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quarta-feira, 9 de abril de 2014

Polícia Rodoviária Federal abre mais de 200 vagas para Agente Administrativo !

Terça-feira, 8 de abril de 2014
Polícia Rodoviária Federal abre mais de 200 vagas para Agente Administrativo
Com responsabilidade técnico-administrativa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), foi anunciada nesta terça-feira, 8 de abril de 2014, a abertura do concurso público 001/2014 para a Polícia Rodoviária Federal (PRF). São 216 vagas para Agente Administrativo, classe A, padrão I, no Plano Especial de Cargos, em nível intermediário.
Podem participar do certame profissionais com formação completa em nível médio, que disponham de 40h semanais para dedicar-se às atividades da função, tais como o apoio técnico administrativo à área finalística da instituição. Do total de oportunidades disponibilizadas, 5% será para pessoas com deficiência.
A remuneração é de R$ 2.043,17 e será acrescida de retribuição variável de R$ 1.521,60 a R$ 1.902,00, conforme a avaliação de desempenho do servidor.
Todos os contratos serão firmados em regime estatutário e os profissionais serão designados para as Unidades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Sergipe, Rondônia/ Acre, Tocantins, Amapá, Amazonas, Roraima e Sede/ Distrito Federal.
Para fazer parte do concurso o candidato deve preencher formulário disponível emwww.funcab.org de 9 a 30 de abril de 2014, com taxa de R$ 60,00.
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva na data provável de 25 de maio de 2014, composta por 60 questões, de acordo com o indicado em anexos do certame. Além disso, os candidatos serão submetidos à investigação social, de caráter eliminatório.
O concurso é válido por dois anos e pode ser prorrogado. Para mais informações consulte o edital em nosso site, logo abaixo.

RECONHECIMENTO DE UM ALUNO BRILHANTE !


 saudades mestre!!!!!

De:
yarloasp@hotmail.com 



Data:

09/04/2014 
ola!!! professor... venho agradecer, por sua  colaboração, para o grande feito q é ser servidor publico!!! obrigado!!! do seu  aluno.  
Agente penitenciario : yarlo

terça-feira, 8 de abril de 2014

Polícia Militar da Paraíba (PM-PB) - Definida organizadora para soldado. Edital em abril

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi a empresa escolhida pela Polícia Militar da Paraíba (PM-PB) para organizar as provas intelectuais do concurso. O edital será lançado no início do próximo mês. A seleção irá oferecer 600 vagas de nível médio, para o cargo de soldado, sendo que 10% são reservadas para mulheres. A remuneração será de R$2.500 e as vagas vão ser distribuídas entre as cidades de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.


O presidente da comissão coordenadora do concurso, Marcos Alexandre Sobreira, informou que o critério de escolha foi feito com base na capacitação técnica para atender a demanda do concurso. “Foram observados minuciosamente vários requisitos entre as empresas concorrentes no que se refere à capacitação para atender a demanda deste concurso, que deve receber mais de 50 mil inscrições, para assim podermos selecionar melhor os candidatos interessados em fazer parte da Polícia Militar da Paraíba”, lembrou.



Com a escolha da banca responsável pela primeira etapa do certame, o edital deverá ficar pronto nas próximas duas semanas. O concurso da PM é composto por cinco etapas: exame intelectual; exame de saúde; exame de aptidão física; exame psicológico; e avaliação social, sendo a primeira de caráter classificatório e eliminatório e as demais somente eliminatórias.

Concurso da Guarda Municipal do Recife para 1.355 vagas já tem organizadora

Após três meses de promessas, finalmente saiu a informação sobre a organizadora do concurso que preencherá 1.355 vagas no cargo de agente de segurança municipal - classe 1, da Guarda Municipal do Recife (GMR). Por meio de dispensa de licitação, a Secretaria de Segurança do Recife escolheu o Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad) para planejar, organizar e executar a seleção.

Diante dessa novidade, agora espera-se que o edital seja publicado em breve, já que o concurso é tido como uma das prioridades do governo Geraldo Julio (PSB-PE). Em entrevista concedida à imprensa no ano passado, o prefeito explicou que a seleção é parte integrante do “Pacto pela Vida do Recife”, o plano municipal de segurança e prevenção da violência. Com o reforço no efetivo, a tendência é que as escolas, parques, grandes praças e Mercados Públicos da capital pernambucana estejam mais vigiadas.

Os salários dos agentes vão de R$1.082,82 (nível 1) até R$2.118,04 (último classe de inspetor). No entanto, os vencimentos incluem outros benefícios. Além disso, as gratificações da GMR são unificadas, ou seja, não há outras diferenças ou subjetividades na avaliação dos bônus – todos recebem o mesmo valor.

No concurso de 2011, além do nível médio, foi preciso, no mínimo, 18 anos, mais Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “B”, para concorrer. A prova objetiva teve 50 questões de Língua Portuguesa, Noções Básicas de Direito e em Informática, Conhecimentos Gerais em História e Geografia do Recife, além de Raciocínio Lógico. Posteriormente, os aprovados foram submetidos a exames de saúde e psicológico, teste de aptidão física, curso de formação e investigação social. Leia abaixo o extrato de dispensa de licitação.

SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DO RECIFE

Extrato de Dispensa
Espécie: processo de dispensa de licitação
Base Legal:art. 24, inc.XIII, da Lei nº 8.666/93
Processo: processo de dispensa de licitação, publicado em 29/03/2014
Contratantes: Secretaria de Segurança Urbana do Recife e Instituto IPAD, CNPJ nº 02.197.495/0001-16
Objeto: prestação de serviços de planejamento, organização e execução de Concurso Público, visando o preenchimento de 1.355 (mil trezentas e cinquenta e cinco) vagas para o cargo de provimento efetivo de AGENTE DE SEGURANÇA MUNICIPAL- CLASSE 1- GUARDA MUNICIPAL, do Município do Recife
Preço Global: R$ 2.924.505,92 (dois milhões, novecentos e vinte e quatro mil, quinhentos e cinco reais e noventa e dois centavos)
Prazo: 36 meses
Dotação Orçamentária: 38.01.04.0122.1240.2.0147 3.3.90.39 0102
Ratificação: em 28 de março de 2014, por Murilo R. Cavalcanti, Secretário de Segurança Urbana.
Recurso Financeiro: Recurso Próprio

CBTU - Companhia inscreve para 525 vagas. Até R$6.069

Quem tem o nível médio, médio/técnico ou superior e deseja ingressar no serviço público federal encontra uma oportunidade no concurso da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades. A seleção visa ao preenchimento inicial de 525 vagas, além da formação de cadastro de reserva, em diversas cidades. No Rio de Janeiro, onde está localizada a sede da estatal, há 137 oportunidades somente para cargos das duas últimas escolaridades. As remunerações chegam a R$6.069,97, incluindo o tíquete-alimentação, de R$676,25.

Na capital fluminense, os cargos disponíveis são os de técnico de enfermagem do trabalho (uma vaga), técnico de segurança do trabalho (duas vagas), técnico industrial (oito) e técnico de gestão (18) todos de nível médio/técnico, além de médico do trabalho (duas), analista técnico (44) e analista de gestão (62), de nível superior. Há oferta também para Maceió (54 vagas), Natal (75), João Pessoa (81) e Recife (178). Os rendimentos variam entre R$1.969,74 e R$4.483,82, para o nível médio, e entre R$2.394,34 a R$3.280,68, para o médio/técnico. Já no nível superior, as remunerações vão de R$4.473,10 a R$6.069,97, incluindo o tíquete alimentação/refeição. Os funcionários da CBTU têm direito ainda a reembolso parcial de plano de saúde e previdência complementar.

Os interessados devem cadastrar-se no site da Consulplan, organizadora, até o dia 22 deste mês. A taxa é de R$12,50, para o nível médio, R$18,50, para o médio-técnico, e R$33,50, para o superior. Os deficientes também podem participar da disputa. Esses candidatos devem enviar, via Sedex, à organizadora, um laudo médico até o dia 25. A seleção ocorrerá por meio de 40 questões objetivas, além de uma redação, no caso do nível superior.

Essas avaliações terão duração de quatro horas e serão aplicadas no dia 25 de maio, pela manhã, das 8h às 12h, ou à tarde, das 14h às 18h (ver relação dos turnos de prova no item 5.3 do edital, na FOLHA DIRIGIDA Online). Os exames ocorrerão somente nas cidades contempladas na disputa. A objetiva versará sobre diferentes disciplinas, de acordo com o cargo, disponíveis no item 5.1 do edital. Será considerado aprovado nesta quem conseguir a metade dos pontos, mesmo critério exigido na redação. Os classificados serão contratados pelo regime celetista. O concurso tem validade de dois anos, prorrogável por igual período.

Serviço
Inscrições:  www.consulplan.net

Envio dos documentos (deficientes): CONSULPLAN – Rua José Augusto Abreu, n° 1000, Bairro Augusto Abreu, Muriaé – MG, CEP: 36880-000 

CONCURSO DO INSS - Em pauta, 3.080 vagas para 2º e 3º graus

Um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)  poderá ser realizado ainda este ano. A autarquia, vinculada à Previdência Social, tem em análise no Ministério do Planejamento pedido para a contratação de 3.080 servidores, sendo 2 mil técnicos do seguro social e 1.080 peritos médicos previdenciários. Entretanto, de acordo com informações dos deputados Amauri Teixeira (PT/BA) e Roberto Santiago (PSD/SP), a seleção terá oferta de 1.500 vagas para a carreira de nível médio, com a autorização do Ministério do Planejamento ocorrendo em junho.
 
Os parlamentares tiveram reunidos com a ministra do Planejamento, na última terça-feira, dia 1º de abril, com o objetivo de tratar a convocação dos excedentes. Também participou do encontro o deputado André Figueiredo (PDT/CE). O Ministério do Planejamento não respondeu ao pedido de FOLHA DIRIGIDA para que confirmasse as informações dadas pelos deputados. O INSS também não se manifestou, mas uma fonte ligada ao setor de Gestão de Pessoas confirmou que o pedido de concurso para 3.080 vagas já foi enviado ao Planejamento.
 
O cargo de técnico exige o nível médio e tem remuneração de R$4.400,87 (já contando com a gratificação de atividade Executiva e de desempenho de atividades do Seguro Social - 80 pontos). Já a função de perito médico requer graduação em Medicina e inscrição no conselho regional de classe. Os rendimentos são de R$10.056,80 (considerando 80 pontos de gratificação de desempenho de atividade de perícia médica previdenciária).
 
No concurso de 2011, os técnicos fizeram  20 questões sobre Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 40 sobre Conhecimentos Específicos. Para os médicos,  houve 30 sobre Conhecimentos  Básicos (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo), e 50 específicas. Os peritos ainda passaram por uma avaliação de títulos. A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
 
Excedentes - Na última sexta-feira, dia 4, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma mensagem da presidente Dilma Rousseff autorizando a nomeação de 400 aprovados no concurso para técnico do seguro social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizado em 2010, que visava ao preenchimento inicial de 1.875 vagas imediatas, sendo 1.500 para o cargo técnico e 375 para o de perito médico. Como o INSS já chamou o número de vagas e mais 50% da oferta especificada em edital do concurso de 2011, por meio de autorização do Ministério do Planejamento, foi necessário esse despacho presidencial para nomear mais aprovados.


Especialista recomenda rotina organizada no estudo das disciplinas

As notícias de um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sinalizam que é hora de começar os estudos. A coordenadora-geral do Ordem Mais, Ana Paula Liberato, recomenda que os interessados em se preparar iniciem buscando conhecer o conteúdo programático cobrado na última seleção (2011) e, posteriormente, quando a organizadora tiver sido definida, o perfil da banca. “Após esses levantamentos, deve-se iniciar o estudo das disciplinas previstas no programa, sempre se preocupando com a incidência do conteúdo e com o perfil de cobrança da banca examinadora. O sucesso dos estudos em concurso depende de dedicação, foco, disciplina e atenção especial na resolução de exercícios”, frisou.

Na melhor das hipóteses, haverá dez meses de estudos - se o concurso for autorizado em junho, o INSS levará seis meses para divulgar o edital e aplicar as provas, pelo menos, 60 dias após a publicação do documento, conforme determina a legislação. Ana Paula ensina como otimizar o tempo. “O candidato deve ter uma rotina organizada e sistematizada no estudo de todas as disciplinas e conteúdos, a partir da definição de metas e cômputo de tempo necessário para cada disciplina”, sugeriu, além de acrescentar que Direito Previdenciário é a matéria mais importante e, por não ser comum em outras seleções, demandará mais atenção e tempo de estudo.

Ela crê que não deverá haver mudanças no programa, caso a Fundação Carlos Chagas seja mantida como organizadora. “No último concurso do INSS, em 2012, já houve algumas alterações no edital, com a inclusão da disciplina de Ética e adequação de Raciocínio Lógico. Logo, a probabilidade de novas mudanças é reduzida, na medida em que esse edital já está seguindo as orientações recentes dos concursos”, opinou.


Caso outra entidade organize o concurso, a coordenadora do Ordem Mais acredita muito mais em mudanças no que se refere aos assuntos cobrados do que em relação às disciplinas, haja vista que as disciplinas do último edital são a base para o desenvolvimento do cargo e da função como servidor do INSS. Para finalizar, Ana Paula Liberato deixou uma mensagem de incentivo aos futuros candidatos. “O concurso público deve ser encarado como uma meta ou um sonho a ser alcançado. Nem sempre conseguimos alcançar nossos sonhos na primeira tentativa, mas não podemos desistir nunca de nossos sonhos e ter perseverança. Nos concursos públicos, não devemos estudar para passar, mas até passar.”

CONCURSO DA PREFEITURA DE CAPOEIRAS-PE

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPOEIRAS ABRE INSCRIÇÕES PARA PROVIMENTO DE 85 (OITENTA E CINCO) VAGAS, PARA CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, NÍVEL MÉDIO COMPLETO, MÉDIO/TÉCNICO COMPLETO, NÍVEL FUNDAMENTAL E FUNDAMENTAL INCOMPLETO NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO.

QUADRO DE VAGAS

CARGO
VAGAS
VAGAS PCD
Professor de Ensino Fundamental I
09
01
Professor de Educação Física
02
01
Professor de Biologia
01
-
Professor de Letras - Português/Inglês
02
-
Professor de História
01
-
Professor de Geografia
01
-
Professor de Matemática
01
-
Auxiliar de Serviços Educacionais
09
01
Auxiliar Administrativo
03
01
Psicólogo
01
-
Enfermeiro - PSF
06
01
Odontólogo - PSF
03
01
Técnico em Enfermagem
03
-
Técnico em Enfermagem PSF
06
01
Atendente de Consultório Dentário - PSF
02
01
Auxiliar de serviços gerais
10
01
Guarda Municipal
03
-
Motorista I
02
-
Motorista II
02
-
Assistente Social
01
-
Orientador Social
04
01
Gari/Margarida
03
-

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CONCURSO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL 2014



ATENÇÃO: TODA A LEGISLAÇÃO CITADA NOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS SERÁ UTILIZADA PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS ATUALIZAÇÕES VIGENTES ATÉ A DATA DE PUBLICAÇÃO DESTE EDITAL.

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Pontuação. 9. Concordâncias nominal e verbal. 10. Regências nominal e verbal. 11.
Significação das palavras. 12. Redação de correspondências oficiais: Manual de Redação da Presidência da República.
ÉTICA E CONDUTA PÚBLICA: 1. Ética e moral. 2. Ética, princípios e valores. 3. Ética e democracia: exercício da cidadania. 4. Ética e função pública. 5. Ética no Setor Público. 5.1. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Serviço Público) e Decreto nº 6.029/2007 (Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal). 5.2. Lei nº 8.112/1990 e alterações – regime disciplinar: deveres e proibições, acumulação de cargos, responsabilidades, penalidades. 5.3. Lei nº 8.429/1992: disposições gerais, atos de improbidade administrativa.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1. Estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3. Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1. Proposições simples e compostas. 3.2. Tabelas verdade. 3.3. Equivalências. 3.4. Leis de De Morgan. 3.5. Diagramas lógicos. 4. Lógica de primeira ordem. 5. Princípios de
contagem e probabilidade. 6. Operações com conjuntos. 7. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Constituição. 1.1. Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2. Direitos e garantias fundamentais. 2.1. Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. 3. Organização político-administrativa. 3.1. União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 4. Administração pública. 4.1. Disposições gerais, servidores públicos. 5. Poder Legislativo. 5.1. Congresso nacional, câmara dos deputados, senado federal, deputados e senadores. 6. Poder Executivo. 6.1. Atribuições do Presidente da República e dos ministros de Estado. 7. Poder Judiciário. 7.1. Disposições gerais. 7.2. Órgãos do Poder Judiciário. 7.2.1. Competências. 7.3. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 7.3.1. Composição e competências. 8. Funções essenciais à justiça. 8.1. Ministério público, advocacia e defensoria públicas.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 1.1. Anulação e revogação. 1.2. Prescrição. 2. Controle da administração pública: controle administrativo, controle legislativo e controle judiciário. 3. Agentes administrativos: investidura e exercício da
função pública. 3.1. Direitos e deveres dos servidores públicos. 3.2. Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalidades. 4. Poderes da administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar. 5. Princípios básicos da administração. 5.1. Responsabilidade objetiva da administração. 5.2. Improbidade administrativa. 6. Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação, formas e competência de prestação. 7. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. 8. Lei nº 8.112/1990 e alterações. 9. Lei nº 8.666/1993, arts. 1º a 6º, 20 a 26, e 54 a 80, e suas alterações. 10. Lei nº 9.784/1999: processo administrativo no âmbito da administração pública federal.
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: 1. A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado. 1.1. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 1.2. Excelência nos serviços públicos. 1.3. Excelência na gestão dos serviços públicos. 2. Gestão de Pessoas. 2.1. Conceitos e práticas de RH relativas ao servidor público.
2.2. Planejamento estratégico de RH. 2.3. Gestão de desempenho. 2.4. Comportamento, clima e cultura organizacional. 2.5. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2.6. Qualidade de vida no trabalho. 2.7. Características das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2.8. Liderança, motivação e satisfação no trabalho. 2.9. Recrutamento e seleção de pessoas. 2.10. Análise e descrição de cargos. 3. Educação, treinamento e desenvolvimento. 3.1. Educação corporativa. 3.1.1. Educação à distância.
NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA: 1. Arquivística: princípios e conceitos. 2. Gestão de documentos. 2.1. Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos. 2.2. Classificação de documentos de arquivo. 2.3. Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 2.4. Tabela de temporalidade de documentos
de arquivo. 3. Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo. 4. Preservação e conservação de documentos de arquivo.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 2. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 3. Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e Intranet. 5. Conceitos de tecnologia de informação: sistemas de informações e conceitos básicos de Segurança da Informação.

LEGISLAÇÃO RELATIVA À PRF: 1. Art.144 da Constituição Federal – Perfil constitucional: funções institucionais. 2. Art. 20 da Lei nº 9.503/1997. 3. Decreto nº 1.655/1995. 4. Decreto nº 6.061/2007.

Serviço Florestal Brasileiro abre mais de 20 vagas para Analista Ambiental !

Terça-feira, 8 de abril de 2014
Serviço Florestal Brasileiro abre mais de 20 vagas para Analista Ambiental
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, anunciou a abertura do concurso público 001/2014, no qual há 24 vagas para Analista Ambiental/ Especialista em Meio Ambiente. A responsabilidade do certame é do Instituto Quadrix e do total de vagas, uma é para pessoa com deficiência. Também há cadastros de reserva.
Os profissionais serão designados para as áreas de concentração I/ Administrativa (8) e II/ Ciências Florestais (15 + 1 PNE), junto às localidades de Curitiba (PR), Natal (RN), Porto Velho (RO) e Santarém (PA) das Unidades Regionais Sul, Nordeste, Purus Madeira e BR 163.
As jornadas de trabalho são de 40h semanais e os contratados receberão R$ 6.478,30 mensais.
Podem participar candidatos com graduação de nível superior em qualquer área que realizem inscrição por meio do preenchimento de formulário disponível no site www.quadrix.org.br, entre os dias 9 abril de 2014 e 16 de maio de 2014. A taxa é de R$ 75,00.
Serão aplicadas provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, na data provável de 8 de junho de 2014 nas cidades para as quais são disponibilizadas as vagas.
A validade do concurso é de dois anos e pode ser prorrogada. Para mais informações consulte o edital em nosso site, logo abaixo.


Jornalista: Iara Valiente

Saiu edital para 216 vagas! Nível médio e R$3.937 !

Saiu edital para 216 vagas! Nível médio e R$3.937

Conforme antecipado pela FOLHA DIRIGIDA Online, foi divulgado nesta terça, 8 de abril, o edital do concurso para 216 vagas de agente administrativo (nível médio) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) - veja o edital completo no anexo abaixo. O prazo de inscrição será aberto já nesta quarta, dia 9, prosseguindo até o dia 30 deste mês, com taxa de R$60. As oportunidades estão distribuídas por regionais em todo o país, além da sede, no Distrito Federal. O requisito básico do cargo de agente administrativo é o ensino médio completo e a remuneração inicial é de R$3.937,77, incluindo o auxílio-alimentação, de R$373. O valor poderá chegar a R$4.318,17 (também com o auxílio), dependendo da avaliação de desempenho do servidor. 
 
As provas objetivas estão marcadas para 25 de maio e serão aplicadas em todas as capitais. As contratações serão efetuadas pelo regime estatutário, que dá direito à estabilidade. A carga de trabalho é de 40 horas semanais. Segundo a PRF, o concurso será homologado até 30 de junho, possibilitando a nomeação dos aprovados ainda este ano, conforme a legislação eleitoral. São atribuições dos agentes administrativos do departamento executar atividades administrativas, de nível intermediário, relativas às competências legais da PRF, por meio da prestação de apoio técnico administrativo à área finalística da Instituição.
 
As inscrições serão feitas no site da Funcab, mediante ao preenchimento de formulário disponibilizado para este fim. Os integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal de até R$2.172 ou renda familiar mensal de até R$362 por pessoa, podem se inscrever solicitando a isenção do pagamento. Haverá ainda reserva de vagas para pessoas com deficiência, correspondente a 5% da oferta, conforme a distribuição de vagas constante no edital. Como já informou a chefe da comissão do concurso, Geovana Alves, as vagas da seleção deverão ser distribuídas pela maioria das unidades da federação.
 
Programa tem novidades
 
Como havia sido antecipado pela Divisão de Concursos da PRF, o programa sofreu algumas alterações com relação ao concurso anterior, de 2012, que foi o primeiro para a área administrativa do departamento. Na nova seleção serão cobrados conhecimentos de  Língua Portuguesa, Ética e Conduta Pública, Raciocínio Lógico, Nocões de Direito Constitucional e Administrativo, Legislação Relativa à PRF, e Noções de Arquivologia, Administração e Informática. Saíram, portanto, Noções de Matemática e Noções de Estatística e entraram Raciocínio Lógico e Noções de Arquivologia. Os aprovados nas provas objetivas serão submetidos ainda a investigação social.
 
O extrato de dispensa de licitação, que aponta a escolha da Funcab como organizadora do processo seletivo, foi publicado no último dia 4, no Diário Oficial da União (veja anexo abaixo). Pelo tempo restante, era pouco provável que a PRF conseguisse homologar o concurso até 5 de julho (daqui a três meses), para que os aprovados possam ser nomeados ainda este ano, como determina a legislação eleitoral, tendo em vista a necessidade de observar um intervalo mínimo de 60 dias entre a divulgação do edital e a aplicação das provas. Porém, conforme o que foi anunciado nesta sexta, o órgão conseguiu reduzir esse intervalo mínimo para 45 dias. Em 2012, a Polícia Federal (PF) também conseguiu a redução do prazo no concurso para o cargo de agente, tendo sido necessária a autorização do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A seleção da PRF visa à substituição de terceirizados irregulares, que, segundo o chefe de Recursos Humanos do departamento, inspetor Adriano Furtado, permanecem no departamento por força de um aditivo ao acordo entre a União e o Ministério Público do Trabalho.
 
Com sede em Niterói, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) trabalha na promoção de cursos, concursos, seminários, palestras, eventos esportivos, culturais, artísticos e de entretenimento, bem como na elaboração de material técnico-pedagógico. O anúncio da escolha desta organizadora pegou de surpresa muitos dos interessados em participar da próxima seleção da PRF. A expectativa era que fosse contratado o Cespe/UnB, que realizou o concurso anterior para a área administrativa do departamento e está à frente da seleção em andamento para policial rodoviário federal. Atualmente, a Funcab realiza os concursos da Câmara Municipal de Vitória (ES), da Polícia Civil de Rondônia, e da prefeitura de Boa Vista (RR). De seu histórico, consta a realização de certames das polícias militares do Espírito Santo e do Ceará, além de soldados dos Bombeiros de Mato Grosso, entre outros.

Projeto do CPC tem pendências sobre juízo de admissibilidade !

Em outro texto desta coluna, escrevi a respeito da jurisprudência defensiva, que consiste, segundo aqueles que argumentam em seu favor, na criação, pelos Tribunais, “de entraves e pretextos para impedir a chegada e o conhecimento dos recursos que lhe são dirigidos”. A finalidade dessa tendência é reduzir a quantidade de processos em trâmite, nos tribunais superiores.
O projeto de novo Código de Processo Civil contém soluções interessantes que, se não eliminam tais obstáculos criados pela jurisprudência defensiva, ao menos os minimizam, o que, penso, não repercutiria excessivamente no número de processos em trâmite, nos Tribunais superiores. Mas os problemas decorrentes do acúmulo muito grande de processos em trâmite no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça tendem a se agravar, a depender da versão do projeto que vier a prevalecer, nos trabalhos que deverão ser realizados nos próximos dias, no Senado Federal.
Fiquemos com a hipótese relativa ao juízo de admissibilidade do recurso especial realizado no tribunal de origem – em quase tudo semelhante, quanto ao que se diz abaixo, ao recurso extraordinário,mutatis mutandis.
Hoje, o recurso especial sujeita-se a exame de admissibilidade realizado no Tribunal de origem (CPC, artigo 542, parágrafo 1º). Não admitido o recurso, cabe agravo “nos próprios autos”, de acordo com a redação dada ao artigo 544 pela Lei 12.322/2010. Evidentemente, caso admitido o recurso no tribunal de origem, ou seja dado provimento ao agravo previsto no artigo 544, não se impede que, depois, o recurso especial não venha a ser conhecido pelo Superior Tribunal de Justiça.
A versão do projeto aprovada no Senado pouco altera essa estrutura (cf., respectivamente, artigos 984, parágrafo único – quanto à decisão sobre a admissão do recurso, na instância local –, e artigo 996 – quanto ao agravo, chamado, na versão do Senado, se “agravo de admissão”).
A versão da Câmara dos Deputados, por sua vez, é inovadora: de acordo com o artigo 1.043, parágrafo único dessa versão, findo o prazo para apresentação das contrarrazões ao recurso especial, “serão os autos remetidos ao respectivo tribunal superior, independentemente de juízo de admissibilidade”. Não há, assim, nessa versão, previsão de realização de juízo de admissibilidade do recurso especial no tribunal de origem.[1]
Essa proposta já havia sido examinada, por ocasião dos debates em torno do anteprojeto de novo Código. À época, tal sugestão foi rejeitada, sob o argumento de que isso levaria ao aumento exacerbado da carga de trabalho, nos tribunais superiores.
Entendo que o juízo de admissibilidade poderia ser realizado pelo tribunal de origem, mas apenas no que diz respeito a requisitos extrínsecos do recurso (por exemplo, ausência de preparo, intempestividade etc.). Não faz sentido encaminhar ao tribunal superior recurso evidentemente inadmissível, quanto a requisitos cuja ausência pode ser facilmente detectada.
Por outro lado, no que respeita ao cabimento do recurso especial, entendo que trata-se de tema que deveria ser examinado apenas pelo Tribunal superior. Por exemplo, questões como a de se saber se restou configurado o prequestionamento, se a questão é de fato ou de direito etc., embora relacionadas à admissibilidade do recurso, são, contudo, muito facilmente confundidas com seu mérito. Melhor seria, a meu ver, que apenas o Tribunal superior se detivesse sobre a admissibilidade do recurso, quanto ao ponto.
De todo modo, ao que tudo indica, o Senado não poderá deliberar nesse sentido: restará a esta casa legislativa optar entre a versão que antes enviara à Câmara dos Deputados — que, como se disse, é muito semelhante à hoje prevista no CPC — e aquela aprovada na Câmara, que simplesmente elimina o juízo de admissibilidade realizado ordinariamente, pela presidência do tribunal de origem, quanto aos recursos extraordinário e especial.
Sendo essas as opções, tenho a impressão de que acabará preponderando a versão outrora aprovada pelo Senado, quanto ao ponto. A mudança sugerida na Câmara dos Deputados — com a qual simpatizo — levaria à “transferência” automática de milhares de recursos para os tribunais superiores para que estes façam o juízo de admissibilidade, sem que isso tenha sido previamente realizado, pelo tribunal de origem. Tudo indica que pesará o argumento, antes referido, de que isso aumentaria, ainda mais, a quantidade de recursos nos tribunais superiores. Aguardemos para conferir o que o Senado Federal decidirá a respeito.
Qualquer que seja a opção escolhida, contudo, a solução passará ao largo de outros problemas, como o relacionado à recente evolução jurisprudencial a respeito da configuração doprequestionamento, da necessidade de se reconhecer a repercussão geral da questão constitucional em casos de divergência jurisprudencial, da hoje injustificável separação entre as competências dos Tribunais superiores, etc.
Alguns deles poderiam ter sido resolvidos no projeto de novo CPC. Outros dependem de emenda constitucional. Há proposta de emenda constitucional em trâmite no Congresso Nacional, que cria o requisito da relevância da questão federal para o recurso especial, que pode não surtir o efeito desejado — de reduzir a quantidade de processos em trâmite no Superior Tribunal de Justiça. Basta conferir o que sucede, hoje, no Supremo Tribunal Federal, em que o tribunal não dá conta de julgar os recursos extraordinários com repercussão geral reconhecida...[2]