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terça-feira, 19 de julho de 2016

O fundo do poço da Advocacia: revoltar-se ou fazer alguma coisa?

Muitos têm visto com indignação essa nova leva de Advogados que vem sendo despejada no mercado que, com seus preços, tem jogado lama na reputação e dignidade de toda uma categoria de profissionais.
Recentemente, uma postagem que tem ganhado as redes sociais, acompanhada de um clamor indignado para que se tomem providências, que se fiscalize, exigindo uma posição da OAB.

O Advogado de 5 Reais

Na imagem que posto abaixo, um escritório parece ter levado os honorários da Advocacia ao fundo do poço: R$ 5,00 (cinco reais) por uma petição.
Isso mesmo: 5 reais!
O fundo do poo da Advocacia revoltar-se ou fazer alguma coisa
Por mais que isso seja, de fato, revoltante, essa situação é um sinal de que muitos advogados deveriam estar mais preocupados do que revoltados.
Considerando que a OAB não tem estrutura para fiscalizar todos estes casos, e percebendo que a tendência desse mercado saturado e com uma restrita visão de mercado será a de gradativa redução dos honorários praticados, o que resta a ser feito?
Tentar concorrer com esta fatia do mercado jurídico, que presta serviços de baixa complexidade e pratica preços incompatíveis com um escritório com um mínimo de estrutura parece uma péssima estratégia.
Uma vez que preços aviltantes estejam ancorados na cabeça do consumidor, cobrar 2 mil reais para defender um cliente neste mercado será praticamente impossível.

Advocacia é um mercado sem saída?

Ocorre que muita gente tem vendido a ideia de que o mercado da Advocacia está indo para o fundo do poço, e que não há mais alternativa, a não ser deixar a Advocacia.
É neste ponto que cabe uma reflexão, num ponto de vista mais mercadológico.
Ninguém pode negar que o mercado jurídico é muito amplo, e recheado de oportunidades de negócios.
Muitas destas oportunidades não são devidamente aproveitadas, principalmente pelo pequenos, por váriosmotivos:
  • Falta de visão de mercado adequada;
  • Falta de conhecimento de negócios, de gestão, de marketing
  • por que a maioria está tomada por uma advocacia que se obriga a brigar por preço, não tendo tempo de construir diferenciais relevantes para um outro tipo de público.
Como ocupar fatias de mercado que, num senso comum bastante difundido na Advocacia, são reservadas apenas às grandes bancas?
Qual é a saída para os Advogados que não querem deixar a tão nobre profissão e, por outro lado, não querem competir com um mercado em franca decadência, praticando preços insustentáveis no longo prazo?

A saída está no reposicionamento

O fundo do poo da Advocacia revoltar-se ou fazer alguma coisa

Dizer que parte do mercado de Advocacia está ruim, não quer dizer que todo ele esteja ruim.
O mercado jurídico ainda é um oceano de grandes oportunidades ainda não desbravadas (nem pelos grandes, nem pelos pequenos).
Não é necessário abandonar a Advocacia! A saída está no reposicionamento de mercado.
Reposicionamento é a estratégia de realinhamento estratégico, em virtude de uma mudança de mercado, principalmente a mudança de percepção do cliente.
Para atingir as melhores oportunidades na Advocacia, é preciso estar consciente de que esta estratégia deve ser feita de forma profissional.
Nesta hora, nada de amadorismo, que venha te nivelar com o mercado do qual está tentando fugir.
Gestão, desenvolvimento de negócios e marketing jurídico devem ser prioridades.

O escritório de pequeno porte tem vez?

Com a Internet, surgiram duas opções de profissionalização e ampliação para os pequenos escritórios.
De um lado, a possibilidade de ampliar geograficamenteas fronteias de atuação, através do atendimento virtual.
Para prestar serviço a um cliente, mesmo de contencioso, não é mais necessário ter sede na mesma região.
Isso vai possibilitar ampliar o leque de clientes potenciais para construir uma carteira mais consistente, não só do ponto de vista profissional, mas do tipo de cliente desejado para este tipo de mercado.
Por outro lado, para viabilizar estratégias mais robustase assumir os custos do investimento de tempo e dinheiro em gestão e marketing, a Internet oportuniza novos modelos de parceria com outros escritórios, sem a necessidade de compartilhar o espaço físico.
O fundo do poo da Advocacia revoltar-se ou fazer alguma coisa
Se há um tempo, a única maneira de implementar uma parceria era através da constituição de uma sociedade de Advogados, hoje vemos formatos mais tênues de parceria, que aproximam os escritórios de advocacia à realidade dasoffshores:
  • Advogados liberais se unem para criar e alimentar de conteúdo um site voltado para o direito de um determinado público-alvo;
  • Diferentes sociedades se unem para criar um Instituto e investir no marketing educativo;
  • Escritórios de áreas de atuação distintas se unem num grupo de estudos para criar teses e produtos jurídicos que garantam um suporte melhor aos seus clientes;
  • Advogados se unem para dar palestras num evento online;
  • Escritórios de pequeno porte se unem para financiar a contratação de uma consultoria especializada em gestão para aumentar a produtividade e prestar um melhor serviço.
Até então, vista apenas como uma ferramenta de apoio, a Internet tem assumido um papel de maior destaque na realidade de pequenos escritórios e profissionais liberais.
É preciso pensar fora da caixa e assumir uma postura de inovação e empreendedorismo na Advocacia.
Estratégias que, no passado, funcionaram para os grandes, já não funcionam para os que ingressam no mercado ou ainda não consolidaram a sua marca.
Tudo mudou: percepção de valor dos clientes, os preços, os serviços, os sistemas e a maturidade do mercado.
Quem não se reposicionar para um mercado de melhores oportunidades, vai ter que brigar por preço no varejão do contencioso que tanto avilta os honorários.
Enfim, vai ter que se nivelar por baixo!
Caso queira saber mais sobre empreendedorismo, gestão e negócios na Advocacia, visite nosso Blog, o Arquivo Direito(clique aqui)

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