Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Comentários à 2a fase civil do XV Exame OAB

Como da última vez, estes breves comentários são realizados com o auxilio do Professores Denis Skorkowski, corretor da 2a fase do IEDI.
O Exame de 2a fase já passou por muitos problemas em Civil (seja nas provas, seja nos gabaritos), mesmo com a atual examinadora (FGV). Mas, ultimamente, felizmente esse quadro está melhor.
Assim, a prova novamente demonstrou bom equilíbrio e foi sensata, ainda que a dificuldade tenha sido um pouco maior, especialmente no tocante à peça.
Essa foi a surpresa: a peça foi um recurso especial, o que não é muito comum em exames de 2a fase. Mas a vantagem é que, identificada a peça, não há maiores dificuldades.
Até o exame passado (quando se pediu um Agravo de Instrumento), a FGV havia evidenciado sua tendência em priorizar as iniciais. Agora, já são 2 recursos seguidos. Será uma tendência? Ou no próximo exame voltaremos às inciais? Isso é futuro, e agora interessa o presente, o XV Exame..
Já em relação às questões, a prova retomou o equilíbrio - ausente no exame anterior - entre questões de direito processual e material. O destaque, neste ponto, é que, mais uma vez, a banca examinadora exigiu certo conhecimento doutrinário e jurisprudencial em alguns tópicos, o que somente se tornou possível por conta da anulação de duas questões no Unificado X, sendo certo que, a partir do exame seguinte (XI), o edital do certame passou a prever tal possibilidade.
Em todo caso, o nível de dificuldade foi médio. Alguns questionamentos já abordados anteriormente e que poderiam ser solucionados com base na consulta à lei seca (ex:CDC e Lei de Alimentos).
Nenhuma “pegadinha”. E, novamente, no próprio dia da prova, a banca divulgou o gabarito – o que é excelente para evitar “especulação” (veja aqui a prova e o gabarito oficial, caso ainda não tenha visto). Os alunos do IEDI tiveram todos esses temas (inclusive o REsp) em nossas aulas!
Vejam a seguir comentários específicos a respeito da peça e das questões e, caso tenha dúvidas ou comentários (ou se apenas quiser dizer como foi na prova), fique à vontade para usar o espaço disponível.
Cordialmente
Luiz Dellore - @dellore

Nenhum comentário:

Postar um comentário