Saiu o edital! A Polícia Militar do Estado da Paraíba divulgou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 23 de março, o aguardado edital de concurso público (Concurso PM PB 2018) para 1.000 vagas. De acordo com o documento, serão oferecidas 900 vagas para Soldado PM Combatentes e 100 vagas para Soldado do Corpo de Bombeiros. O IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação tem a responsabilidade do concurso.
De acordo com o edital, das 900 vagas de Soldado PM, 850 serão destinadas a candidatos do sexo masculino e 50 para o sexo feminino, enquanto das 100 vagas de Soldado do Corpo de Bombeiros, 90 serão para o sexo masculino e 10 para o sexo feminino.
Uma das novidades é que o candidato aprovado no certame já sairá do curso de formação com curso de formação com nível superior, graduado em tecnólogo em segurança pública. A expectativa é que o certame convoque 500 aprovados de forma imediata, ainda em 2018, garantiu o Governador. “Após a seleção, após o concurso público, eu devo dar posse aos 500 para fazer o curso, que tem duração um pouco superior a um ano, para que a pessoa esteja devidamente treinada e qualificada como policial. Os outros 500 devemos contratar no próximo mandato, dentro da previsão, dentro do limite da lei de responsabilidade fiscal”, disse o governador.
Sobre o cargo de Soldado do Concurso PM e Bombeiros PB 2018
Requisitos: Ser brasileiro nato ou naturalizado; Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.; Não ter antecedentes criminais ou policiais; Achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos; Ter idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo de militar estadual pretendido; Ter concluído o ensino médio ou equivalente; Ter sido aprovado no Exame Intelectual, considerado indicado no Exame Psicológico, apto nos Exames de Saúde e de Aptidão Física, e indicado na Avaliação Social, e estar classificado dentre as vagas previstas neste Edital; Ter altura mínima de 1,65 m (um metro e sessenta e cinco centímetros), se do sexo masculino, e de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros), se do sexo feminino; Completar, no ano da matrícula no curso, no mínimo 18 (dezoito) anos de idade e no máximo 32 (trinta e dois) anos de idade; Preencher as demais exigências constantes neste Edital e suas normas complementares.
Remuneração: Durante o Curso de Formação de Soldados: Bolsa equivalente a um salário mínimo vigente, acrescida de auxílio alimentação; Após conclusão com aproveitamento do Curso de Formação de Soldados: R$ 3.202,60 (Podendo ainda receber adicional por Plantão Extra Remunerado até o valor de R$ 1.319,76), além de gratificações específicas decorrentes do exercício de suas funções.
Jornada de Trabalho: Regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Regime Jurídico: Estatutário – Lei N.º 3.909/77.
Atribuições do Soldado da Polícia Militar: A atividade militar consiste na dedicação integral, a qual está restrita a obrigação do militar estadual, independente de quadro, qualificação, especialização, atividade técnica, sexo ou nível hierárquico, ao cumprimento da jornada de trabalho, que compreende serviços de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, instruções, ações e operações, exercícios de adestramento, revistas, formaturas, paradas, diligências, patrulhamento, expediente, serviços de escalas ordinárias, extraordinárias e especiais e outros encargos estabelecidos pelo respectivo chefe ou comandante, por períodos e turnos variáveis e subordinados apenas aos interesses do dever ou da missão militar, bem como desempenhar outras atividades de interesse institucional da Polícia Militar do Estado da Paraíba no âmbito de todo o seu território.
Atribuições do Soldado Bombeiros: Promover a Segurança Pública e a Defesa Social através de ações e operações de Bombeiro Militar, e ainda, integrar guarnições e operações de salvamento e combate a incêndios, executar ações de Defesa Civil, auxiliar na realização de vistorias técnicas em edifi cações visando à prevenção contra incêndio e pânico, executar ações e operações de Bombeiro Militar, participar do desenvolvimento de estudos e pesquisas voltadas para a segurança de pessoas e bens, atuar em Socorro de Resgate e atendimento Pré-Hospitalar, pôr em prática o lema da Corporação: Vida Alheia e Riquezas Salvar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário