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sábado, 14 de maio de 2022

Processo Seletivo Prefeitura Luís Eduardo Magalhães inscreve para 531 vagas.

 


 Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Prefeitura Luís Eduardo Magalhães, município do Estado da Bahia, destinado a preencer 531 vagas de níveis fundamental (completo e incompleto), médio, técnico e superior. Há oportunidades em diversas áreas do conhecimento e não haverá prova objetiva, pois a seleção é do tipo simplificada.

Os cargos que concentram o maior número de vagas são os de Agente Administrativo (160); Auxiliar de Serviços Gerais (150); Auxiliar de Manutenção e Conservação (80); Oficineiro - Facilitador de Oficina, em diversas especiaidades (36); Analista de Processo (19); Motorista de carro leve ou pesado (22); Auxiliar de Saúde Bucal (16); e Técnico em Enfermagem (16).

Os interessados também podem concorrer aos postos de Agente Financeiro (3); Auxiliar Veterinário (3); Enfermeiro Geral (2); Enfermeiro Obstetra (5); Enfermeiro/ PSF/ Caps/ Policlínica/ Vigilância/ CTA/ Lacen/ Convênios (2); Maqueiro (2); Técnico em Laboratório (1); Técnico em Segurança do Trabalho (1); Fisioterapeuta (1); Psicólogo (1); Odontólogo - ESF (1); Nutricionista (1); Técnico em Imobilização (1); Orientador Social (6); Professor de Música (1) e Regente de Orquestra (1).

Os aprovados no Processo Seletivo Prefeitura Luís Eduardo Magalhães vão receber vencimentos básicos iniciais de R$ 1.212,00 (salário mínimo atual) a R$ 3.000,00. A jornada de trabalho a ser cumprida será de até 40 horas por semana, sendo o contrato feito pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

+Concurso Ibama: processo seletivo oferece 359 vagas em nove estados

Inscrição e etapas do concurso público

As inscrições começaram nesta quarta-feira, 27 de abril, e serão recebidas até as 17h do dia 29 de abril. A candidatura deve ser feita de forma presencial na rua Valdemar Klein, 129, no Loteamento Jardim Imperial (antiga Unopar). A seleção será realizada mediante análise curricular e avaliação de títulos a partir da documentação entregue, em envelope A4, no ato da inscrição. Veja os documentos exigidos:

  • RG ou outro documento oficial com foto;
  • CPF;
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio e/ou Diploma do Curso Superior expedido por instituição devidamente reconhecida pelo MEC ou comprovante de escolaridade exigido na área para a qual se inscreveu;
  • Comprovante de tempo de serviço para área pretendida (carteira de trabalho, contrato de trabalho ou certidão de tempo de serviço;
  • Cursos de Aperfeiçoamento quando houver; e
  • Instrumento procuratório específico com firma reconhecida em cartório, se candidato inscrito por meio de procurador, bem como cópia simples do documento de identidade deste último.

Serão valorados os seguintes títulos no Processo Seletivo Prefeitura Luís Eduardo Magalhães: mestrado; curso de pós-graduação; curso de aperfeiçoamento na área, com carga horária de 120 a 360 horas, na modalidade presencial; e tempo de serviço público ou privado na função pretendida.

O resultado preliminar será publicado em 13 de maio nos sites www.imap.org.br e www.luiseduardomagalhaes.ba.gov.br. Os recursos poderão ser interpostos nos dias 17 e 18 de maio e o resultado final será divulgado a partir de 20 de maio.

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Foi publicado nesta sexta-feira (13) o edital do concurso da PC AL (Polícia Civil de Alagoas) com 80 vagas para delegado, assim distribuídas:

 


Concurso da PC AL: edital para delegado é publicado; salário de R$ 20,6 mil.

 


 Foi publicado nesta sexta-feira (13) o edital do concurso da PC AL (Polícia Civil de Alagoas) com 80 vagas para delegado, assim distribuídas:

    •  40 para contratação imediata;
    •  40 para cadastro reserva.

Opção para profissionais com curso superior em direito, a carreira oferece salário inicial de R$ 20.665,50. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Passo a passo para se inscrever

As inscrições para o concurso da PC AL vão das 10h de 20 de maio até as 18h de 24 de junho, devendo ser efetuadas pelo site www.cebraspe.org.br. A taxa de participação custa R$ 400.

O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). A banca pode ser contatada por dois canais de comunicação:

  • telefone (61) 3448-0100;
  • e-mail sac@cebraspe.org.br.

Concurso da PC AL: como serão as provas?

As avaliações objetiva e discursiva estão agendadas para 14 de agosto, com aplicação em Maceió, nos turnos matutino e vespertivo, respectivamente. As demais etapas do certame incluem:

  • teste de aptidão física;
  • exames laboratoriais e médicos;
  • avaliação psicológica;
  • investigação social;
  • análise de títulos;
  • curso de formação profissional.

O conteúdo programático para as provas da primeira fase engloba: língua portuguesa, informática, legislação, medicina legal e conhecimentos em direito (penal, processual penal, constitucional, administrativo e civil).

A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Polícia Civil de Alagoas, conforme estabelece o edital.

Resumo do Concurso PC AL 2022 — Delegado

Vagas: 40
Taxa de inscrição: De R$ 400,00
Cargos: Delegado
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 20665,50
Organizadora: Cebraspe
Estados com Vagas: AL

Concurso CPTM SP: governador autoriza novo edital para médico do trabalho.



 Um novo concurso CPTM SP (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para o cargo de médico do trabalho acaba de ser autorizado pelo governador Rodrigo Garcia, conforme documento publicado no diário oficial do estado desta quinta-feira, 12 de maio. A oferta de vagas não foi definida, uma vez que o aval determina que o preenchimento deverá obedecer "o limite da necessidade mínima para atender às necessidades vigentes, observadas as disponibilidades orçamentárias". Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior na área, registro no Conselho Regional e curso de especialização em medicina do trabalho. A remuneração inicial ainda deve ser confirmada. Novas informações devem ser anunciadas em breve.

Uma vez autorizado o certame, o próximo passo é a definição da banca organizadora. Somente após a assinatur do contrato com a empresa poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

As atribuições do cargo são as seguintes:

  •  Administrar e priorizar atendimentos, quando necessário;
  •  Prestar revisões médicas periódicas e de retorno ao trabalho;
  •  Executar exames pré-admissionais, demissionais e assistência médica aos empregados acidentados quando necessário;
  •  Propor programas de educação sanitária, profilaxia de doenças do trabalho e medidas profiláticas aos empregados;
  •  Efetuar estudos de perfil de saúde com vistas à realocação do empregado;
  •  Analisar e efetuar o reaproveitamento funcional de empregados impedidos de exercer a sua função por motivos médicos e/ou psicológicos;
  •  Participar de atividades da CIPA, quando solicitado;
  •  Analisar e efetuar laudos médicos, para atestar condições de locais insalubres e propor soluções para minimizá-los.
  •  Executar outras atividades/tarefas, inerentes a sua área de atuação, e/ou sua carreira de acesso, sempre que solicitado ou necessário.

Vale ressaltar que, além do concurso para médico do trabalho, a CPTM também conta com um concurso em fase de escolha da banca organizadora, para preenchimento de vagas em diversos cargos.

terça-feira, 10 de maio de 2022

Concurso Receita Federal: processo sofre cinco avanços .



  Após voltar a tramitar, internamente, no Ministério da Economia, na última sexta-feira, 6 de maio, o processo do novo concurso Receita Federal (Receita Federal) sofreu nada menos do que mais cinco avanços internos nesta segunda-feira, 9 de maio. No momento, o processo está em análise no gabinete da Coordenação Geral de Assuntos de Legislação de Pessoal da Economia.

No último dia 28 de abril, foi aprovado, no Congresso Nacional, o projeto de lei do Congresso Nacional 1/2022 (PLN 1/2022), que prevê um crédito suplementar ao orçamento fiscal da União, em favor de diversos órgãos do Executivo, estados, Distrito Federal e municípios, considerada essencial para viabilizar diversos concursos federais, como o do INSS e da Receita Federal. O documento agora aguarda apenas sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O pedido de autorização do concurso da Receita prevê o preenchimento de 669 vagas, sendo 230 para o cargo de auditor fiscal e 469 para analista tributário.

Para as duas carreiras é necessário possuir formação de nível superior. No caso de analista, o inicial é de R$ 12.142,39, enquanto a carreira de auditor conta com inicial de R$ 21.487,09.

 Resumo do Concurso Receita Federal

Vagas: 669
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: AnalistaAuditor
Áreas de Atuação: Judiciária / JurídicaFiscalTributária
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 12142,00 Até R$ 21487,00
Estados com Vagas: ACALAMAPBACEDFESGOMAMGMSMTPAPBPEPIPRRJRNRORRRSSCSESPTO

Concurso PM BA: governador anuncia nova seleção para 2.000 soldados.

 


 O novo concurso PM BA (Polícia Militar do Estado da Bahia) foi anunciado, na última segunda-feira, 9 de maio, pelo governador Rui Costa, por meio de publicação em suas redes sociais. Ao todo serão oferecidas 2.000 vagas de soldado, com publicação do edital ainda este ano. Com o anúncio da seleção, o próximo passo é a publicação da portaria autorizativa no diário oficial, que deve ocorrer em breve. Para concorrer ao cargo de soldado é necessário possuir ensino médio, com inicila de R$ 3.410,18.

Além da escolaridade, os interessados devem possuir idade de 18 a 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e carteira de habilitação a partir da categoria "B".   

O anúnico da nova seleção ocorreu durante evento de formatura de 97 novos profissionais. Além disso, mais 1.600 deverão assumir, aprovados na última seleção, completando um total de novos 2.700 profissionais

segunda-feira, 9 de maio de 2022

CONCURSO INSS 2022 !!!


 

Concurso DAE Jundiaí SP: inscrições abertas e inicial acima de R$ 5,5 mil.



 Estão abertas as inscrições para o concurso DAE Jundiaí, empresa de Água e Esgoto que atua no setor de saneamento básico da cidade, distante cerca de 60 KM da capital de São Paulo. O certame visa preencher quatro vagas imediatas e efetivas no cargo de Operador de ETA. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) é o responsável pela execução do processo seletivo.

Pode se candidatar ao posto o profissional com ensino médio completo e curso Técnico em Saneamento ou Técnico em Química. É exigido, ainda, registro ativo no Conselho Regional de Química (CRQ). A remuneração inicial para os aprovados é de R$ 4.311,04, auxílio transporte de R$ 400,00 e auxílio alimentação de R$ 830,00, com regime celetista. Já a jornada de trabalho a ser cumprida será em escala 4x2, em turnos ininterruptos fixos de seis horas.

Entre as atribuições do Operador de ETA estão:

  • Operar as instalações da estação de tratamento de água, usando produtos químicos, monitorando por meio de análises físico-químicas para torná-la potável;
  • Regular a vazão de tratamento conforme necessidade, sendo responsável pelo liga e desliga das bombas do recalque;
  • Controlar o tratamento da água, adicionando-lhe quantidades determinadas de produtos químicos, operadas por bombas dosadoras, por meio do sistema manual ou automático;
  • Coletar e efetuar análises físico-químicas das amostras de água em diversos pontos do processo (bruta, floculada, decantada e tratada);
  • Controlar o acionamento das válvulas, comportas e agitadores responsáveis pela entrada e saída da água no sistema;
  • Inspecionar, controlar, calibrar e limpar os equipamentos de bancada e processo;
    Operar a lavagem dos filtros, por meio de um contrafluxo de água, que ocorre com a abertura das comportas, acionada pelo painel eletrônico, para evitar o entupimento dos filtros; e
  • Efetuar toda limpeza das vidrarias utilizadas nas análises físico-químicas.

Concurso DAE Jundiaí: inscrição e etapas

As inscrições para o  devem ser feitas, exclusivamente via internet, até o dia 2 de junho de 2022 pelo site do IBAM. A taxa de participação custa R$ 83,00 e deve ser paga até o dia 3 de junho, respeitado o expediente bancário. Eventuais dúvidas podem ser sanadas por meio do telefone (11) 4589-1300 ou pelo e-mail atendimento@ibamsp.org.br.

O processos seletivo será realizado em etapa única: prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de língua portuguesa (10), matemática (10) e conhecimnetos específicos (20). O exame está agendado para a data provável de 3 de julho de 2022, então os candidatos têm menos de dois meses para se preparar.

A validade do concurso DAE Jundiaí será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final. Porém, esse prazo pode ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da DAE Jundiaí.

domingo, 8 de maio de 2022

Concurso PGE RN: formada comissão para novo edital de assessor jurídico.

 


 Um novo concurso PGE RN (Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte) para o cargo de assessor jurídico estadual deve ser realizado em breve. O primeiro passo ocorreu neste sábado, 7 de maio, com a publicação, no diário oficial, dos nomes dos membros da comissão organizadora do certame. O grupo ficará responsável pelos estudos técnicos para a definição da oferta de vagas. Para concorrer é necessário possuir formação superior em direito. A remuneração inicial ainda deve ser confirmada. Novas informações devem ser anunciadas em breve.

Uma vez formada a comissão organizadora, os próximos passos são definir a oferta e iniciar o processo de elaboração do edital de abertura de inscrições. Posteriormente deverá ser confirmado o nome da empresa responsável pela aplicação das provas. Somente após a assinatura do contrato com a escolhida poderá ser determinada a data de início da seleção.

Concurso PGE RN: veja publicação oficial

Procuradoria Geral do Estado
PORTARIA Nº 194/2022-PGE, DE 6 DE MAIO DE 2022.
Institui a Comissão Especial de Estudos Técnicos para realização de Concurso Público para a carreira de Assessor Jurídico Estadual e dá outras providências.

O PROCURADOR-GERAL DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 11, XV, da Lei Complementar Estadual  nº 240, de 27 de junho de 2002 (Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado),
Considerando a necessidade de dar cumprimento à sentença da Ação Civil Pública nº 0806446-08.2014.8.20.0001 (Cumprimento de Sentença nº 0828863-98.2021.8.20.5001), em tramitação na 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal/RN,
RESOLVE:
Art. 1º Instituir a Comissão Especial de Estudos Técnicos para realização de Concurso Público para a carreira de Assessor Jurídico Estadual com objetivo de analisar os impactos financeiro-orçamentários e a quantidade de vagas existentes de Assessor
Jurídico de 3ª Classe.
Art. 2º A Comissão Especial de Estudos Técnicos para realização de Concurso Público para a carreira de Assessor Jurídico Estadual terá a seguinte composição:
I - da Procuradoria-Geral do Estado (PGE):
a) MATHEUS FIGUEIREDO DE MENDONÇA, matrícula nº 220.542-4;
b) IGUARACIRA DE ANDRADE FIDELIS MAIA, matrícula nº 224.832-8;
c) RICARDO DE SOUZA LIMA, matrícula nº 204.530-1;
II - da Associação dos Assessores Jurídicos do Estado do Rio Grande do Norte (ASSEJURIS):
a) MANOEL DIGÉZIO DA COSTA;
b) MARIA EDNA MENDES DE FREITAS DIÓGENES;
c) NEREU BASTISTA LINHARES.
§ 1º Cabe ao Coordenador de Articulação e Controle da Assessoria Jurídica Estadual a responsabilidade de exercer a coordenação, organização e estruturação das atividades da Comissão Especial.
§ 2º Além dos membros citados acima, outros servidores e colaboradores poderão ser convidados a participar nos momentos em que a equipe julgar necessários e/ou indicar membros que possam atuar como colaboradores do processo.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Gabinete do Procurador-Geral do Estado, em Natal/RN, 6 de maio de 2022.
LUIZ ANTÔNIO MARINHO DA SILVA
Procurador-Geral do Estado
PORTARIA Nº 196/2022-PGE, DE 6 DE MAIO DE 2022

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Concurso INSS: em reunião, Ministério da Economia sinaliza aval para o novo certame.



 O concurso INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) pode estar muito próximo de ser finalmente autorizado. Em reunião realizada na última quinta-feira, 5 de maio, representantes do Ministério da Economia e do Ministério do Trabalho e Previdência sinalizaram positivamente ao certame, junto a representantes do movimento de greve da categoria. "Segundo o que foi passado para nós, vai sair um concurso público e há vagas para reabilitação funcional", disse a representante do Paraná do Comando Nacional de Greve, Tatiane Martins.

O INSS aguarda aval da Economia para o preenchimento de 7.830 vagas, para técnicos e analistas.

A distribuição de vagas por cargos é a seguinte:

  • técnico do seguro social - 6084 vagas
  • analista do seguro social - 1.746

Para concorrer ao posto de técnico é necessário possuir ensino médio completo. Porém, existe a possibilidade de mudança na escolaridade da carreira, com necessidade de nível superior para ingresso. Para que isto se concretize, no entanto, ainda é necessário o envio de projeto de lei ao Congresso Nacional. O salário inicial é de R$ 5.447,78, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458 No caso de técnico, a distribuição das vagas por área de atuação solicitada é a seguinte:

  • análise de reconhecimento de direito RGPS - 2.938
  • combate à fraude - 734
  • serviço de apoio ao reconhecimento de direito - 216
  • serviço de atendimento a demandas judiciais - 40
  • serviço de cobrança administrativa - 34
  • análise de reconhecimento de direito RPPS - 46
  • recomposição do quadro de aposentados até 2023 - 1.996
  • área meio - 80

Para o cargo de analista, a exigência é de formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras). A remuneração inicial é de R$ 8.357,07 por mês, contado com o auxílio.

Neste caso, a distribuição de vagas por áreas solicitada é a seguinte:

  • serviço social - 463
  • reabilitação profissional - 702
  • recomposição do quadro de aposentados até 2023 - 406
  • área meio - 175

O pedido também conta com um cronograma preliminar das atividades para acelerar o certame, que incluem, após o aval, 3 dias para definição das vagas, 8 para elaboração do projeto básico, 1 dia para envio do projeto básico às organizadoras, cinco dias para recebimento das propostas, um dia para escolha da banca, dez para assinatura do contrato e cinco para a elaboração do edital

A aplicação das provas está prevista para ocorrer quatro meses após a divulgação do edital

Vale ressaltar que no dia 28 de abril foi aprovado no Congresso Nacional, o projeto de lei do Congresso Nacional 1/2022 (PLN 1/2022), que prevê um crédito suplementar de R$ 2,6 bilhões ao orçamento fiscal da União, em favor de diversos órgãos do Executivo, estados, Distrito Federal e municípios. A aprovação destes recursos era considerada essencial para viabilizar concursos federais em pauta, incluindo o do INSS.

Além disso, em 31 de março, o novo ministro do trabalho e previdência, José Carlos Oliveira, ao tomar posse, reforçou que está otimista de que o Ministério da Economia autorizará a seleção ainda este ano.

Mais de 2 milhões de eleitores de 16 a 18 anos tiraram título este ano, 47% a mais que em 2018, diz TSE.

 


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, número de jovens se registrando para votar é 47,2% maior do que o do mesmo período em 2018. Artistas e outras celebridades fizeram campanhas para que brasileiros entre 16 e 18 anos tirassem seu título de eleitor. Ainda de acordo com o TSE, 2022 também teve recorde de atendimentos no sistema da corte: 1,3 milhão no último dia. O prazo para registro, atualização ou transferência do título de eleitor acabou no dia 4 de maio.

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Concurso PRF: nova solicitação é enviada para o preenchimento de 5 mil vagas.

 


 Ótima notícia para quem pretende participar do novo concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal). Acontece que um novo pedido de autorização foi encaminhado pelo diretor geral da corporação, Silvanei Vasques, ao ministro da Justiça, André Torres, para o preenchimento de 5.000 vagas de policiais rodoviários no próximo ano. Para concorrer ao cargo é exigida formação de nível superior em qualquer área, além de carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração inicial de R$ 10.357,88 – já considerando o auxílio alimentação de R$ 458.

Vale ressaltar que, na última terça-feira, 3 de maio, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a convocação de 625 remanescentes da última seleção, realizada em 2021. 

De acordo com o pedido, a necessidade de contratação de mais 5.000 servidores se deve a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) de manter um quadro de 18.172 servidores no quadro. Atualmente, o total é de 12.359.

O órgão também conta com uma projeção de 2.184 aposentadorias nos próximos cinco anos, sendo 1.054 em 2022, 119 em 2023, 298 para 2024, 306 para 2025 e 407 para 2026.

Além disso, segundo o diretor da PRF, o órgão passa por um processo de reestruturação, com necessidade de ampliação do quadro de servidores.

A intenção é nomear os aprovados por meio de quatro turmas de 1.250 policiais, da seguinte forma:

  • 1 turma - julho de 2023
  • 2 turma - dezembro de 2023
  • 3 turma - junho de 2024
  • 4 turma - novembro de 2024 
Vagas: 5000
Taxa de inscrição: Não definido
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 10357,00
Estados com Vagas: ACALAMAPBACEDFESGOMAMGMSMTPAPBPEPIPRRJRNRORRRSSCSESPTO

Bolsonaro veta Lei Aldir Blanc, que repassaria R$ 3 bi anuais à Cultura.

 


 O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente a nova lei Aldir Blanc, que criaria uma política nacional de fomento permanente à cultura, com a previsão de repasse anual de R$ 3 bilhões da União para estados e municípios. O veto presidencial foi publicado hoje no Diário Oficial da União. Bolsonaro alega que o projeto é "inconstitucional e contraria ao interesse público". A Controladoria-Geral da União, o Ministério do Turismo e o Ministério da Economia também manifestaram-se pelo veto da lei Aldir Blanc. PUBLICIDADE O Senado aprovou o texto em 23 de março por 74 votos a favor e nenhum contrário, com uma abstenção. Em março, o Congresso Nacional também aprovou a lei Paulo Gustavo, que previa repasses de R$ 3,87 bilhões neste ano a estados e municípios para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural. Bolsonaro vetou a legislação e disse que usaria o dinheiro no agronegócio. Mas o Congresso ainda pode derrubar o veto presidencial, a apreciação acontece hoje .

O que diz o texto da lei Aldir Blanc A nova lei Aldir Blanc, de autoria da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), prevê a criação de uma política permanente de fomento à cultura. Os repasses de R$ 3 bilhões anuais se darão por um período de cinco anos, começando em 2023. Do total desses recursos, 80% será destinado para ações de apoio ao setor cultural, como editais para eventos, prêmios, compras de bens e serviços, cursos, produções audiovisuais e atividades que possam ser transmitidas, entre outras ações. Também serão destinados para o pagamento de subsídios para manutenção de espaços artísticos e de ambientes culturais que desenvolvam atividades regulares nas comunidades.

Com informações da Agência Brasil... - Veja mais em https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/05/05/bolsonaro-veta-lei-aldir-blanc-que-repassaria-r-3-bi-anuais-a-cultura.htm?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=politica&cmpid=copiaecola

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Pacheco destaca importância do STF para o Estado de Direito e condena at...

ANA LUIZA MADRUGA EM TREINO FIRME PARA O BLACK BLUE DE JIU JITSU.

Concurso TRT 13: formada comissão para novo certame.

 


 Um novo concurso TRT 13 (Tribunal Regional do Trabalho da 13 Região), na Paraíba, deve ser realizado em breve. O primeiro passo ocorreu na última segunda-feira, 2 de maio, com a publicação dos nomes dos membros da comissão organizadora no diário da justiça eletrônico do órgão. Cargos e vagas que serão contemplados na seleção ainda deverão ser anunciados, o que deve ocorrer nas próximas semanas. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

Uma vez formada a comissão, os próximos passos são elaborar o edital e definir o nome da banca organizadora, responsável pela aplicação das provas. Somente após este procedimento poderá ser confirmada alguma previsão de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.

A comissão organizadora é formada pelos seguintes membros:

  • Lúcio Flávio Nunes da Silva – presidente
  • Tibério Adonys de Almeida Fialho
  • Karla Fonseca Maranhã

Vale ressaltar que o órgão conta com um total de 199 vagas em aberto, sendo 161 para técnicos, com exigência de ensino médio; e 31 para analistas, com necessidade de nível superior.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Prefeito da cidade de Salvador - BA, anuncia que em breve terá concurso público.

 


Concurso INSS: Congresso aprova PLN que pode viabilizar novo edital.

 


 Um passo importante para a realização do aguardado novo concurso INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) ocorreu na última quinta-feira, 28 de abril. Acontece que foi aprovado, no Congresso Nacional, o projeto de lei do Congresso Nacional 1/2022 (PLN 1/2022), que prevê um crédito suplementar de R$ 2,6 bilhões ao orçamento fiscal da União, em favor de diversos órgãos do Executivo, estados, Distrito Federal e municípios. A aprovação destes recursos era considerada essencial para viabilizar concursos federais em pauta, incluindo o do INSS. O texto segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Novas informações devem ser confirmadas em breve.  

A versão final é um substitutivo do relator pela Comissão Mista de Orçamento, senador Carlos Fávaro (PSD-MT), que apenas aceitou emenda para retirar trechos que mudavam a LDO 2022 por contrariar as regras de tramitação de temas orçamentários.

De acordo com o governo, quando da aprovação do orçamento 2022 houve uma redução de R$ 3,18 bilhões para gastos com pessoal ativo e inativo, civil e militar. Do total agora liberado, R$ 1,7 bilhão são para recomposição de pessoal, o que pode viabilizar a realização do certame.

Concurso INSS: saiba mais sobre a seleção

O novo concurso INSS segue em fase de análise e aguarda o aval do Ministério da Economia para o preenchimento de 7.830 vagas.

A solicitação é para que o preenchimento das oportunidades seja considerado no orçamento de 2023. Porém, isto não impede que a autorização ocorra ainda este ano, desde que as nomeações fiquem para o próximo ano.  

Em 31 de março, o novo ministro do trabalho e previdência, José Carlos Oliveira, ao tomar posse,  reforçou que está otimista de que o Ministério da Economia autorizará a seleção ainda este ano.

A distribuição de vagas por cargos é a seguinte:

  • técnico do seguro social - 6084 vagas
  • analista do seguro social - 1.746

Para concorrer ao posto de técnico é necessário possuir ensino médio completo. Porém, existe a possibilidade de mudança na escolaridade da carreira, com necessidade de nível superior para ingresso. Para que isto se concretize, no entanto, ainda é necessário o envio de projeto de lei ao Congresso Nacional. O salário inicial é de R$ 5.447,78, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458

No caso de técnico, a distribuição das vagas por área de atuação solicitada é a seguinte:

  • análise de reconhecimento de direito RGPS - 2.938
  • combate à fraude - 734
  • serviço de apoio ao reconhecimento de direito - 216
  • serviço de atendimento a demandas judiciais - 40
  • serviço de cobrança administrativa - 34
  • análise de reconhecimento de direito RPPS - 46
  • recomposição do quadro de aposentados até 2023 - 1.996
  • área meio - 80

Para o cargo de analista, a exigência é de formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras). A remuneração inicial é de R$ 8.357,07 por mês, contado com o auxílio..

Neste caso, a distribuição de vagas por áreas solicitada é a seguinte:

  • serviço social - 463
  • reabilitação profissional - 702
  • recomposição do quadro de aposentados até 2023 - 406
  • área meio - 175

O pedido também conta com um cronograma preliminar das atividades para acelerar o certame, que incluem, após o aval, 3 dias para definição das vagas, 8 para elaboração do projeto básico, 1 dia para envio do projeto básico às organizadoras, cinco dias para recebimento das propostas, um dia para escolha da banca, dez para assinatura do contrato e cinco para a elaboração do edital.

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: saiba como foi a última seleção

Como já havia sido divulgado, o último concurso INSS ocorreu em 2015, com uma oferta de 950 vagas, sendo 800 para técnico e 150 para analista - serviço social. A banca foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, perdeu apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.