Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Concurso da GCM SP abre inscrições para mil vagas; saiba como concorrer.

 


 Começam às 10h desta sexta-feira (1º) as inscrições do concurso da GCM SP (Guarda Civil Metropolitana de São Paulo) para contratação 1.000 agentes. O salário é de R$ 2.180.

+ Baixe o edital do processo seletivo

Os candidatos devem possuir ensino médio, idade entre 18 e 35 anos (completados até a data da inscrição), altura mínima de 1,60m (mulheres) ou 1,70m (homens) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Do total de vagas, 750 são para ampla concorrência. As demais oportunidades estão divididas da seguinte forma: 200 para participantes autodeclarados negros e 50 para pessoas com deficiência.

Passo a passo para se inscrever

As inscrições para o concurso da GCM SP serão recebidas até as 23h59 de 4 de maio, mediante a realização de cadastro no site www.ibade.org.br. O valor da taxa de participação é de R$ 56.

O processo seletivo é organizado pelo Ibade (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio dos seguintes canais de comunicação:

  • telefones (21) 3674-919 e 3527-0583;
  • e-mail atendimento@ibade.org.br.

Concurso da GCM SP: o que vai cair nas provas?

As avaliações objetiva e discursiva estão agendadas para 5 de junho, na capital. A primeira cobrará a resolução de 60 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda exigirá a elaboração de uma redação com 20 a 50 linhas.

O conteúdo programático engloba:

  • língua portuguesa;
  • raciocínio lógico quantitativo;
  • realidades municipais;
  • informática;
  • conhecimentos específicos.

O caminho até a aprovação para o curso de formação exigirá que os participantes superem outras quatro etapas: aferição de altura, teste de aptidão física (flexo-extensão de cotovelos, abdominal e corrida), avaliação psicológica e investigação social.

A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, conforme estabelece o edital.

Sobre a corporação

Criada em 1986, a GCM possui atualmente efetivo com mais de 5,9 mil integrantes, de acordo com a corporação. Além da proteção do patrimônio municipal, seus agentes se dedicam a atividades de:

  • policiamento comunitário e preventivo;
  • defesa ambiental;
  • apoio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário