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quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Concurso Prefeitura de Senador Pompeu CE: inscrições abertas para 68 vagas.

 Concurso Prefeitura de Senador Pompeu - sede do Executivo
 Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 23/10/2019, às 11h46 - Atualizado às 15h58
Estão abertas as inscrições para o concurso Prefeitura de Senador Pompeu, no Estado do Ceará, destinado a preencher 68 vagas. Os salários vão de R$ 998 a R$ 10.005.
Com nível fundamental incompleto é possível disputar as funções de auxiliar de serviços especiais (6 postos) e auxiliar de serviços gerais (2).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para agente administrativo (21), técnico agrícola (2), agente de trânsito (5), fiscal de obras e posturas (1), operador de motoniveladora e retroescavadeira (2), fiscal de tributos (1), orientador social (2), auxiliar em saúde bucal (2) e agente comunitário de saúde (9).
As oportunidades de nível superior são para nutricionista (2), assistente social (3), procurador assistente municipal (3), médico PSF (2), nutricionista (1), odontólogo (2), psicopedagogo (1) e terapeuta ocupacional (1).

Como se inscrever

As inscrições para o concurso Prefeitura de Senador Pompeu vão até 21 de novembro, devendo ser efetuadas pelo site www.consulpam.com.br. São cobradas taxas de:
  • R$ 79 (nível fundamental);
  • R$ 94 (médio);
  • R$ 130 (superior).
O certame é organizado pela Consultoria Público Privada (Consulpam). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (85) 3224-9369.

Concurso Prefeitura de Senador Pompeu: etapas

O processo seletivo envolverá duas fases: prova objetiva (todos os cargos) e análise de títulos (somente para funções de nível superior), em 21 e 22 de dezembro.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Prefeitura de Senador Pompeu

Dicas de estudo para o concurso Prefeitura de Senador Pompeu

Sobre Prefeitura Senador Pompeu

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Concurso Prefeitura de Palmeirina PE: inscrições abertas para 65 vagas !!!

 Concurso Prefeitura de Palmeirina - portal de entrada do município
 Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 23/10/2019, às 10h26 - Atualizado às 15h55
Estão abertas as inscrições para o concurso Prefeitura de Palmeirina, no Estado de Pernambuco, destinado a preencher 65 vagas. Os salários partem de R$ 998 e chegam a R$ 6.000.
Com nível fundamental é possível disputar as funções de auxiliar de saúde bucal (1 posto), auxiliar de serviços gerais (10), motorista (5), motorista escolar (2), operador de máquinas (1), pedreiro (2) e agente administrativo (5).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para agente de endemias (5) e técnico de enfermagem (6).
As oportunidades de nível superior são para assistente social (1), fisioterapeuta (1), médico clínico (4), fonoaudiólogo (1), farmacêutico (1), psicólogo (1), enfermeiro (5), odontólogo (1), veterinário (1), engenheiro civil (1) e professor nas áreas de matemática (1), geografia (1), biologia (1), português (1), língua inglesa (1), educação física (1) e ensino fundamental de 1º ao 5º ano (5).

Como se inscrever

As inscrições para o concurso Prefeitura de Palmeirina vão até 22 de novembro, devendo ser efetuadas pelo site www.admtec.org.br. São cobradas taxas de:
  • R$ 80 (nível fundamental);
  • R$ 100 (médio);
  • R$ 120 (superior).
O processo seletivo é organizado pelo Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (81) 3445-4469.

Concurso Prefeitura de Palmeirina: o que vai cair na prova

Marcada para 15 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha abordando conteúdos de conhecimentos gerais e específicos. As demais etapas incluem:
  • análise de títulos para professor;
  • e curso de formação para agente de endemias;
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Prefeitura de Palmeirina

Dicas de estudo para o concurso Prefeitura de Palmeirina

Sobre Prefeitura Palmeirina

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Concurso Prefeitura de Pariconha AL: inscrições abertas para 93 vagas !!!

Concurso Prefeitura de Pariconha - secretarias do Executivo
 Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/10/2019, às 13h45 - Atualizado às 15h55
Estão abertas as inscrições para o concurso Prefeitura de Pariconha, no Estado de Alagoas, destinado a preencher 93 vagas. A oferta salarial varia de R$ 998 a R$ 7.000.
Com nível fundamental é possível disputar os cargos de serralheiro (1 posto), auxiliar de serralheria (1), pintor (1), auxiliar de pintor (1), borracheiro (1), operador de máquina pesada (3), marceneiro (1), encanador (1), eletricista (3), pedreiro (2), servente de pedreiro (2), gari (7), motorista (2), auxiliar de serviços gerais (8), motorista escolar (4) e motorista CNH "D" (9).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para auxiliar de farmácia (1), agente comunitário de saúde (1), auxiliar de consultório dentário (5), agente de endemias (2), assistente administrativo (4), técnico de enfermagem (6), guarda municipal (2) e professor de educação infantil e anos iniciais (1).
Curso superior é requisito para médico ortopedista (1), médico pediatra (1), médico psiquiatra (1), médico ginecologista (1), médico generalista (5), fonoaudiólogo (1), engenheiro civil (1), engenheiro ambiental e sanitarista (1), controlador interno (1), procurador jurídico (1), assistente social (1), psicólogo (1), farmacêutico (1), enfermeiro (2), fisioterapeuta (1), odontólogo (3) e professor de educação física (1).

Como se inscrever

As inscrições para o concurso Prefeitura de Pariconha vão até 10 de dezembro, devendo ser efetuadas pelo site www.admtec.org.br. São cobradas taxas de:
  • R$ 80 (nível fundamental);
  • R$ 100 (médio);
  • R$ 120 (superior).
O processo seletivo é organizado pelo Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (81) 3445-4469.

Concurso Prefeitura de Pariconha: o que vai cair na prova

Marcada para 12 de janeiro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha abordando conteúdos de conhecimentos gerais e específicos. As demais etapas incluem:
  • análise de títulos para professor;
  • curso de formação para agente comunitário de saúde e agente de endemias;
  • e teste físico para guarda municipal.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Prefeitura de Pariconha

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Concurso Prefeitura de Água Branca AL: inscrições abertas para 86 vagas.

 Concurso Prefeitura de Água Branca - sede do Executivo
 Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/10/2019, às 15h10 - Atualizado às 15h57

Estão abertas as inscrições para o concurso Prefeitura de Água Branca, no Estado de Alagoas, destinado a preencher 86 vagas. Os salários partem de R$ 998 e alcançam R$ 5.500.
Quem possui nível fundamental pode disputar as funções de coveiro (3 postos), pedreiro (1) e vigilante escolar (3).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para agente comunitário de saúde (3), agente de endemias (2), agente de trânsito (2), agente de vigilância sanitária (1), auxiliar de consultório dentário (3), agente administrativo (3), digitador (2), guarda municipal (4), técnico de enfermagem (5), auxiliar de serviços gerais (5), motorista CNH "B" (4), motorista CNH "D" (2), operador de máquinas (1), professor de ensino fundamental (5) e assistente administrativo educacional (8).
As oportunidades de nível superior são para assistente social (2), controlador interno (1), enfermeiro (1), enfermeiro PSF (1), engenheiro ambiental (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (1), médico clínico geral (1), odontólogo (3), professor de matemática (1), professor de inglês (1), professor de língua portuguesa (1), psicólogo (1), terapeuta ocupacional (1), educador físico (1), médico veterinário (1), médico ginecologista obstetra (1), médico cardiologista (1), médico PSF (3), médico psiquiatra (1) e médico pediatra (1).

Como se inscrever

As inscrições para o concurso Prefeitura de Água Branca vão até 10 de dezembro, devendo ser efetuadas pelo site www.admtec.org.br. São cobradas taxas de:
  • R$ 80 (nível fundamental);
  • R$ 100 (médio);
  • R$ 120 (superior).
O processo seletivo é organizado pelo Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (81) 3445-4469.

Concurso Prefeitura de Água Branca AL: fases

Marcada para 12 de janeiro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha abordando conteúdos de conhecimentos gerais e específicos. As demais etapas incluem:
  • análise de títulos para professor;
  • curso de formação para agente comunitário de saúde e agente de endemias;
  • e teste físico para guarda municipal.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Prefeitura de Água Branca

Concurso Prefeitura de Mata Grande AL: inscrições abertas para 291 vagas !!!

 Concurso Prefeitura de Mata Grande - sede do Executivo
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 21/10/2019, às 14h35 - Atualizado em 22/10/2019, às 09h12

Foram abertas nesta segunda-feira (21) as inscrições para o concurso Prefeitura de Mata Grande, no Estado de Alagoas, destinado a preencher 291 vagas. A oferta salarial varia de R$ 998 a R$ 6.000.
Quem possui nível fundamental pode escolher entre as funções de auxiliar de serviços gerais (43 postos), operador de máquinas (2) e vigia (22).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para agente comunitário de saúde (36), agente de combate a endemias (4), agente administrativo (20), auxiliar de educação infantil (20), motorista CNH "D" (5), motorista CNH "B" ou "C" (10), professor de educação infantil e anos iniciais (35), técnico de enfermagem (14), almoxarife (2), agente de vigilância sanitária (3) e guarda municipal (14).
As oportunidades de nível superior são para assistente social (4), biomédico (1), contador (1), controlador (1), enfermeiro (2), enfermeiro obstetra (2), farmacêutico (2), fisioterapeuta (2), médico cardiologista (1), médico clínico geral (4), médico clínico geral plantonista (3), médico ginecologista (2), médico pediatra (1), nutricionista (2), cirurgião dentista (2), médico veterinário (1), procurador jurídico (1), psicólogo (3) e professor nas áreas de língua portuguesa (6), educação física (2), ciências (4), geografia (2), história (2), língua inglesa (2), matemática (6) e informática (2).

Como se inscrever

As inscrições para o concurso Prefeitura de Mata Grande vão até 10 de dezembro, devendo ser efetuadas pelo site www.admtec.org.br. As taxas de participação custam:
  • R$ 80 (nível fundamental);
  • R$ 100 (médio);
  • R$ 120 (superior).
O processo seletivo é organizado pelo Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (81) 3445-4469.

Concurso Prefeitura de Mata Grande: o que vai cair na prova

Marcada para 12 de janeiro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha abordando conteúdos de conhecimentos gerais e específicos. As demais etapas incluem:
  • análise de títulos para professor;
  • teste físico para guarda municipal;
  • e curso de formação para agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias.
A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do governo municipal.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Prefeitura de Mata Grande


segunda-feira, 21 de outubro de 2019

PREFEITURA DE PALRMEIRINA CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL Nº 01/2019, PUBLICADO EM 21 DE OUTUBRO DE 2019.

 Resultado de imagem para PALMEIRINA PE
A prefeitura do município de Palmeirina, estado de Pernambuco, através da comissão devidamente nomeada para conduzir o presente processo de concurso público, autorizada pelo prefeito Marcelo Neves de Lima, torna público o presente edital de concurso público que visa à contratação de profissionais para os cargos relacionados neste instrumento.
ÍNDICE
CAPÍTULO 1: DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS
CAPÍTULO 2: DOS DIREITOS E DEVERES DO (A) CANDIDATO (A)
CAPÍTULO 3: DO CRONOGRAMA PREVISTO
CAPÍTULO 4: DOS CARGOS
CAPÍTULO 5: DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO
CAPÍTULO 6: DAS VAGAS
CAPÍTULO 7: DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO
CAPÍTULO 8: DOS PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIAL
CAPÍTULO 9: DAS PROVAS OBJETIVAS
CAPÍTULO 10: DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)
CAPÍTULO 11: DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS
CAPÍTULO 12: DOS GABARITOS DAS PROVAS OBJETIVAS
CAPÍTULO 13: DA AVALIAÇÃO DE SEGUNDA FASE
CAPÍTULO 14: DOS CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE SEGUNDA FASE
CAPÍTULO 15: DOS RESULTADOS
CAPÍTULO 16: DOS RECURSOS
CAPÍTULO 17: DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
CAPÍTULO 18: DA NOTA FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO FINAL NO CONCURSO
CAPÍTULO 19: DO PROVIMENTO DOS CARGOS
CAPÍTULO 20: DO ESTÁGIO PROBATÓRIO
CAPÍTULO 21: DA COMPETÊNCIA DAS COMISSÕES
CAPÍTULO 22: DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
ANEXO I - DAS VAGAS POR CATEGORIA PROFISSIONAL
ANEXO II - DAS ATRIBUIÇÕES, REQUISITOS, CARGAS HORÁRIAS E REMUNERAÇÕES.
ANEXO III - DO CONTEÚDO E COMPOSIÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS
ANEXO IV - MODELO DO CARTÃO RESPOSTA
ANEXO V - PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA ADOTADOS DURANTE A APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA
CAPÍTULO 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS
1. O concurso público será regido por este edital e executado pelo Instituto de Administração e Tecnologia, denominado ADM&TEC, sediado na Rua Professora Ângela Pinto, nº 88, sala 05, bairro da Torre, cidade de Recife, Estado de Pernambuco - CEP: 50.710-010. Fone: (81) 3445.4469.
2. O concurso público será realizado sob a responsabilidade do Instituto ADM&TEC inclusive no que concerne à realização das provas, cabendo ao município de Palmeirina efetuar a homologação, convocação e nomeação dos candidatos aprovados.
3. O concurso público destina-se a selecionar candidatos (as) visando ao preenchimento de vagas em cargos na forma como se encontram estabelecidos nos ANEXOS I e II deste edital, no que se refere aos quantitativos de categoria profissional, vagas, salários e cargas horárias.
4. Os itens deste edital poderão sofrer eventuais retificações, atualizações ou acréscimos a critério da comissão do concurso e do Instituto ADM&TEC, respeitados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência da administração pública, previstos no artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
5. Os documentos entregues em conformidade com o edital nas diversas etapas deste concurso público não serão devolvidos em hipótese alguma.
6. Os (as) candidatos (as) aprovados (as) dentro do número de vagas ofertadas neste edital serão nomeados (as) no período de validade deste concurso, a critério da prefeitura de Palmeirina.
Página 2 de 40 | Concurso público para a prefeitura de Palmeirina (PE)
7. Serão nomeados (as) os (as) candidatos (as) classificados (as) segundo a ordem de classificação, já considerados os critérios de desempate, ficando, neste caso, a nomeação condicionada às disposições pertinentes e às necessidades da prefeitura de Palmeirina.
8. Os (as) candidatos (as) nomeados (as) estarão subordinados (as) ao regime jurídico único dos servidores do município de Palmeirina e demais legislações municipais, estaduais e federais.
9. As provas serão realizadas no município de Palmeirina e em municípios próximos, conforme disponibilidade de locais que atendam aos requisitos mínimos definidos pelo ADM&TEC e quantitativo de inscritos, sendo aplicada aos domingos, nos turnos da manhã e/ou da tarde.
10. O presente concurso público será realizado sob a supervisão de uma comissão do concurso público.
1. A. ETAPAS DO CERTAME.
1. Serão realizadas provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório para TODOS OS CARGOS, conforme conteúdo programático disponível no ANEXO III deste edital.
2. Exclusivamente para os cargos de PROFESSOR, será realizada prova de títulos (etapa de 2ª fase) de caráter classificatório.
3. Exclusivamente para o cargo de AGENTE DE ENDEMIAS, será realizado curso de formação (etapa de 2ª fase) de caráter eliminatório.
4. As disposições complementares para as etapas de 2ª fase poderão constar em edital específico publicado no momento de convocação para a respectiva fase.
CAPÍTULO 2. DOS DIREITOS E DEVERES DO (A) CANDIDATO (A)
2.A. DOS DIREITOS DO (A) CANDIDATO (A)
1. O (a) candidato (a) poderá submeter recursos através do formulário do site do ADM&TEC, nos prazos determinados neste edital, informando corretamente todos os dados que se fizerem necessários para a sua submissão.
2. O (a) candidato (a) poderá solicitar esclarecimentos adicionais através do telefone (81) 3445.4469 ou do e-mail concursos@admtec.org.br, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
3. O (a) candidato (a) poderá, dentro dos prazos estabelecidos no cronograma deste edital, solicitar correção de seus dados cadastrais,
4. O (a) candidato (a) que atender aos requisitos para a solicitação de isenção da taxa de inscrição, ou seja, que se enquadrar no disposto no decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, poderá fazê-la, desde que apresente corretamente todos os documentos necessários, dentro do prazo e meio estabelecidos neste edital.
2.B. DOS DEVERES DO (A) CANDIDATO (A)
1. O (a) candidato (a) deverá tratar respeitosamente todos os demais candidatos e também todos os representantes do Instituto ADM&TEC, inclusive coordenadores, fiscais e avaliadores, agindo com responsabilidade e obedecendo aos deveres impostos por este edital.
2. O (a) candidato (a) deverá zelar pelo ambiente de realização das provas, bem como todo o material de aplicação do concurso.
3. O (a) candidato (a) deverá agir de boa-fé na apresentação de todos os documentos necessários, não utilizando meios fraudulentos ou ilegais em qualquer etapa do certame, cumprindo rigorosamente as disposições do presente edital.
4. O (a) candidato (a) deverá responsabilizar-se por todas as informações prestadas no ato da inscrição.
5. O (a) candidato (a) deverá estar ciente dos requisitos de escolaridade, vencimento, carga horária e atribuições do (s) cargo (s) a que se inscreveu.
6. O (a) candidato (a) deverá ler este edital e estar ciente dos dispositivos do referido documento.
7. O (a) candidato (a) deverá apresentar, em todas as etapas avaliativas, o seu documento de identificação original com foto atual e nítida, no qual constem seus dados pessoais de forma legível, de modo a permitir a sua identificação pela equipe do ADM&TEC.
8. O (a) candidato (a) deverá obedecer a todas as determinações deste edital, às normas informadas na sinalização dos locais de realização das etapas deste certame e às determinações e orientações dos coordenadores, fiscais e avaliadores do Instituto ADM&TEC.
9. O (a) candidato (a), na solicitação de inscrição, deverá declarar ter ciência e aceitar que, caso aprovado (a), deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos neste edital e na legislação vigente para o cargo/área/especialidade por ocasião da posse.
10.O candidato deverá contribuir com a realização de qualquer tipo de inspeção ou verificação de segurança nos locais de realização das etapas do concurso público, inclusive permitindo que sejam feitas vistorias em mochilas,
Página 3 de 40 | Concurso público para a prefeitura de Palmeirina (PE)
malas, bolsas, casacos, capacetes e outros pertences pessoais do candidato, quando solicitado por um coordenador do ADM&TEC. Com o objetivo de confirmar a inexistência de materiais de comunicação ou outros materiais proibidos nos prédios de realização das etapas do concurso.

Concurso TJ SP: definida banca para novo edital !!!

Concurso TJ SP - sede do Tribunal de Justiça de São Paulo
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/10/2019, às 15h22

concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) já conta com banca definida para o cargo de notário de cartórios. A escolhida é a Fundação Vunesp, por dispensa de licitação, de acordo com publicação no diário oficial da justiça nesta quinta-feira, 17 de outubro. Desta forma, o próximo passo é a assinatura do contrato, que deve ocorrer em breve. Após este procedimento, poderá ser publicado o edital de abertura de inscrições. 
A seleção foi autorizada em 14 de fevereiro e já conta, inclusive, com comissão formada. O número de vagas ainda deverá ser confirmado. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito ou comprovar o exercício de atividade notarial ou de registro pelo prazo mínimo de dez anos. Para as vagas de remoção será necessário ser titular de delegação de serviço notarial ou de registro por, no mínimo, dois anos. A expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja publicado ainda no primeiro semestre.
A carreira não conta com uma remuneração fixa, que corresponde ao total arrecadado pela respectiva unidade notarial, descontados os respectivos tributos ao governo. A renda mínima é de 13 salários mínimos, o que corresponde a R$ 12.974, completada até este total em caso de serventias deficitárias.
A comissão do concurso TJ SP para notário de cartórios é presidida pelo desembargador Walter Rocha Barone. Embora o número de vagas ainda não esteja confirmado, resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina que dois terços das vagas deverão ser destinadas para o provimento de vagas e um terço para remoção de notários já em atividade, que desejam mudar de lugar de exercício.

Concurso TJ SP - último edital para notário de cartórios

O último concurso TJ SP para o cargo de notário de cartórios ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 165 vagas, já considerando provimento e remoção. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.
A seleção contou com provas objetivas, prova escrita e prática, avaliação oral e análise de títulos.
A parte objetiva contou com 100 questões, sendo 45 sobre registros públicos e notariais, 15 de direito civil, quatro de direito processual civil, duas de direito penal, uma de direito processual penal, seis de direito tributário, seis de direito comercial, dez de direito administrativo, dez de direito constitucional e uma de conhecimentos gerais
A prova escrita e prática contou com duas questões discursivas, uma peça prática e uma dissertação sobre as disciplinas do conteúdo programático.
Já a análise de títulos contou com limite de dez pontos.

Prova anterior TJ SP

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do TJ SP, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso TJ SP para notários de cartórios, direcionando a preparação para o estilo da banca.
Veja mais detalhes sobre o concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para o cargo de notário de cartórios, o anexo do edital, cronograma completo do processo de seleção com informações do período de inscrição e prova, atribuições e conteúdo programático para os diversos cargos disponíveis assim que o certame avançar.

Concurso PRF: expectativa de novos concursos anuais até 2022 !

 Concurso PF - viatura da Polícia Rodoviária Federal

O novo concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) segue em pauta. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Deolindo Carniel, a instituição conta com uma promessa do governo de promover novos certames para a instituição anualmente até 2022, com oferta de mil vagas cada. De acordo com o sindicalista, o objetivo é contar com 13.098 policiais rodoviários até o final do governo Jair Bolsonaro.  Novas informações deverão ser confirmadas em breve
Recentemente, o ministro da justiça, Sergio Moro, pediu ao Ministério da Economia que o orçamento previsto no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) seja revisto e ampliado. De acordo com segundo ele, o total de R$ 2,61 bilhões apresentados pelo Ministério da Economia representa um corte de 32% no total referente a 2019.  Moro considera que, para que os trabalhos do Ministério da Justiça não sejam comprometidos, é necessário um acréscimo de R$ 3,71 bilhões ao total indicado no PLDO. A complementação de recursos também é importante para viabilizar a contratação de servidores, como já acenado pelo presidente Jair Bolsonaro, podendo haver contratação de remanescentes do último concurso e a almejada nova seleção. Neste sentido, o pedido de confirmação de verbas para novas contratações já tramita no Ministério da Economia.  
Vale lembrar que o diretor-geral da corporação, Adriano Furtado, também afirmou, recentemente, que pretende ter o quadro completo de servidores preenchido até 2022. "O objetivo, a meta e todo o empenho nosso vai ser para chegar ao final de 2022 com o quadro de servidores legais completo", disse.  Além disso, em 22 de julho, o presidente Jair Bolsonaro disse que o órgão poderá ser uma exceção dentro da política de contenção de contratação de servidores anunciada recentemente pelo ministro da economia Paulo Guedes.  "Paulo Guedes determinou que poucas áreas terão concurso, porque não tem como pagar mais. O proglema é esse. A gente até gostaria, em uma área ou outra. Abri uma exceção para a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal", disse o presidente.
De acordo com informações divulgadas pelo órgão, o pedido do novo concurso PRF 2019,  já encaminhado para o Ministério da Economia, visa preencher 4.435 vagas, sendo 4.360 destinadas para o cargo de policial rodoviário federal, que pede nível superior para ingresso, e 75 para a carreira de agente administrativo, para quem possui ensino médio. Agora, a expectativa é de que o processo tramite internamente pelo Ministério da Economia e alguma definição seja anunciada, o quanto antes, pelo ministro Paulo Guedes. Assim que definidas, novas informações serão divulgadas.
Vale ressaltar que, recentes declarações do Ministro Paulo Guedes tem ido contra a liberação de novos concursos públicos, até que a revisão do orçamento e equilíbrio das contas públicos, com diversas iniciativas para protelar as decisões. No entanto, a segurança pública e o policiamento federal tem sido o foco do atual governo federal, sempre defendido pelo atual presidente Bolsonaro.
Os interessados em ingressar na carreira de policial rodoviário federal devem possuir curso de nível superior em qualquer área de formação, além de carteira de habilitação a partir da categoria “B”.  A remuneração inicial do cargo é de R$ 10.357,88, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458,00.  No caso do cargo de agente administrativo, o inicial é de R$ 4.022,77, já incluindo o auxílio-alimentação, também com 40 horas semanais.
Mesmo com o último concurso PRF realizado recentemnte, uma nova seleção para este ano já estava sendo cogitada, tendo em vista que o total oferecido no certame não supre as necessidades do órgão.  Em 16 de janeiro de 2019, o diretor-geral da corporação, Adriano Marcos Furtado, confirmou a possibilidade de outra seleção, em visita à sede da FenaPRF (Federação Nacional dos Policiais Federais Rodoviários). A reunião também contou com o diretor executivo do órgão, José Lopes,  e o presidente da federação, Deolindo Paulo Carniel.
Na ocasião, o sindicalista solicitou que o diretor-geral fizesse gestão junto ao governo para a realização de novos concursos, no sentido de suprir as vagas existentes em lei. De acordo com ele, a corporação ainda conta com uma defasagem de aproximadamente 3 mil servidores, podendo chegar a 5 mil em 2022. Nesgte sentido, o novo pedido encaminhado pelo órgão já tem por finalidade suprir as necessidades que forem surgindo dentro deste período.
Vale lembrar que, em novembro, o então diretor-geral, Renato Dias, em resposta a questionamentos de candidatos em uma rede social, já havia antecipado que um outro certame estava previsto para ocorrer em 2019. Na ocasião, disse que a nova seleção deverá contar com muito mais vagas do que as 500 autorizadas para o concurso de 2018, em andamento.  

Carência de pessoal da PRF

Desde antes da autorização do atual concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal), o então diretor-geral já alertava que o total de 500 vagas seria insuficiente para suprir as necessidades do órgão, que atualmente é de aproximadamente 3 mil profissionais, em decorrência de mais de 2 mil aposentadorias ocorridas em 2018.

domingo, 20 de outubro de 2019

Concurso Emprel PE: inscrições abertas para vagas com salários de até R$ 4,6 mil !!!

 Concurso Emprel - sede da Empresa de Informática da Prefeitura do Recife
 Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 10/10/2019, às 11h48 - Atualizado em 19/10/2019, às 18h29

O edital do concurso PC AL  (Polícia Civil do Estado do Alagoas), previsto inicialmente para ter seu edital publicado até dezembro, deverá ficar mesmo para 2020, de acordo com declaração recente do governador Renan Filho. De acordo com ele, a prioridade, antes da seleção, será convocar remanescentes do último edital. Além disso, diz que deverá ser encaminhado um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, liberando a nova seleção.  Ao todo, serão oferecidas 360 vagas, sendo 300 para agente e 60 para delegado. Novas informações sobre o concurso deverão ser confirmadas em breve
Para concorrer ao cargo de agente é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área, enquanto para delegado, os interessados devem possuir formação em direito. No caso de agente, os interessados também devem possuir carteira de habilitação.
As remunerações ainda não foram anunciadas, mas no último concurso do órgão, em 2012, foram de R$ 3.800 para agente e R$ 12.593,22 para delegado, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Cargo de delegado do concurso PC AL

Em relação ao concurso PC AL, no caso de delegado, o governador já havia confirmado que deverá ser modificada a lei de acessos, o que já está combinado com a categoria e com a Secretaria da Fazenda. "Isso vai criar uma nova faixa de delegados e possibilitar a entrada de delegados no Estado com ascensão para a segunda faixa num curto espaço de tempo, melhorando bastante a condição de o Estado fazer novos concursos. Vamos mandar o projeto no próximo mês para a Assembleia Legislativa aprová-lo antes do recesso legislativo”, explicou o governador.
A seleção é aguardada desde janeiro, quando inicialmente anunciada pelo governador. Em janeiro, o governador anunciou, ainda, que também serão oferecidas oportunidades para a área de perícia oficial, o que não foi reforçado com a nova declaração. "Segurança pública se faz, sobretudo, com investimentos em inteligência, com mais presença nas ruas e com mudança de postura. Esse é o nosso trabalho. Fortalecer a Polícia Civil e a Perícia Oficial vai elevar  a  capacidade investigativa que, a meu ver, é fundamental no sentido de quebrar a roda do crime, que é alimentada sempre pela impunidade", disse.    

Concurso PC AL: seleção está autorizada desde 2018

O concurso PC AL é aguardada desde  abril de 2018, quando publicada, em diário oficial, a autorização oficial do certame. Porém, o documento ainda não determinava a oferta de vagas, bem como cargos contemplados na seleção.  

Concurso PC AL: veja como foi último edital

O último concurso PC AL ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 400 vagas, sendo 240 para agentes, 120 para escrivães e 40 para delegados. A organizadora foi o Cebraspe e a seleção contou com provas objetivas e discursivas, provas de aptidão física, avaliação prática de digitação para o cargo de escrivão, avaliação psicológica, análise de títulos para delegado, investigação social e de conduta pessoal e exames médicos. Além disso, os aprovados foram submetidos a uma segunda etapa, composta de curso de formação policial.

sábado, 19 de outubro de 2019


Concurso SEC BA abre inscrições para mais de 2 mil vagas !!!

Concurso SEC BA: vagas para professores
 Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/10/2019, às 10h48 - Atualizado em 18/10/2019, às 10h02
Entra em vigor nesta sexta-feira, dia 18 de outubro de 2019, o prazo de inscrição do concurso SEC BA (Secretaria da Educação do Estado da Bahia). O processo seletivo visa o preenchimento de 2.491 vagas temporárias para o cargo de professor. A lotação ocorrerá em 416 municípios componentes dos Núcleos Territoriais de Educação do Estado da Bahia (BA).
Ofertas estão distribuídas entre as disciplinas de artes, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia. A exigência é de diploma de conclusão de curso de nível superior na área.
A remuneração inicial oferecida é de R$ 1.713,46, sendo composta pelas seguintes parcelas: R$ 1.306,19 de vencimento básico e R$ 407,27 de gratificação de estímulo às atividades de classe. A jornada de trabalho semanal é de 20 horas.
De acordo com o edital do concurso SEC BA, o prazo determinado de contratação será de até 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez.

Como se inscrever no concurso SEC BA

As inscrições serão recebidas até o dia 4 de novembro de 2019, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é www.selecao.uneb.br/educbasicasec.
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 100, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

Concurso SEC BA: prova

Todos os inscritos no concurso SEC BA serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatória e classificatória. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos gerais (língua portuguesa, educação brasileira - temas educacionais e pedagógicos, noções de igualdade racial e de gênero, conhecimentos interdisciplinares) e 30 de conhecimentos específicos.
Com duração máxima de quatro horas, o exame será aplicado no dia 8 de dezembro de 2019, nas seguintes cidades do Estado da Bahia: Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Serrinha, Itabuna, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Amargosa, Juazeiro, Barreiras, Macaúbas, Caetité, Itaberaba, Ipirá, Jacobina, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salvador e Eunápolis.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso SEC BA.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Concurso PC AL: governador confirma nova previsão de edital.

 Concurso PC AL: policiais
 Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/05/2019, às 12h15 - Atualizado em 18/10/2019, às 11h32
O edital do concurso PC AL  (Polícia Civil do Estado do Alagoas), previsto inicialmente para ter seu edital publicado até dezembro, deverá ficar mesmo para 2020, de acordo com declaração recente do governador Renan Filho. De acordo com ele, a prioridade, antes da seleção, será convocar remanescentes do último edital. Além disso, diz que deverá ser encaminhado um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, liberando a nova seleção.  Ao todo, serão oferecidas 360 vagas, sendo 300 para agente e 60 para delegado. 
Para concorrer ao cargo de agente é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área, enquanto para delegado, os interessados devem possuir formação em direito. No caso de agente, os interessados também devem possuir carteira de habilitação.
As remunerações ainda não foram anunciadas, mas no último concurso do órgão, em 2012, foram de R$ 3.800 para agente e R$ 12.593,22 para delegado, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Cargo de delegado do concurso PC AL

Em relação ao concurso PC AL, no caso de delegado, o governador já havia confirmado que deverá ser modificada a lei de acessos, o que já está combinado com a categoria e com a Secretaria da Fazenda. "Isso vai criar uma nova faixa de delegados e possibilitar a entrada de delegados no Estado com ascensão para a segunda faixa num curto espaço de tempo, melhorando bastante a condição de o Estado fazer novos concursos. Vamos mandar o projeto no próximo mês para a Assembleia Legislativa aprová-lo antes do recesso legislativo”, explicou o governador.
A seleção é aguardada desde janeiro, quando inicialmente anunciada pelo governador. Em janeiro, o governador anunciou, ainda, que também serão oferecidas oportunidades para a área de perícia oficial, o que não foi reforçado com a nova declaração. "Segurança pública se faz, sobretudo, com investimentos em inteligência, com mais presença nas ruas e com mudança de postura. Esse é o nosso trabalho. Fortalecer a Polícia Civil e a Perícia Oficial vai elevar  a  capacidade investigativa que, a meu ver, é fundamental no sentido de quebrar a roda do crime, que é alimentada sempre pela impunidade", disse.    

Concurso PC AL: seleção está autorizada desde 2018

O concurso PC AL é aguardada desde  abril de 2018, quando publicada, em diário oficial, a autorização oficial do certame. Porém, o documento ainda não determinava a oferta de vagas, bem como cargos contemplados na seleção.  

Concurso PC AL: veja como foi último edital

O último concurso PC AL ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 400 vagas, sendo 240 para agentes, 120 para escrivães e 40 para delegados. A organizadora foi o Cebraspe e a seleção contou com provas objetivas e discursivas, provas de aptidão física, avaliação prática de digitação para o cargo de escrivão, avaliação psicológica, análise de títulos para delegado, investigação social e de conduta pessoal e exames médicos. Além disso, os aprovados foram submetidos a uma segunda etapa, composta de curso de formação policial.

Concurso Prefeitura de Belo Jardim PE: alterado endereço de inscrição.

Concurso da Prefeitura de Belo Jardim: sede do órgão
 Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br
Publicado em 25/09/2019, às 15h44 - Atualizado em 17/10/2019, às 17h51
Com prazo até 25 de outubro, o concurso da Prefeitura de Belo Jardim, cidade situada no Estado de Pernambuco (PE), teve o endereço de inscrição presencial alterado. O cadastro continua na Biblioteca, só que na rua Quitéria Neves, 44-92, no período das 9h às 12h e das 14h às 17h.
As inscrições online permanecem normais e o edital do processo seletivo visa ao preenchimento de 376 vagas em diversos cargos de todos os níveis de escolaridade.
Candidatos que têm o ensino fundamental podem se inscrever para as funções de auxiliar de serviços gerais (39 vagas), jardineiro (2), magarefe (14), magarefe/lombador (6), magarefe/fateira (12) e servente de pedreiro (4).
Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances são para os empregos de agente de combate as endemias (6), agente administrativo (22), auxiliar em saúde bucal (3), auxiliar de farmácia (3), eletricista (2), mecânico (2), motorista/condutor de ambulância (7), motorista (5), operador de máquinas pesadas (9), pedreiro (4), técnico agrícola (2), técnico em desenhos (4), técnico em edificações (2), técnico em enfermagem (11), técnico em laboratório (2), técnico em imobilização ortopédica (2), técnico de operação em raio-x (2), técnico de projetos (3), técnico de segurança do trabalho (2) e vigia (15) .
Nível superior é requisito para assistente social (4), arquiteto (2), biomédico (3), contador (2), coordenador executivo (3), educador físico (3), enfermeiro (9), engenheiro ambiental (2), engenheiro civil (2), farmacêutico (3), fiscal fazendário (7), fiscal sanitário(8), fisioterapeuta (3), fonoaudiólogo (2), médico nas especialidades de anestesiologista (2), clínico geral (9), clínico geral/plantonista (21), cirurgião geral (2), dermatologista (2), ginecologista (2), infectologista (2), obstetra (2), gastroenterologista (2), pediatra (2), psiquiatra (2), ortopedista (2), urologista (2), médico radiologista (1), sanitarista (2) e veterinário (3), nutricionista (2), odontólogo (3), pedagogo (11), procurador (3), professor I (32), professor nas disciplinas de língua portuguesa (6), língua inglesa (3), matemática (6), ciências naturais (3) e geografia (3), psicólogo escolar (2), psicólogo clínico (4) e terapeuta ocupacional (2).
De acordo com o edital do concurso da Prefeitura de Belo Jardim, os salários iniciais oferecidos partem de R$ 998 e chegam a R$ 3.000.

Como se inscrever no concurso da Prefeitura de Belo Jardim

Interessados em concorrer a uma das ofertas devem preencher a ficha cadastral no endereço eletrônico da empresa responsável pela organização e execução da seleção, que é www.facetconcursos.com.br. As inscrições serão recebidas até o dia 25 de outubro de 2019.
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, nos valores de R$ 60 (ensino fundamental), R$ 80 (níveis médio e técnico) e R$ 100 (formação superior), e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

Concurso da Prefeitura de Belo Jardim: provas

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva de múltipla escolha, que versará sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, didática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos.
Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no dia 1º de dezembro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.
O concurso da Prefeitura de Belo Jardim ainda contará com as seguintes avaliações: prova prática para motorista/condutor de ambulância, motorista, operador de máquinas pesadas, eletricista, jardineiro, magarefe e pedreiro; e análise de títulos para professores.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Prefeitura de Belo Jardim.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Seas CE: novo concurso confirmado para 1.080 vagas !!!

Concurso Seas CE - Sede do Seas CE
 Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/10/2019, às 11h01 - Atualizado às 15h12
Um novo concurso Seas CE (Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo) será realizado em breve, com uma oferta de nada menos que 1.080 vagas, sendo 963 oportunidades para cargos com exigência de ensino médio e 116 para carreiras de nível superior. O primeiro passo ocorreu nesta quarta-feira, 16 de outubro, com a publicação, em diário oficial, do nome da banca organizadora, que será a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), por meio de dispensa de licitação. Com isto, o próximo passo será a assinatura do contrato, que deve ocorrer em breve, para que o edital de abertura de inscrições possa ser efetivamente publicado. Desta forma, os interessados devem ficar de sobreaviso
Embora a relação de cargos ainda não tenha sido anunciada, a expectativa é de que o edital seja publicado em breve, tendo em vista a urgência em iniciar as contratações, uma vez que o órgão não está conseguindo suprir as demandas por falta de servidores e pela necessidade de reestruturação do Sistema Estadual Socioeducativo.
De acordo com a publicação, em 2016 foi sancionada a lei estadual 16.178, de 27 de setembro, que cria os cargos, com o objetivo de compor, em caráter efetivo, a estrutura organizacional do órgão. “Face a urgente necessidade de reestruturação e reordenamento do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, notadamente frente a atuação do programa de enfrentamento à violência Pacto por um Ceará Pacífico”, diz a justificativa do processo publicado.
Neste sentido, em 2017, o órgão publicou um edital para o preenchimento de vagas temporárias, gerando a necessidade de realizar concurso para preenchimento efetivo, que agora deve ser efetivamente iniciado.

Concurso Seas CE: saiba como foi a última seleção

O último concurso Seas CE foi a seleção para contratos temporários iniciada em 2017, quando foram oferecidas 924 vagas. A seleção foi composta de duas etapas, incluindo provas objetivas e análise de títulos.
A parte objetiva contou com 60 questões, versando sobre direito constitucional, direitos humanos, legislação especial e regimento interno da unidade Seas

Novo concurso PM BA para soldado e bombeiro: veja funções dos cargos.

 Concurso PM BA - soldados perfilados

Nesta quarta-feira (16), foi dada a largada para o novo concurso PM BA (Polícia Militar da Bahia). O edital conta com 1.250 vagas de soldado, sendo 250 destinadas ao quadro do Corpo de Bombeiros.
Para quem almeja fazer parte de uma das duas corporações, o caminho até a aprovação já tem datas marcadas: as inscrições vão de 21 outubro a 19 de novembro e as provas ocorrem em 19 de janeiro. O resultado do processo seletivo será divulgado em 9 de abril.
Antes de iniciar as atividades operacionais, os aprovados realizarão curso de formação com duração de nove meses. Concluído o treinamento, os novos soldados e bombeiros estarão prontos para irem às ruas. Confira a seguir detalhes sobre a rotina de trabalho desses profissionais.

Concurso PM BA: atribuições do soldado

  • executar o policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades, planejado pelas autoridades policiais militares competentes, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a preservação da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos;
  • exercer a missão do policiamento ostensivo de segurança, de trânsito urbano e rodoviário, de proteção ambiental, guarda de presídios e instalações vitais, além do relacionado com a prevenção criminal, justiça restaurativa, proteção e promoção aos direitos humanos, preservação e restauração da ordem pública;
  • atuar de maneira preventiva para dissuasão em locais ou áreas específicas, onde se presuma ser possível a perturbação da ordem;
  • atuar de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem, e exercer a atividade de repressão criminal especializada;
  • executar, quando designado, atividades de inteligência, de forma integrada com o Sistema de Inteligência, na forma da lei;
  • participar, quando designado, de pesquisa, estatística e análise criminal, com vistas à ação policial-militar;
  • garantir, quando designado, o exercício do poder de polícia aos órgãos públicos, especialmente os da área fazendária, sanitária, de proteção ambiental, de uso e ocupação do solo e do patrimônio cultural;
  • atender à convocação, inclusive mobilização, do Governo Federal em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção;
  • integrar equipe que tenha por objetivo realizar vistorias e inspeções em estruturas e edificações utilizadas para eventos públicos, com vistas à segurança pública; 
  • instruir e orientar, quando designado, na forma da lei federal, as guardas municipais se assim convier à Administração do Estado e dos respectivos Municípios;
  • exercer outras competências necessárias ao cumprimento da finalidade institucional da Polícia Militar da Bahia, no âmbito administrativo ou operacional.

O que faz o bombeiro

  • Executa atividades de defesa civil;
  • executa atividades de prevenção, combate a incêndios e a situações de pânico;
  • executa as ações de busca, resgate, suporte básico de vida e salvamento de pessoas e bens;
  • executa atividades de prevenção e extinção de incêndios florestais;
  • realiza inspeções e vistorias de estruturas, edificações e áreas de risco, objetivando a prevenção a incêndios e demais sinistros, na forma da lei;
  • realiza perícias de incêndio e explosão, relacionadas com a competência do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia;
  • executa ações de defesa interna e territorial, em situações de convocação do Governo Federal, em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção;
  • realiza a fiscalização de segurança contra incêndio e pânico no Estado;
  • executa ações de inteligência, de forma integrada com o Sistema de Inteligência, na forma da lei;
  • exerce o poder de polícia nas situações que redundem riscos à vida ou ao patrimônio, na forma da lei;
  • exerce outras competências necessárias ao cumprimento da finalidade institucional do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, no âmbito administrativo ou operacional.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso PM BA