A realização de novo concurso INSS (Instituto Nacional de Serviço Social) foi pauta de uma reunião realizada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) com o atual ministro da Previdência Carlos Lupi, na última segunda-feira, dia 9 de janeiro. Durante o encontro, os representantes de classe reforçaram a grande necessidade de pessoal, além de apresentar a pauta de reivindicações dos servidores.
Na ocasião, a categoria tratou da necessidade de redução das filas dos beneficiários. Ao assumir o cargo, em 3 de janeiro, Lupi já havia se comprometido a acabar com as filas. Neste sentido, foi colocado que ampliação dos acordos de cooperação técnica e a possibilidade de novos acordos com estados e municípios não iriam resolver o problema, já que seria apenas uma medida paliativa. Foi destacada a necessidade contratação de servidores mediante concurso público para sanear os graves problemas estruturais do INSS. Segundo a categoria, o instituto conta com uma defasagem de nada menos do que 23 mil servidores.
Lupi disse que sua origem é trabalhista e se coloca como parceiro para buscar solução para os problemas do INSS, um órgão da União da maior importância, que tem uma dívida social com os milhões de segurados, que em sua maioria (70%), recebem benefícios no valor de um salário mínimo.
Além disso, o ministro se comprometeu a manter reuniões periódicas com representantes da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário