Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Cansou de trabalhar como mesário? Saiba que isto pode lhe trazer vantagens em concursos !

Cansou de trabalhar como mesrio Saiba que isto pode lhe trazer vantagens em concursos
Trabalhar durante o pleito eleitoral pode não ser algo agradável aos convocados pela Justiça eleitoral, mas se você pensa em prestar um concurso, a atividade pode lhe trazer vantagens.
Portanto, da próxima vez que receber a convocação, pense nos seguintes benefícios que o exercício da função de mesário lhe garante:
  • Vantagem nos critérios de desempate em vagas para concursos públicos da Justiça Eleitoral;
  • O benefício se estende para concursos para cargos em outros órgãos públicos, caso estejam previstos em seus editais;
  • Dispensa no trabalho pelo dobro dos dias trabalhados para a Justiça Eleitoral, independentemente de o mesário trabalhar em empresa pública ou privada;
  • Auxílio alimentação no dia da eleição, e
  • Créditos em disciplinas de ensino superior, caso as instituições sejam conveniadas com os tribunais regionais eleitorais.
Programa Mesário Voluntário
Desde 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz ações incentivando a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais, programa que foi batizado dePrograma Mesário Voluntário.
Os interessados em participar do programa realizam um cadastro no site do TSE, que traz uma lista de contatos dos tribunais regionais eleitorais em todo o território brasileiro. A divulgação da lista dos mesários convocados é feita pelos próprios cartórios eleitorais.
Funções eleitorais
Voluntários ou convocados, os mesários podem exercer a função de primeiro e segundo mesários, secretários ou presidente da sessão eleitoral.
No último caso, a função é ser responsável por verificar as credenciais dos fiscais, cuidar para que não haja propagandas políticas na sessão, assegurar-se quanto a preservação da lista de candidatos, convocar eleitores para substituir os mesários faltosos, e retirar a mídia de gravação de resultados da urna e relacrar o compartimento, garantindo a validade do ato democrático.
Já os primeiros e segundos mesários, substituem o presidente em sua ausência, são responsáveis por colherem a assinatura dos eleitores nas seções que ainda não possuem o sistema de votação biométrica, entregam o comprovante de votação/justificativa, entre outras funções.
O secretário redige a ata da mesa receptora preenchendo com os dados solicitados e orientam os eleitores, além de checarem seus documentos.
Aplicativo para instruções e orientações
A Justiça Eleitoral, no intuito de facilitar a vida do mesário, criou o aplicativo Mesários, que traz instruções e orientações complementares ao treinamento para o exercício da função e esclarecer dúvidas.
Disponível apenas para o sistema operacional iOS, o aplicativo ainda conta com informações e procedimentos que deverão ser adotados na seção eleitoral no dia da votação, além de um questionário para testar os conhecimentos dos convocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário