Páginas

sábado, 13 de junho de 2020

Concurso DPU: criação de 2.751 vagas para edital aguarda parecer.

Concurso DPU: sede da DPU
A realização do concurso DPU (Defensoria Pública da União) se torna cada vez mais urgente. Após o presidente Jair Bolsonaro, em julho de 2019, autorizar a manutenção de 819 servidores públicos requisitados de outros órgãos, no sentido de garantir a continuidade dos trabalhos, o órgão ainda depende de aprovação do projeto de lei 7922/2014, que cria o quadro próprio de pessoal. O processo está parado na Câmara dos Deputados há um ano, quando aprovado, em 29 de maio, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da casa. Desde então, o texto está pronto para ser votado no plenário e, caso aprovado, seguir para o Senado Federal. A expectativa é de que o processo volte a avançar o quanto antes.
A proposta cria nada menos do que  2.751 vagas, que deverão ser preenchidas por meio da realização do concurso DPU. O projeto tramita na casa desde 29 de agosto de 2014, quando encaminhada pelo então defensor público-geral, Haman de Moraes e Córdova.    
Do total de vagas prevista para criação, 1.659 são para cargos de analista, com exigência de nível superior, e 1.092 para técnicos, de ensino médio. De acordo com a proposta, as remunerações iniciais serão de R$ 4.363,94 para os técnicos e R$ 7.323,60 para analistas.

Concurso DPU - situação atual do quadro de pessoal

O DPU ainda não possui um quadro próprio de pessoal Conta, atualmente, com 1.163 servidores, além de 2.000 estagiários. Do pessoal ativo, 819 são cedidos ou requisitados. Os demais foram preenchidos pelo primeiro concurso público realizado pelo órgão para a área administrativa, em 2010, que somente foi possível em decorrência da redistribuição de cargos do plano geral de cargos do Poder Executivo, feito pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Os servidores cedidos ou requisitados poderão expressar a vontade de ser redistribuídos para o quadro da DPU em até 90 dias da promulgação da lei que cria as vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário