Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Advogados cobram valores abusivos. É injusto ?

A cobrança de honorários aí é abusiva? Sim. É errado? Sim! Ou não... Depende do sistema político e econômico que nós temos. E é aqui que a Globo, defensora do neoliberalismo e do livre comércio, mostra toda a sua falsidade em denunciar tal "golpe". Explico-me:
Por que a Globo está reclamando disto? Mas não é livre mercado que queremos? Não é a liberdade de contratar? Olha a necessidade de discutir John Rawls aí. Se a gente quer um país capitalista e com a lógica do lucro, qual o espanto? Em São Paulo, com a falta de água, o preço da água mineral quase que dobrou.
É justo se aproveitar da necessidade alheia pra lucrar? E quem disse que o capitalismo é justo?
Uma série de perguntas que eu tenho umas respostas pessoais, mas se eu falar vão dizer que eu sou comunista - ou PTista - e quero dar o golpe bolivariano.
No entanto recomendo a leitura do livro "Justiça: O que é fazer a coisa certa?" escrito por Michael Sandel. Na sinopse:
"Quais são nossos deveres para com os outros como pessoas de uma sociedade livre? O governo deve taxar o rico para ajudar o pobre? O livre mercado é justo? Pode ser errado, às vezes, falar a verdade? Matar pode ser moralmente necessário?"
Leiam em especial o capítulo 4: "Prestadores de Serviço: O mercado e os conceitos morais"
Então a Globo apoia o sistema político e econômico que legitima atitudes de ganância e faz uma matéria contra algo inerente ao seu sistema só porque vai ganhar dinheiro com audiência. São como as pessoas que são contra a Intervenção do Estado, mas busca-o quando a empresa quebra ou sentem-se lesados.
O que estes advogados fizeram mostra que o mais importante é o lucro e o menos importante, as pessoas. De quem lembramos quando nos deparamos com isto? Eu lembro-me do Karl Marx:
A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.
Por estas, e outras, que o neoliberalismo é bonito e bom pra quem está no topo da pirâmide. Liberdade para contratar é bom pra quem detém o poder econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário