Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Concurso Ministério da Fazenda: pedido de 3.500 vagas


Ministério da Fazenda
Novidades para quem já se programa para o concurso doMinistério do Fazenda. O pedido que o órgão fez ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) refere-se a 3.500 vagas, sendo 3.000 para técnico e 500 para analista.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda (SindFazenda), Luis Roberto da Silva, esse quantitativo de postos ainda é insuficiente para preencher o déficit de pessoal do órgão, que cresce anualmente.


Silva comentou que a rotatividade no Ministério da Fazenda é cada vez maior. “Grande parte das pessoas que prestam o concurso tem idade entre 20 e 23 anos e está cursando o nível superior ou até mesmo já concluiu”, disse o presidente ao explicar que este é um dos motivos da alta defasagem de pessoal. Antigamente, os concursandos ficavam muitos anos ocupando o cargo público, mas, hoje, eles buscam melhores oportunidades de trabalho, ou seja, prestam outros concursos.

Para o presidente do SindFazenda, as alternativas para melhorar a situação são reestruturar a carreira Pecfaz (Plano Especial de Cargos da Fazenda) e abrir novos concursos para contratar servidores.

Luis Roberto da Silva disse que diversas são as consequências para o alto de índice de defasagem de servidores e uma delas é a demora no atendimento. O presidente continuou explicando que hoje o órgão sofre com “filas virtuais”, isto significa que as unidades com profissionais administrativos não têm longas filas com milhares de cidadãos à espera do atendimento devido ao fato que tais pessoas aguardam para retirar a senha na internet, o que pode demorar muito tempo.

As oportunidades solicitadas ao Planejamento deverão ser preenchidas nas próprias unidades do Ministério da Fazenda e da Receita Federal do Brasil (RFB). Não foram divulgadas as regiões que podem ser contempladas, mas, segundo Luis Roberto, a falta de servidores é nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário