Mais um passo importante para a realização do aguardado concurso Correios. Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, foi formada a comissão organizadora do primeiro de uma série de dois editais previstos para publicação no decorrer de 2024. A confirmação foi feita por meio de nota oficial divulgada pela empresa. A expectativa é de que o documento seja oficialmente divulgado a qualquer momento. Comunicado interno divulgado no último dia 22 indicava que a comissão deveria ser anunciada em março. No entanto, o grupo já está formado.
Embora o concurso Correios ainda não conte com cargos e vagas definidos, informações preliminares apontam que o primeiro edital contará com oportunidades para os seguintes cargos:
- médico
- enfermeiro
- engenheiro
- técnico
- auxiliar
As carreiras para o segundo edital ainda devem ser anunciadas. Para os já indicados, para auxiliar e técnico é necessário possuir ensino médio, enquanto para médico, enfermeiro e engenheiro é exigida formação de nível superior.
A empresa já contava com um cronograma preliminarmente definido, que determinada que a escolha da banca deve ocorrer até 14 de junho, com a publicação do edital de abertura de inscrições em 22 de outubro e aplicação das provas em 21 de dezembro. Como a comissão está sendo antecipada, é possível que as demais datas também sejam.
Nota técnica interna divulgada em dezembro pelos Correios já indicava que está em fase de estudos a elaboração de um modelo para que seja realizado um Plano de Desligamento Voluntária (PDV) ou Incentivado (PDI).
A nota também indica que já estão sendo feitos estudos internos sobre a necessidade de pessoal. Análise preliminar prevê a necessidade de nada menos do que 6.919 servidores, além de 13.838 cadastros reserva de pessoal, o que corresponde a um total de 20.757 postos.
A intenção é reoxigenar o quadro de funcionários, com a possibilidade de contratar novos servidores sem grande aumento de despesas.
Concurso Correios: veja nota oficial divulgada pela empresa
Os Correios designaram, nesta quarta-feira (28), a comissão organizadora que irá conduzir a realização do concurso público da estatal. A designação da comissão organizadora é a primeira etapa para a execução do concurso, previsto para acontecer ainda em 2024.
A comissão será responsável por definir quantidade, tipo e localização das vagas do concurso, com base no trabalho realizado em 2023 pela atual gestão para realocar e redimensionar o atual efetivo. Além disso, a comissão irá realizar o processo de licitação para contratação da banca organizadora.
O concurso é um dos compromissos assumidos pela gestão dos Correios no processo de recuperação da estatal, iniciado com a retirada da lista de privatizações pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro dia de governo.
FERNANDO CEZAR ALVES
PUBLICADO EM 28/02/2024, ÀS 12H05
Nenhum comentário:
Postar um comentário