Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Concurso TCE AM: assinado contrato com banca para auditores; edital já pode ser publicado.



 O edital do novo concurso TCE AM  (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) já pode ser publicado. Acontece que na última quarta-feira, 31 de março, foi assinado o contrato com a banca organizadora, que será a a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Embora a expectativa inicial fosse de 217 vagas, de acordo com as últimas informações, a oferta será de 40 vagas imediatas, para o cargo de auditor de controle externo, em diversas áreas de atuação.  Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com  inicial de R$ 8.328,77.  De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa do órgão, a publicação do edital deve ocorrer em breve, com aplicação de provas ainda no primeiro semestre, para convocação dos aprovados no segundo. Novas informações devem ser anunciadas em breve.

Das 40 vagas imediatas, 18 serão para a área de auditoria governamental, 15 para a área de auditoria de tecnologia da informação, 5 para a área de auditoria de obras públicas  e 2 para o Ministério Público de Contas.

A diminuição da oferta de 217 vagas para 40 foi explicada pelo presidente do TCE AM, conselheiro  Mario de Mello. “É um sonho realizado. Há uma necessidade muito grande de reposição do nosso quadro de servidores e tivemos o apoio do Tribunal Pleno, a coordenação do conselheiro Érico Desterro, e estamos muito satisfeitos de vencermos mais essa etapa. É um momento histórico para o Tribunal de Contas. Um Tribunal forte e pulsante só se constrói com um corpo técnico estruturado", disse. "Nossos valorosos servidores foram se aposentando ao longo dos últimos anos e estamos com um total de 217 cargos vagos aptos a disponibilizar no concurso público. No entanto, em respeito ao limite de gastos com pessoal, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, só temos disponibilidade orçamentária e financeira para ofertar, de imediato, 40 vagas”, explicou.

De acordo com o ouvidor do TCE AM, além das vagas iniciais, outras poderão ser preechidas durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período. Além disso, ele também ressaltou os últimos procedimentos que devem ser realizados antes da publicação do edital: “Precisamos verificar o formato do concurso, o conteúdo programático e qual relevância de cada disciplina no âmbito da atuação do TCE-AM, como foi nos outros anos. Para, aí sim, lançarmos um cronograma de publicação do edital, prazos de inscrições, publicação do deferimento das inscrições e realização das provas em uma data prevista. Não quer dizer que as provas serão nesta data uma vez que estamos vivendo uma pandemia e o Tribunal respeitará todas as medidas necessárias para prevenir a disseminação da Covid-19”, disse.Para auditoria governamental são aceitos candidatos com formação em qualquer área, com possibilidade de 20% dos postos destinados para as seguintes áreas específicas: administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências atuariais, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, geologia, jornalismo, medicina, pedagogia, psicologia e odontologia. 

Para controle externo é necessário possuir formação em direito e para auditoria de obras públicas, arquitetura, engenharias ambiental,   elétrica, eletrônica, de estrada, mecânica, naval, de pesca, de petróleo e gás e de transporte ou logística.

Concurso TCE AM: saiba como foi o último concurso

O último concurso TCE AM ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 27 vagas, somente para cargos com exigência de nível superior. As oportunidades foram para as carreiras de analista técnico de controle externo – Ministério Público (22)  e analista técnico de controle externo – auditoria governamental, com 5 postos. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.


 Resumo do Concurso TCE AM

Vagas: 40
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 8328,00
Estados com Vagas: AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário