)
  • Médico Urologista (1 Vaga)
  • Neuropediatra (1 Vaga)
  • Odontopediatra (1 Vaga)
  • Otorrinolaringologista (1 Vaga)
  • Psicólogo (2 Vagas)
  • Terapeuta Ocupacional (2 Vagas)

- Edital nº 02/2025:

  • Auxiliar de Serviços Gerais (1 vaga)
  • Recepcionista (1 vaga)
  • Agente Administrativo (1 vaga)
  • Agente de Comunicação (1 vaga)
  • Técnico Legislativo (1 vaga)
  • Analista Legislativo (1 vaga)
  • Analista de Controle Interno (1 vaga)

Quando contratados, os profissionais atuarão em jornadas de 20 a 40 horas semanais, com remuneração no valor de R$ 1.518,00 a R$ 3.500,00.

Procedimentos para participar

Os interessados devem se inscrever no período de 30 de outubro de 2025 a 30 de novembro de 2025, de forma online, com taxa nos valores de R$ 86,00 a R$ 126,00.

Como critérios de classificação, os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova de títulos, teste de aptidão física, avaliação psicológica, análise de exames de saúde, investigação social e curso de formação profissional, dependendo dos cargos.

Os concursos públicos terão validade de um ano, contado da homologação do resultado definitivo, podendo ser prorrogados uma única vez por igual período, a critério da Câmara Municipal de Craíbas, responsável pela homologação.