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terça-feira, 8 de outubro de 2019

Concurso EBSERH: definidas bancas para 2.250 vagas em todo o país !!!

 Concurso EBSERH: unidade hospitalar

Estão definidas as organizadoras responsáveis pelos dois editais do concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), cujo objetivo será preencher 2.250 vagas em diversos cargos. As bancas escolhida são o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e a Vunesp, conforme publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (8).
O IBFC foi selecionado para organizar o processo seletivo com oportunidades para 39 hospitais universitários federais, enquanto a Fundação Vunesp terá a função de cuidar da primeira seleção para o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HC-UFU).
Com a escolha das bancas, o próximo passo para a realização do processo seletivo será a assinatura do contrato de prestação de serviços entre ambas as partes. Feito isso, faltará apenas elaborar o cronograma com todas as etapas do certame, sendo que a expectativa é de que os editais sejam publicados ainda em 2019.
O concurso será balizado por dois projetos básicos, sendo que o primeiro contabiliza 1.363 vagas para 40 unidades. Destas ofertas, 448 são para médico em 69 especialidades, 800 para a área assistencial e 115 para cargos administrativos.
Com relação ao outro documento, este apresenta 887 ofertas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) distribuídas da seguinte maneira:
  • 173 para médico em 71 especialidades,
  • 614 para área assistencial e
  • 100 para administrativos.
As oportunidades estão distribuídas entre unidades hospitalares gerenciadas pela EBSERH espalhadas por todo o país.

Unidades do concurso nacional

Com relação as oportunidades do edital com 1.363 vagas, elas serão para as seguintes unidades:
  • Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA)
  • Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI)
  • Complexo Hospitalar da UFC (Hospital Universitário Walter Cantídio CH-UFC
    /HUWC-UFC)
  • Complexo Hospitalar da UFC (Maternidade Escola Assis Chateaubriand CHUFC / MEAC-UFC)
  • Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT)
  • Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN)
  • Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN)
  • Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN)
  • Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE)
  • Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB)
  • Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros (HU-UNIVASF)
  • Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG)
  • Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB-UFCG)
  • Hospital Universitário da UFS (HU-UFS)
  • Hospital Universitário de Lagarto
  • Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES-UFBA)
  • Maternidade Climério De Oliveira (MCO-UFBA)
  • Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL)
  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH - Sede
  • Hospital Universitário de Brasília - (HUB-UnB)
  • Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG)
  • Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF)
  • Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-UNIRIO)
  • Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP-UFF)
  • Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM-UFES)
  • Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG)
  • Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD)
  • Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS)
  • Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT)
  • Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM)
  • Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCAR)
  • Complexo do Hospital da UFPR (Maternidade Victor Ferreira do Amaral CHC-UFPR (MVFA)
  • Complexo do Hospital da UFPR (Hospital de Clínicas da HC-UFPR CHC-UFPR)
  • Hospital Universitário da UFSC (HU-UFSC)
  • Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM)
  • Hospital Escola da UFPEL (HE-UFPEL)
  • Hospital Universitário Doutor Miguel Riet Corrêa Junior (HU-FURG)
  • Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-UFAM)
  • Complexo Hospitalar Universitário da UFPA (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza CHU-UFPA/HUBFS)
  • Complexo Hospitalar Universitário da UFPA (Hospital Universitário João de Barros Barreto CHU-UFPA/HUJBB)

Mais detalhes sobre o concurso EBSERH

O diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, explicou que "a realização desse concurso nacional é orientada por três principais fatores: a substituição tanto de pessoal de Regime Jurídico Único que se aposenta, e essa era mesmo a ideia por trás da concepção da Ebserh; quanto a substituição do pessoal que tem o chamado vínculo precário, que são pessoas vinculadas às fundações universitárias, por celetistas, em ambos os casos. Além disso, há uma alta rotatividade de profissionais da área de saúde, o que prejudica os serviços que são prestados".
Também foi informado que nas duas seleções os participantes serão submetidos por duas etapas: prova objetiva e análise de títulos e de experiência profissional

Concurso EBSERH: último edital

Em 2018, foi realizado o concurso EBSERH com o intuito de 1.196 vagas em diversas unidades hospitalares e na sede da própria estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Das oportunidades, 39 eram para área médica, 713 para assistencial; e 144 para preenchimento na área administrativa.
O concurso EBSERH foi organizado pelo Cespe e a seleção constou de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contou com 100 questões que versaram sobre conhecimentos básicos, conhecimentos complementares e/ou conhecimentos específicos.
Com três horas de duração, o teste foi aplicado nas cidades de Maceió/AL, Manaus/AM, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Vitória/ES, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Campo Grande/MS, Dourados/MS, Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, Uberaba/MG, Belém/PA, Cajazeiras/PB, Campina Grande/PB, João Pessoa/PB, Curitiba/PR, Petrolina/PE, Recife/PE, Teresina/PI, Niterói/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Santa Cruz/RN, Pelotas/RS, Santa Maria/RS, Rio Grande/RS, Florianópolis/SC, São Carlos/SP, São Paulo/SP, Aracaju/SE, Lagarto/SE e Araguaína/TO.

Concurso Alerj: novo edital previsto para 2020.

 Concurso Alerj - Sede da Alerj
 Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/10/2019, às 11h00 - Atualizado às 15h09
Um novo concurso Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) já está em pauta para ocorrer em 2020. Acontece que a seleção já consta no projeto de lei do orçamento do próximo ano. Informações sobre cargos e vagas somente poderão ser anunciadas futuramente, após a sanção do orçamento. De qualquer forma, a informação já gera interesse para quem pretende ingressar no quadro de servidores da casa.
Vale lembrar que a Assembleia conta com dois concursos com prazos de validade prorrogados recentemente. No caso de especialista legislativo foi publicada, em 8 de agosto, a prorrogação até 15 de agosto de 2021. Já um segundo concurso, para a carreira de procurador, agora terá validade até 13 de julho de 2022.

Concurso Alerj  - Saiba como foi a última seleção

O último concurso Alerj ocorre em 2016. Na ocasião, a banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A oferta foi de 44 vagas, sendo 40 para a carreira de especialista em diversas áreas de atuação e 4 para procurador, todos com exigência de formação de nível superior nas respectivas áreas.
Para especialista, a seleção contou com provas objetivas e práticas, enquanto para procurador, foi composta de provas objetivas, discursivas, avaliação oral e análise de títulos.
Para especialistas, o conteúdo programático contou com temas de língua portuguesa, noções de direito público, noções de regimento interno do Poder Legislativo e conhecimentos específicos.
Para procurador, língua portuguesa, direito administrativo, direito constitucional, direito financeiro e tributário, direito ambiental, direito eleitoral, direito previdenciário, direito civil e empresarial, direito processual civil, direito penal e processual penal e noções do regimento interno do poder legislativo.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Concurso Prefeitura de Quixeramobim CE: inscrições abertas para 400 vagas !!!

 Concurso Prefeitura Quixeramobim - sede do Executivo
 Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/10/2019, às 11h31 - Atualizado às 15h54
Foram abertas nesta segunda-feira (7) as inscrições para o concurso Prefeitura de Quixeramobim, no Estado do Ceará, destinado a preencher 400 vagas, entre imediatas e cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 998 a R$ 8.000.
Quem possui nível fundamental pode escolher entre as funções de monitor de transporte escolar (10 postos + 10 CR), motorista CNH "B" (6 + 30 CR) e motorista CNH "D" (2 + 10 CR).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para auxiliar de farmácia (2 + 2 CR), cuidador social (2 + 2 CR), facilitador esportivo e de lazer (5 + 5 CR), facilitador social (2 + 2 CR), fiscal de obras e serviços (2 + 2 CR), fiscal de tributos (2 + 2 CR), monitor de educação (25 + 25 CR), orientador social (5 + 5 CR), técnico em eletricidade predial (1 + 1 CR), técnico em enfermagem (10 + 10 CR), técnico em imobilização ortopédica (1 + 1 CR), técnico em laboratório - análises clínicas (1 + 1 CR), técnico em saúde bucal (5 + 5 CR), técnico em segurança do trabalho (1 + 1 CR), tradutor e intérprete de Libras (2 + 2 CR) e cadista (1 + 1 CR).
Curso superior é requisito para advogado (2 + 2 CR), assistente social (5 + 5 CR), contador (1 + 1 CR), educador físico (1 + 1 CR), enfermeiro (7 + 7 CR), engenheiro ambiental (1 + 1 CR), engenheiro eletricista (1 + 1 CR), farmacêutico (1 + 1 CR), fisioterapeuta (2 + 2 CR), médico (6 + 6 CR), médico psiquiatra (1 + 1 CR), nutricionista (1 + 1 CR), odontólogo (5 + 5 CR), pedagogo (3 + 3 CR), professor de ciências naturais (6 + 6 CR), professor de ciências sociais (5 + 5 CR), professor de educação física (4 + 4 CR), professor de linguagens e códigos (6 + 6 CR), professor polivalente (35 + 35 CR), psicólogo (4 + 4 CR), técnico de análise de dados (1 + 1 CR) e terapeuta ocupacional (1 + 1 CR).

Como se inscrever

As inscrições para o concurso Prefeitura de Quixeramobim vão até 6 de novembro, devendo ser efetuadas pelo site www.consulpam.com.br. São cobradas taxas de:
  • R$ 75 (nível fundamental);
  • R$ 110 (médio);
  • R$ 155 (superior).
O processo seletivo é organizado pela Consulpam. Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio dos telefones (85) 3224-9369 e 3239-4402.

Concurso Prefeitura de Quixeramobim: etapas

A seleção envolverá prova objetiva (todas as vagas) e análise de títulos (funções de nível superior), em 18 e 19 de janeiro, além de teste prático (motorista), em data a ser definida.

Concurso Fundac PB: último dia de inscrições para agente socioeducativo.

Concurso Fundac PB: unidade do órgão
Terminam às 23h59 desta segunda-feira (7) as inscrições do concurso Fundac (Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida), na Paraíba, com 400 vagas para agente socioeducativo
O cargo cobra ensino médio e oferece remuneração inicial de R$ 1.617,20, já considerando a gratificação de risco (399,20) e o auxílio alimentação (1.617,20). Pode haver, ainda, o acréscimo de 20% de adicional noturno.
Do total de oportunidades, 348 são destinadas a homens e 52 a mulheres. As chances estão distribuídas entre três áreas do Estado. A escolha por uma das localidades deve ocorrer durante o registro da inscrição. São elas:
  • Área I (277 vagas): composta pelos municípios de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Mamanguape, Rio Tinto, Sapé, Itabaiana e Guarabira;
  • Área II (88): Lagoa Seca, Campina Grande, Alagoa Grande, Bananeiras e Monteiro;
  • Área III (35): Sousa, Santa Luzia, Patos, Piancó, Itaporanga, Conceição, Uiraúna e Cajazeiras.

Como se inscrever

As inscrições para o concurso Fundac PB são recebidas somente pela internet, devendo ser efetuadas por meio do site http://www.ibade.org.br/. O valor da taxa de participação é de R$ 56.
O processo seletivo é organizado pelo Ibade (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone 0800 668 2175.

Concurso Fundac PB: o que vai cair na prova

Marcada para 27 de outubro, a avaliação objetiva cobrará a resolução de 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, história da Paraíba, direitos humanos e conhecimentos específicos. As demais etapas incluem:
  • análise de títulos, com entrega dos documentos de 9 a 11 de dezembro;
  • teste de capacidade física, de 11 a 19 de janeiro de 2020;
  • investigação social, com entrega dos documento de 10 a 14 de fevereiro;
  • exame psicotécnico, em 8 de março e 3 de maio;
  • e curso de formação profissional, de 13 de julho a 7 de agosto.
A seleção terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Fundac PB para agente socioeducativo

RECONHECIMENTO DE MAIS UM VENCEDOR !!!


 PAULO GUILHERME, POLICIAL MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS VAI ATÉ A EMPRESA F M C AGRADECER AO PROF, FÁBIO MADRUGA PELA APROVAÇÃO E MATRICULA- SE NOVAMENTE PARA MAIS UMA JORNADA DE ESTUDOS !!!

domingo, 6 de outubro de 2019

Concurso TJ RS: saiu edital com vagas para oficial de justiça.

 Concurso TJ RS: sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Foi publicado, nesta sexta-feira (4), o aguardado edital do concurso TJ RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) que preencherá três vagas, além de formar cadastro reserva, no cargo de oficial de justiça. O documento que oficializa a abertura da seleção foi divulgado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso.
A função requer nível médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.639,73, além de gratificação de R$ 845,96, auxílio condução de R$ 845,96 e adicional de risco de vida de R$ 1.973,90, totalizando R$ 9.305,55.
As oportunidades são principalmente para a classe PJH, que inclui as cidades do interior do estado, cuja validade do último concurso foi encerrada em dezembro de 2018.  
As inscrições para o concurso do TJ RS poderão ser efetuadas a partir das 14h do dia 07 de outubro, por meio do site da FGV. Será possível se candidatar até as 16h de 5 de novembro de 2019, pagando taxa de R$ 86.
Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas que serão aplicadas somente na cidade de Porto Alegre-RS no dia 16 de fevereiro de 2020. Serão cobradas 80 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
  • Língua Portuguesa - 30 questões
  • Conhecimentos Específicos/Tópicos de Legislação - 50 questões
  • Microinformática - 10 questões
O concurso TJ RS terá prazo de validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos, a critério do órgão.
"O trabalho desempenhado pelos oficiais de justiça e assistentes sociais judiciário é imprescindível à prestação jurisdicional e não será abrangido pela  esperada diminuição de necessidade de pessoal com a implantação do eproc, porque suas tarefas não são passíveis de automatização. Assim, mostra-se conveniente a autorização do Conselho para dar início às providências necessárias à formatação para posterior abertura de novo concurso para os cargos de oficial de justiça e assistente social", disse a relatora do expediente no Conselho, a corregedora-geral de justiça, desembargadora Denise Oliveira Cezar, quando da autorização do concurso.  
A comissão atualizada do concurso é presidida pelo juiz-corregedor Lucas Maltez Kachny. Também fazem parte do grupo os servidores  André Vorraber Costa e Gioconda Fianco Pitt, tendo como suplentes Vanise Rohrig Monte,tendo e André de Oliveira Pires. Para o cargo de assistente social também fará parte a assistente social judiciária Marleni Venério Hoffmeinster. 

Concurso  TJ RS - último edital

O último edital do concurso TJ RS para oficial de justiça ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 116 vagas. A organizadora foi a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), para as cidades de Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santo Ângelo.
A prova objetiva contou com 80 questões, sendo 30 de língua portuguesa (com mínimo de 18 acertos), 40 de conhecimentos específicos/tópicos de legislação (com mínimo de 24) e dez de microinformática (com mínimo de seis).     

Prova anterior TJ (RS)

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou diversas provas de Oficial de Justiça, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. Avalie se a organizadora será a mesma para o novo concurso TJ RS.
+ O JC Concursos fará a cobertura completa do certame, por isso, confira todas as novidades na página do concurso TJ RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul).

Concurso TRE PA: projeto básico é concluído e cargos são revelados.

Concurso TRE PA: cartório de Alenquer
Redação | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 25/09/2019, às 15h53 - Atualizado em 04/10/2019, às 14h59
A comissão do novo concurso TRE PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) já concluiu o projeto básico do certame e em breve deve definir a banca organizadora, para que o edital seja publicado ainda em 2019.
O presidente da comissão, Rodrigo Augusto Nascimento Montero Valdez chegou a afirmar recentemente que: "Nossa intenção é realizar o concurso o quanto antes, inclusive para já termos o reforço desses novos colegas no pleito das eleições municipais do ano que vem. Os procedimentos adotados no momento são a definição do quadro, a confecção do projeto básico e a contratação da organizadora".

Áreas contempladas

Conforme divulgado no site do tribunal, o concurso terá oportunidades para técnico e analista judiciários. As vagas definidas serão para as seguintes áreas:
  • analista judiciário da área judiciária (1 vaga) e
  • técnico judiciário da área administrativa (2).
Ainda haverá cadastro reserva para:
  • analista judiciário para medicina com especialidade em psiquiatria (1),
  • técnico judiciário para operação de computadores (1),
  • analista judiciário sem especialidade (2) e
  • analista judiciário em análise de sistemas (1).

Concurso TRE PA: oportunidades

A carreira de técnico aceita ensino médio ou curso técnico, dependendo da área, e apresenta inicial de R$ 8.501,45, exceto a especialidade de segurança e transporte, cujo vencimento corresponde a R$ 9.608.52.
Com relação ao analista, que requer formação superior, o tribunal paga mensalmente R$ 13.365,38 ao servidor. No caso da área do oficial de justiça, o valor sobe para R$ 15.181,77.
Vale ressaltar que os salários do concurso TRE PA contam com o auxílio-alimentação e as gratificações.

Comissão do certame

A comissão do concurso TRE PA é presidida por Rodrigo Augusto Nascimento Montero Valdez e também conta com a participação de Márcia Socorro Raiol de Moraes Nascimento e Renato Holanda Alves.

Último concurso TRE PA

O certame aconteceu em 2013 e abriu oito vagas imediatas, mais o cadastro reserva. As oportunidades ficaram distribuídas da seguinte maneira:
  • Técnico judiciário – área administrativa: 4 vagas + CR
  • Técnico judiciário – área de operação de computadores: CR
  • Técnico judiciário – área de programação de sistemas: 1 vaga + CR
  • Analista judiciário – área judiciária: 1 vaga + CR
  • Analista judiciário – área administrativa: CR
  • Analista judiciário – área de engenharia elétrica: 1 vaga + CR
  • Analista judiciário – área de taquigrafia: 1 vaga + CR
  • Analista judiciário – área de análise de sistemas: CR
  • Analista judiciário – área de medicina: CR
Sob a organização do Iades (Instituto Americano de Desenvolvimento), o concurso TRE PA recebeu 17.818 inscrições.

Prova anterior TRE (PA)

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou dezenas de provas de TRE, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. Avalie se a organizadora será a mesma para o novo concurso TRE PA.
+ Confira no JC Concursos todas as novidades deste certame na página do concurso TRE PA.

sábado, 5 de outubro de 2019

Concurso SEAD SE divulga edital com 147 vagas.

 Concurso SEAD SE: inscrições pela internet
 Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/10/2019, às 14h08
Saiu o edital do concurso SEAD SE (Secretaria de Estado da Administração de Sergipe). O processo seletivo preencherá 147 vagas para atuação nas unidades de execução de medidas socioeducativas da Fundação Renascer.
Ofertas estão distribuídas entre os cargos de socioeducador (130 vagas) e orientador social nas áreas de psicologia (10), pedagogia (4) e serviço social (3). O primeiro posto exige ensino médio e recebe o salário de R$ 2.197,60, enquanto que o segundo emprego requer nível superior na área e ganha o vencimento de R$ 2.690,85.
Interessados em concorrer a uma das chances deverão se inscrever entre os dias 7 e 11 de outubro de 2019, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico do órgão, que é www.sead.se.gov.br. O candidato deverá anexar os títulos antes de enviar a inscrição (somente documentos no formato PDF e com tamanho de até 512KB).

Etapas do concurso SEAD SE

Todos os inscritos no concurso SEAD SE serão avaliados por meio de duas etapas: avaliação de títulos, de caráter eliminatório e classificatório; e aprovação no curso de preparação, de caráter eliminatório.

BLOG COLINAS NEWS: Ex aluno já aprovado por Fábio Madruga Concursos, ...

BLOG COLINAS NEWS: Ex aluno já aprovado por Fábio Madruga Concursos, ...: Professor Fábio Madruga e o aluno Paulo Guilherme Quem conhece a competência do Fábio Madruga Concursos, sabe que só no referido cu...

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Projeto reserva 25% das vagas em concursos da segurança para mulheres.

Concurso  - Sede do planalto federal
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/10/2019, às 14h38


Tramita, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 5361/2019, do deputado Roberto Pessoa (PSDB/CE) que tem por finalidade reservar 25% das vagas nos concursos públicos na área de segurança pública exclusivamente para mulheres. A proposta foi apresentada na última quinta-feira, 3 de outubro e agora deve seguir para análise nas diversas comissões, antes de ser votada, de forma definitiva, no plenário da casa.
De acordo com a proposta, a reserva será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas for igual ou superior a quatro. Também determina que, em caso de quantitativo fracionado, este será aumentado para o primeiro inteiro subsequente, em caso de fração maior que 0,5 ou diminuído para o número inferior, caso seja menor que 0,5.
Ainda segundo o documento, as candidatas concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às destinadas à ampla concorrência, de acordo com a classificação.
Também considera que, se não existir número de aprovadas suficiente para ocupar as vagas reservadas, as remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e preenchidas pelas demais aprovadas, de acordo com a ordem de classificação.
De acordo com a justificativa do projeto, a pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública (Senasp) apurou que a participação feminina nas Polícias Civis corresponde a menos de 20% do efetivo nacional. “Nas Polícias Militares e Bombeiros, essa participação é de 7,2% e 7,9%, respectivamente. Nessas duas corporações militares, vários estados ainda mantêm as cotas para o ingresso de mulheres, variando de 10 a 15% das vagas disponibilizadas a cada concurso”, diz. “O marco de entrada de mulheres nas instituições de segurança pública no Brasil foi sua admissão no Corpo Feminino da Guarda Civil do Estado de São Paulo, em 1955. Esse processo teria se intensificado a partir dos anos 80 com a redemocratização. Nas décadas seguintes houve um aumento de mulheres nas instituições policiais acompanhado por muitas mudanças, inclusive em sua qualificação profissional. Hoje é possível encontrar mulheres em diferentes atividades, desde o comando até o operacional. No entanto, a maior parte delas continua atuando em postos administrativos, mais identificados com o feminino (...) Isto posto, entendo que a entrada das mulheres nas instituições de segurança pública e, particularmente, nas forças armadas, teve como objetivo melhorar a relação das instituições com a sociedade. Afastar a imagem de truculência, corrupção e abusos que acompanham a história dessas instituições constituiria o efeito esperado dessa presença feminina nos quadros policiais, ou seja, a atuação policial deixava de ser uma atuação eminentemente de força e de intimidação para, aos poucos, tornar-se uma atuação relacional com a sociedade, técnica e protetiva (...) Desta forma, apresentamos o presente projeto de lei que, além de sugerir o aumento do efetivo de mulheres na área de segurança pública, traz à baila um sentimento de justiça: a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, independente da área de atuação”.

PROF. FÁBIO MADRUGA NO QUADRO DÚVIDAS DE CONCURSEIROS NA TV NOVA NORDESTE AFILIADA DA TV CULTURA / DIA 04 DE OUTUBRO DE 2019 !!!


Concurso Caixa: secretário garante que banco não deve ser privatizado.

 Concurso Caixa : Agência da Caixa Econômica Federal
 Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/10/2019, às 10h59
O concurso Caixa (Caixa Econômica Federal) segue garantido, embora sem previsão de quando poderá ocorrer. Acontece que o secretário especial de Desestatização, Desinfestimentos e Mercados, Salim Mattar, confirmou que o banco está entre as instituições que não correm risco de privatização no governo Jair Bolsonaro. Além da Caixa, outros órgãos citados pelo secretário e que também não correm riscos nesse sentido estão o Banco do Brasil e a Petrobrás.
De acordo com ele, eventuais discordâncias que existiam no governo em termos de privatizações não existem mais. "Há alinhamentos entre os ministros", disse. Ainda segundo ele, alguns órgãos já estão confirmados e deverão ser privatizados, incluindo Correios, Casa da Moeda e Eletrobrás.

Concurso Caixa - Convocação de remanescentes

 Em relação a um novo concurso Caixa, a instituição segue em processo de convocação de remanescentes da última seleção, realizada  em 2014, em decorrência de decisão judicial. A última informação, nesse sentido, diz respeito a uma nova convocação de mais 800 servidores, anunciada recentemente pelo presidente do banco, Pedro Guimarães. 
Em 3 de junho haviam sido convocados 320 remanescentes, em todo o país, para exames admissionais e comprovação de requisitos. 
A expectativa é de que sejam chamados 2.500 novos servidores, de acordo com declaração anterior do presidente da CEF, em janeiro. O objetivo das contratações é fortalecer a rede de agências, valorizando o atendimento aos clientes e sociedade. 
As nomeações deverão ocorrer em paralelo a um Programa de Demissões Voluntárias (PDV) iniciado em 20 de maio, com adesão até  7 de junho, com o objetivo de desligar até 3.500 servidores.  
De qualquer forma, no início do ano, quando anunciada a possibilidade das contratações, o presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, já havia afirmado que a retomada das contratações é positiva, mas não resolve."Os empregados estão cada vez mais sobrecarregados e adoecidos a cada dia. Não adianta chamar 2.500 concursados e forçar a saída de 5 mil, 10 mil trabalhadores com plano de demissão e aposentadoria", disse "É preciso reforçar o quadro de pessoal".
De acordo com dados da Federação, em 2014 a instituição fechou o ano com 101 mil funcionários. A direção do banco se comprometeu a contratar mais 2 mil servidores. Porém, ainda segundo a Fenae, desde então 16 mil pessoas deixaram o quadro de pessoal do banco, principalmente por meio de planos de desligamento.
A não convocação dos aprovados no concurso público realizado pela Caixa em 2014 foi alvo de Ação Civil Pública ingressada pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e em Tocantins. No dia 6 e outubro de 2016, veio a vitória em primeira instância. Na decisão, a juíza Natália Queiroz, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, postergou a validade do certame até o trânsito em julgado da ação        

Saiba mais sobre o quadro total de pessoal da CEF

Em 9 de janeiro, o governo publicou uma norma em diário oficial que limita em 90 mil o número de funcionários do conglomerado formado pela Caixa Econômica Federal, incluindo a Caixa Participações e Caixa Seguridade.
Na prática, a determinação não influencia muito no atual quadro, tendo em vista que no terceiro trimestre de 2018, a Caixa publicou balanço apontando um total de 86,4 mil servidores, número menor que no ano anterior, quando, em setembro de 2017, contava com 87,8 mil   

Saiba mais sobre o cargo de técnico bancário da Caixa

O cargo de técnico bancário da CEF, um dos mais procurados do funcionalismo, exige apenas ensino médio, com remuneração de R$ 2.932,32, incluindo salário base de R$ 2.025e R$ 907,32 de benefícios  - isso no concurso Caixa Econômica de 2014.

A grande procura se deve, ainda, aos benefícios oferecidos pela instituição, como possibilidade de evolução salarial ao longo da trajetória profissional, possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados, possibilidade de participação em plano de saúde de previdência complementar, auxílio refeição-alimentação, auxílio cesta-alimentação, possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento e programas de preservação da saúde, qualidade de finda e prevenção de acidentes.

Conheça as atribuições do técnico bancário da CEF 

Cabe ao técnico bancário da Caixa Econômica prestar atendimento e fornecer informações solicitadas por clientes e público, efetuar atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho da unidade, operar computador, terminais e outros equipamentos,instruir e relatar processos administrativos e operacionais, efetuar cálculos diversos referentes às operações, programas e serviços da Caixa, elaborar e redigir correspondências, preparar o movimento diário,manter atualizadas as operações, programas e serviços implantados eletronicamente, dar andamento em processos e documentos tramitados na unidade, realizar trabalho relativo à edição de textos e planilhas eletrônicas, arquivos, pesquisa cadastral, controle de protocolo e demais atividades operacionais e elaborar e preparar mapas, gráficos, relatórios e outros documentos.  

Embora o último concurso Caixa Econômica tenha sido apenas para formar cadastro reserva de pessoal, a seleção contou com nada menos do que 1.156.744 inscritos em todo o país. A organizadora foi oCespe/UnB.

Como foi o último concurso da Caixa Econômica Federal 

No edital da Caixa Econômica de 2014, constou que a prova objetiva teve 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos básicos foram 14 de língua portuguesa, com peso dois, e 36 sobre matemática, raciocínio lógico, atualidades, ética e legislação específica, com peso um. Conhecimentos específicos contou com peso dois. Os candidatos também foram submetidos a uma prova discursiva de conhecimentos específicos, com peso um.  

Possibilidade de um novo concurso

Após a convocação dos aprovados de último concurso, não há expectativa concreta para a realização de um novo processo de seleção na Caixa Econômica Federal (CEF). Apesar de sindicatos apontarem o quadro reduzido de servidores para o cargo de técnico bancário, os órgãos federais aguardam definições sobre as novas políticas do governo, para a solicitação de um novo pedido, no qual o Ministro da Economia Paulo Guedes, têm reforçado uma possível recessão dos concursos até que seja realizado a informatização para uma visão mais atualizada sobre as estatais.

Prova anterior Caixa Econômica Federal (CEF)

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do órgão, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para um possível próximo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.

Concurso Prefeitura Ribeira do Pombal BA: inscrições abertas para 124 vagas.

 Concurso Prefeitura Ribeira do Pombal - sede do Executivo
 Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/10/2019, às 13h59 - Atualizado em 04/10/2019, às 09h10
Estão abertas as inscrições para o concurso Prefeitura Ribeira do Pombal, no Estado da Bahia, destinado a preencher 124 vagas. Os salários variam de R$ 998 a R$ 8.449,26.
Quem possui nível fundamental pode escolher entre as funções de auxiliar de serviços educacionais (40 postos), motorista CNH "D" (4) e operador de máquinas pesadas (3).
Há chances com exigência de ensino médio para fiscal de meio ambiente (1), fiscal de postura (4) e técnico em enfermagem (14), cargo que também cobra formação técnica.
As oportunidades de nível superior são para psicólogo (1), assistente social (3), auditor fiscal (1), assistente de recursos humanos (1), coordenador pedagógico (10), educador físico (2), farmacêutico/bioquímico (1), engenheiro (2), fisioterapeuta (1), médico PSF (10), nutricionista (1), odontólogo (2), procurador municipal (1) e professor nas áreas de matemática (7), português (5), história (3), geografia (2), ciências (2) e inglês (3).

Como se inscrever

As inscrições para o concurso Prefeitura de Ribeira do Pombal vão até 31 de outubro, devendo ser efetuadas pelo site www.brbconsultoria.com.br. São cobradas taxas de:
  • R$ 45 (nível fundamental);
  • R$ 65 (médio);
  • R$ 78,50 (médio/técnico);
  • R$ 98,50 (superior).
O processo seletivo é organizado pela BRB Assessoria. Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (75) 3024-3624.

Concurso Prefeitura Ribeira do Pombal: etapas

O certame envolverá duas fases: prova objetiva (todas as vagas), marcada para 24 de novembro, e análise de títulos (cargos de nível superior), envio dos documentos entre 9 e 10 de janeiro.
A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do governo municipal.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Prefeitura de Ribeira do Pombal
Dicas de estudo para o concurso Prefeitura de Ribeira do Pombal

Sobre Prefeitura Ribeira do Pombal

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Concurso Embasa BA: definida banca para 854 vagas !!!

 Concurso Embasa: tratamento de água na Embasa
  Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/10/2019, às 10h34
concurso Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento da Bahia) já conta com banca organizadora definida. De acordo com documento publicado no último dia 1 de outubro, a escolhida é o Instituto AOCP, escolhido por dispensa de licitação. Com isto, o próximo passo é a assinatura do contrato, que deve ocorrer em breve. Somente então deverá ser confirmada a data de publicação do edital de aberturua de inscrições. O governador Rui Costa chegou a dizer, em julho, que a divulgação não deve demorar a ocorrer.
Conforme uma resolução publicada no dia 23/06/2019 no Diário Oficial da Bahia, será para o preenchimento de 854 vagas. A distribuição de oportunidades por cargo ainda não está definida. A seleção, já contava com dotação orçamentária, prevista pela lei 14.036, sancionada pelo governador em 20 de dezembro.

Concurso Embasa: último edital

O último concurso Embasa ocorreu em 2017. Na ocasião, a oferta foi para o preenchimento de 600 vagas, distribuídas por diversos cargos, com oportunidades para quem possui níveis médio, técnico e superior. A banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
O concurso Embasa contou com oportunidades para as carreiras de agente operacional, operador de processos de água e de esgoto, agente administrativo, assistente de laboratório, técnico operacional – edificações, técnico em eletromecânica, analista de tecnologia da informação – desenvolvimento, contador/analista de gestão – ciências contábeis e engenheiro, nas áreas civil, produção civil, sanitária, sanitária ambiental e elétrica.       
As provas objetivas foram compostas de temas sobre língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, noções de legislação, noções de administração pública, noções gerais da igualdade racial e de gênero, conhecimentos específicos e redação. 
Embora o último concurso Embasa tenha sido realizado há menos de dois anos, é importante ressaltar que o prazo de validade foi de seis meses, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período. Desta forma, já foi encerrado em dezembro de 2018, o que permite que ao menos parte dos cargos oferecidos possa ser novamente indicado na próxima seleção. 

Concurso Embasa: prova anterior

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do Embasa, realizado pela organizadora IBFC, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas, para que o candidato possa analisar e direcionar a preparação.
Acompanhe todos os detalhes do concurso Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento da Bahia) no JC Concursos, que fará a cobertura completa até a publicação do edital e convocação para as provas.

Edital Senado Federal: novo concurso autorizado para 40 vagas.

Concurso Senado Federal - plenário do Senado
 Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/10/2019, às 02h43
Um novo edital Senado Federal deve ser publicado nos próximos meses. Acontece que o presidente da casa, senador David Alcolumbre, publicou, em diário oficial, nesta quinta-feira, 3 de outubro, o ato número 2, que autoriza a realização de novo concurso público para o órgão, para o preenchimento de 40 vagas efetivas, sendo 24 para cargos com exigência de ensino médio e 16 de nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 18.591,18 a R$ 32.020,77. Além disso, a seleção também será destinada a formar cadastro reserva de pessoal. Uma vez autorizado, os próximos passos são formar a comissão organizadora e, posteriormente, definir o nome da banca organizadora. Somente então poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.
Para quem possui ensino médio, o concurso contará com 24 vagas para o cargo de  técnico legislativo nível II, com inicial de R$ 18.581,18, considerando salário de R$ 4.257,57, gratificação de atividade legislativa de R$ 9.366,62, gratificação de representação de R$ 2.412,45 e gratificação de desempenho de R$ 2.554,54
Para analista legislativo, de nível superior, serão 12 postos, sendo 2 para a área de administração, 1 para arquivologia,  1 para assistente social, 1 para contabilidade, uma para enfermagem, 1 para informática legislativa, 2 para processo legislativo, 1 para registro e redação parlamentar, 1 para engenharia do trabalho e 1 para engenharia eletrônica e telecomunicações. Para estas carreiras, o inicial é de R$ 24.782,47, incluindo salário básico de R$ 6.550,09, gratificação de atividade legislativa de R$ 10.339,10, gratificação de representação de R$ 3.963,33 e gratificação de desempenho de R$ 3.930,05
Por fim, ainda para quem possui nível superior, o concurso contará com 4 vagas para advogados. O inicial é de R$ 32.020,77, incluindo salário de R$ 7.627,60, gratificação de atividade legislativa de R$ 14.302,42, gratificação de representação de R$ 5.514,19 e gratificação de desempenho de R$ 4.576,56

Edital Senado Federal - Saiba os benefícios oferecidos

O edital Senado Federal contará, além dos salários, com benefícios aos servidores, incluindo auxílio-alimentação no valor de R$ 924,16 e auxílio transporte, com desconto de 6% na folha de pagamento. Além disso, servidores ativos, inativos, pensionista e seus dependentes contam com assistência de saúde, por meio de sistema integrado de saúde.

Edital Senado Federal - Saiba como foi o último concurso  

O edital Senado Federal foi publicado em seu último concurso em 2011, quando foram oferecidas 260 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Do total de oportunidades, 142 foram para o cargo de analista legislativo em diversas áreas, 9 para consultor legislativo em diversas áreas, 84 para técnico legislativo em diversas áreas e 25 para técnico legislativo na área de polícia legislativa.

.MPPE cobra que Prefeitura de Lajedo publique edital de concurso público em até 180 dias .




https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9a/Brasao_lajedo.png


02/10/2019 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Lajedo, Rossine Cordeiro, deflagrar as ações necessárias para adequar o quadro de servidores municipais com a realização de concurso público para o preenchimento de vagas. O MPPE estipulou um prazo de 180 dias para que a gestão publique o edital do certame.
A recomendação foi expedida diante do descumprimento de um cronograma apresentado pelo próprio secretário de Administração do município em maio do ano passado, quando a gestão municipal indicou que realizaria o concurso até novembro de 2018. O cronograma não foi cumprido e Lajedo continua sem realizar nenhum concurso desde 200, de modo que o município mantém mais servidores temporários e comissionados que efetivos em seus quadros.
As informações fornecidas pela Prefeitura de Lajedo evidenciam a prática da contratação temporária para o exercício de funções típicas de cargos efetivos, sem observância dos requisitos estabelecidos na Constituição Federal. O provimento de cargos em comissão tampouco obedece às regras previstas pela Lei Maior”, destacou a promotora de Justiça Giovanna Mastroianni de Oliveira, no texto da recomendação.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Concurso Bombeiros SP abre inscrições para 600 vagas !!!

 Concurso Bombeiros SP - viatura do corpo de bombeiros
Entra em vigor nesta terça-feira, dia 1º de outubro de 2019, o prazo de inscrição do concurso Bombeiros SP da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP). A seleção visa o preenchimento de 600 vagas temporárias para o cargo de guarda-vidas, para atuação nas praias litorâneas e de águas interiores de rios e represas no período de verão.
Poderão concorrer a uma das ofertas candidatos de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos, que concluíram o ensino fundamental e que possuem aptidão física específica. O salário inicial é de R$ 1.290,66, acrescido de vale-transporte e vale-refeição.
Oportunidades estão distribuídas entre as seguintes cidades do Estado de São Paulo (SP): Ilha Comprida (36 vagas), Guarujá (50), Iguape (14), Bertioga (58), Peruíbe (40), São Sebastião (30), Itanhaém (50), Ilha Bela (12), Mongaguá (60), Caraguatatuba (20), Praia Grande (100), Ubatuba (50), São Vicente (20), São Paulo/Guarapiranga (36), Santos (10) e São Bernardo do Campo/Billings (14).
De acordo com o edital do concurso Bombeiros SP, a vigência do contrato de trabalho será de, no máximo, cinco meses.

Como se inscrever no concurso Bombeiros SP

As inscrições serão recebidas até o dia 28 de outubro de 2019, através do endereço eletrônico www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br. Não serão cobradas taxas de participação.
Os candidatos também poderão efetuar a inscrição pessoalmente, no horário das 9h às 18h, nas seguintes unidades do Corpo de Bombeiros:
  • Ilha Comprida - Av. Beira Mar s/nº - Balneário Britânia - (13) 3842-1232
  • Iguape - Av. Beira Mar s/nº - Balneário Britânia - (13) 3842-1232
  • Peruíbe - Av. Governador Mário Covas Júnior s/nº - Jardim Ribamar - (13) 3455-4010
  • Itanhaém - Av. Governador Mário Covas Júnior, 335 - Cibratel II - (13) 3425-5226
  • Mongaguá - Av. Governador Mário Covas Júnior, 7683 - Itaóca - (13) 3448-7745
  • Praia Grande - Rua Gilberto Fouad Beck, 110 - Vila Mirim - (13) 3472-4055
  • São Vicente - Av. Embaixador Pedro de Toledo s/nº - Centro - (13) 3467-9288
  • Santos - Av. Presidente Wilson s/nº - José Menino - (13) 3237-6962
  • Guarujá - Av. Miguel Stefano, 2474 - Enseada - (13) 3355-6974
  • Bertioga - Rua Irmãos Adornos, 74 - Centro - (13) 3317-1516
  • São Sebastião - Av. Francisco Loop, 631 - Maresias - (12) 3865-6700
  • Ilha Bela - Av. Francisco Loop, 631 - Maresias - (12) 3865-6700
  • Caraguatatuba - Av. José Herculano, 7.495 - Porto Novo, atrás da prefeitura sul - (12) 3887-3151
  • Ubatuba - Rua Guanabara, 18 - Perequê-Açu - (12) 3833-5373
  • São Paulo - Av. Atlântica, 3686 - Guarapiranga - (11) 3396-2687
  • São Bernardo do Campo - Av. Kennedy, 67 - Jardim do Mar - (11) 4330-1234

Concurso Bombeiros SP: provas

O concurso Bombeiros SP será constituído das seguintes etapas: deferimento da inscrição, mediante análise de documentação e apresentação de atestado médico; análise da documentação para a contratação; e provas práticas de habilidades técnicas, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas de habilidades técnicas serão constituídas das seguintes modalidades: correr/andar um percurso de 1.000 metros, no tempo máximo de oito minutos; e nadar 200 metros em piscina no tempo máximo de seis minutos. As avaliações serão aplicadas no dia 5 de novembro de 2019.
O estágio e treinamento terá duração de três semanas, a ser frequentado pelos candidatos aprovados na seletiva, com assinatura de contrato dos aprovados em 8 de novembro e início em 11 de novembro.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições e cronograma, na página do concurso Bombeiros SP.

Prova anterior Bombeiros SP

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas de Salva-Vidas, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.

FABIO MADRUGA CONCURSOS

Concurso INSS: novo edital pode ser decidido em audiência.

 Concurso INSS: fachada do INSS
Cresce cada vez mais expectativa de que o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) seja realizada em breve. No dia 2 de outubro acontecerá uma audiência na Justiça que pode decidir os preparativos para o processo seletivo, já que o MPF (Ministério Público Federal) e a União podem chegar a um acordo sobre novas contratações.
Vale ressaltar que, no último dia 24 de setembro, foi discutido na Câmara dos Deputados o alto déficit de servidores enfrentado pelo instituto, que chega a 19 mil. A audiência aconteceu na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Um dos argumentos do cenário catastrófico é que o INSS tem recebido cerca de 1 milhão de requerimentos por mês, sendo que a fila de atendimento está cada vez mais congestinada.
Mesmo sem a previsão para o concurso INSS, o Orçamento Federal 2020 já prevê ao órgão, na parte de Receitas da Seguridade Social, uma reserva de R$ 10.853.343 para "inscrição em concursos e processos seletivos". Vale ressaltar que isso não significa que um novo edital obrigatoriamente deve ser aberto, mas sim um indicativo de que possui verbas para ser realizado. 
Para que o Orçamento Federal entre em vigor, o documento terá de passar pelo Congresso Nacional e depois pela sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Ação na Justiça

Em 31 de julho, o MPF ajuizou uma ação civil pública contra a União e o instituto obrigando a contratação de pessoal em até 45 dias.
Agora, o documento será discutido em audiência marcada para o dia 2 de outubro. O encontro servirá para tentar agilizar a autorização por parte do Ministério da Economia.
Vale lembrar que a ação abre a possibilidade emergencial de contratar temporários para cumprir as milhares de tarefas atrasadas no órgão. Inclusive, determina que este edital seja publicado em no máximo 30 dias.
Caso não seja acatada a medida anterior, a ação determina que a União emita em até 30 dias a autorização para a realização de concurso INSS para formação de cadastro reserva nos cargos de técnico e analista do seguro social. Outro detalhe é que, autorizado o certame, a nomeação dos aprovados não ultrapasse os 180 dias.
Em hipótese de não cumprimento, está prevista uma multa diária no valor de R$ 10 mil.

Discussão na Fenasps

O concurso INSS entrou na pauta da reunião que a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), que contou com a participação do novo diretor de Relações do Trabalho do Ministério da Economia, Cleber Izzo.
Durante o encontro, realizado no dia 17 de julho, o diretor informou que são estudadas as diversas formas de contratação, além dos reflexos da mesma no desempenho das funções do trabalhador. 
A entidade tem mostrado o quão urgente é a realização do concurso INSS devido ao grande déficit de pessoal que pode levar a um colapso em pouco tempo. A situação está tão crítica que ela emitiu uma nota declarando que a situação é uma "tragédia anunciada".
Conforme consta na nota o instituto tem lidado com um grande problema: "o acúmulo superior a três milhões de processos represados, aguardando análise na "nuvem digital", elevando o tempo de espera na concessão de alguns benefícios, em várias gerências, para mais de um ano".
Para que saia do papel, o novo edital do concurso INSS depende apenas de uma autorização por parte do ministro da Economia, Paulo Guedes, que recentemente declarou que não liberará a contratação de servidores. Dirigentes do INSS, inclusive o próprio presidente do órgão, Renato Rodrigues Vieira, esperam que Guedes reconsidere a situação e conceda a autorização do certame ainda em 2019 para que o atendimento à população não seja mais comprometido.
Levantamento da Fenasps aponta que o INSS tem de aproximadamente 16 mil servidores e para piorar a situação: metade do pessoal está em fase de se aposentar. O reflexo dessa situação começa a ser notado na dificuldade dos segurados em obter o serviço.
Várias pessoas reclamam sobre a burocracia, a falta de atendimento e o desrespeito encontrados nas agências do INSS. Milhares de brasileiros prestes a se aposentar ou enfermos vivem um drama constante em busca de seus direitos e, infelizmente, ficam horas na frente das agência e, muitas vezes, voltam com as mãos abanando.

Concurso INSS: menos servidores em 2019

Nos últimos cinco meses, conforme levantamento divulgado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o órgão registrou um novo déficit de 3.363 servidores, número que já supera as perda total de servidores registrada em 2018, que foi de 2.632 funcionários que deixaram a autarquia, em sua maior parte, por aposentadorias, seguido por exonerações ou posses em outros cargos superiores.
As regiões mais afetadas são o Sudeste, com 1.535 servidores a menos, seguido pelo Nordeste, com 802 vacâncias até o mês passado (maio de 2019). Se considerado por Estado, São Paulo (SP) perdeu 552 servidores, Rio de Janeiro (RJ) teve uma queda de 441 funcionários no órgão e Minas Gerais (MG) foram registrados 426 a menos. Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) perderam 199 servidores cada.

Concurso INSS: medidas do governo Bolsonaro

O governo federal tenta minimizar a situação com algumas medidas que prometem acalentar a situação. Mas, na verdade, elas não solucionam o caos enfrentado pelo órgão e não inibem a necessidade do novo concurso INSS.
A mais recente é para conceder bônus de produtividade para os profissionais que fizerem trabalho extra no órgão. Assim, supriria a necessidade para o plano de ação que vai revisar mais de 6,5 milhões de benefícios previdenciários só nos primeiros 12 meses, com a expectativa de uma economia prevista de R$ 10 bilhões.
Outra medida, a portaria nº 241 do Ministério da Economia, publicada em 24 de maio, libera o INSS a iniciar uma experiência-piloto de teletrabalho.
Apesar de sanar um pouco da defasagem de pessoal, nenhuma das duas táticas têm a capacidade de suprir a demanda de profissional do órgão, que entrará em estado crítico nos próximos anos caso não haja o novo concurso INSS.

Pedido do concurso INSS

Enviado ano passado ao antigo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), o pedido solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.
Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito. Veja a solicitação do concurso INSS 2019 aqui.

Concurso INSS: técnico, analista e perito

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas no concurso INSS, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.
O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado o benefício alimentação.
Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também no auxílio.

Saiba tudo sobre o concurso INSS:

Concurso INSS: último edital

No final de 2015, foi lançado o edital do concurso INSS com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.
A banca organizadora do concurso INSS foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.
O último certame, cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, perdeu apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.
Considerando foram oferecidas 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Prova anterior INSS

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do órgão, além do gabarito para consulta. É importante avaliar se a organizadora será a mesma que o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Concurso DGAP GO: saiu edital com 2.524 vagas para vigilante.

 Concurso DGAP GO: sede do órgão
 
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Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/09/2019, às 14h40
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Saiu o novo edital do concurso DGAP GO (Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás) que preencherá 2.524 vagas para o cargo de vigilante penitenciário temporário. Do total de ofertas, 2.287 são destinadas aos candidatos do sexo masculino e 237 para o sexo feminino.
Interessados em disputar uma das chances devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.950,46, composto de vencimento, gratificação de risco de vida e de auxílio-alimentação, e a jornada de trabalho semanal é de 40 horas, preferencialmente em regime de plantão.
Entre as atribuições dos cargos, estão: desempenho de atividades que compreendam tarefas de apoio à segurança, custódia, assistência e ressocialização dos privados de liberdade, tais como, segurança, vigilância, custódia, disciplina, fiscalização, triagem e escolta dos presos.
De acordo com o edital do concurso DGAP GO, o prazo de contratação será de um ano. Os candidatos selecionados serão lotados em qualquer cidade da regional para a qual concorrer, de acordo com a necessidade do órgão.

Como se inscrever no concurso DGAP GO

As inscrições serão recebidas no período das 8h do dia 4 de outubro às 18h de 21 de outubro de 2019, exclusivamente pela internet, através do site http://www.escoladegoverno.go.gov.br/selecoes/concursos-e-selecoes.html.
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 40, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

Concurso DGAP GO: prova

Todos os inscritos no concurso DGAP GO serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo sete de português, três de realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Estado de Goiás e do Brasil, três de direitos humanos, três de ética no serviço público, quatro de crimes contra a administração pública e dez de noções da lei nº 7.210/1984 - lei de execução penal.
Com duração máxima de duas horas, o exame será aplicado, no dia 1º de dezembro de 2019, nas seguintes cidades do Estado de Goiás (GO): Goiânia e/ou Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Rio Verde, Cidade de Goiás, Formosa, Luziânia, Uruaçu e São Luís de Montes Belos.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso DGAP GO.