Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Bolsonaro promete aumento salarial para servidores federais.

 


 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu um reajuste salarial para todos os servidores federais. Mas para este aumento se concretizar, ele impôs uma condição: a aprovação da PEC dos Precatórios no Congresso Nacional. A promessa foi feita em entrevista coletiva, durante a sua visita no Bahrein, na última terça-feira (16).

A PEC dos Precatórios, parcelamento das dívidas do governo julgadas em última instância, já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está sendo discutida agora no Senado. O governo destaca que a aprovação do texto deve liberar mais de R$ 91 bilhões do orçamento. Vale lembrar que parte dos recursos serão destinados para financiar o Auxílio Brasil com um valor de R$ 400.

"Eu conversei com [o ministro] Paulo Guedes. Em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter algum espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles merecem, mas é o que podemos dar. [...] Todos os servidores federais, sem exceção. Concurso público: apenas o essencial", disse Bolsonaro.

Apesar da promessa do presidente, os analistas econômicos explicam que mesmo com a aprovação da PEC dos Precatórios, o orçamento não tem espaço para um reajuste para todos os servidores e o financiamento de um Auxílio Brasil robusto. 

O relator-geral do orçamento, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) ressaltou que não há espaço para novas despesas de caráter permanente. “Não há espaço orçamentário nas contas do governo, principalmente porque esse gasto é permanente”, disse em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. 

Além disso, Leal aponta que o aumento dos salários dos servidores não consta em nenhuma planilha feita pela Comissão Mista do Orçamento (CMO).

O Ministério da Economia entende que a afirmação de Bolsonaro em conceder aumento salarial para os servidores vai implicar em cortes de outras despesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário