Cresce a expectativa pela realização do novo concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) ainda em 2023. Após relatório da equipe de transição do governo Lula, apontando um panorama do governo federal nos útimos quatro anos, com uma grande necessidade de pessoal, o atual presidente substituto do instituto, Jair Schmitt, confirmou que foram iniciados os preparativos para envio de nova solicitação ao governo.
De acordo com ele, a contratação de mais servidores é considerada imprescindível para o fortalecimento da capacidade institucional. Desta forma, são grandes as chances de o novo certame receber um parecer positivo no decorrer dos próximos meses.
Segundo o relatório apresentado pela equipe de transição, a área ambiental conta com uma necessidade de pelo menos 2.103 novos servidores, englobando não apenas o Ibama, mas também o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
A realização de novo certame, de acordo com a nova administração, não deve impedir a convocação dos aprovados do último certame, realizado em 2021. A alegação é de que a necessidade de servidores supera o quantitativo de remanescentes.
O Ibama pretende convocar pelo menos mais 142 aprovados da última seleção, além do número de vagas indicado no edital de abertura de inscrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário