Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2021

Concurso PM AL: PGE autoriza contratação do Cebraspe para 1.060 vagas; edital em abril.



 O novo  concurso PM AL (Polícia Militar do Alagoas), autorizado em 13 de janeiro, está cada vez mais próximo de ocorrer. Mais um passo ocorreu nesta quinta-feira, 11 de março, com a publicação, em diário oficial, do parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE AL), autorizando a contratação da banca organizadora, que será  o Cebraspe. A publicação do edital de abertura de inscrições está prevista para ocorrer já em abril, de acordo com o governador Renan Filho.

Ao todo serão oferecidas 1.060 vagas, sendo 1000 para soldados e 60 para cadetes. Para concorrer aos dois cargos será exigido apenas  ensino médio, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração inicial, após o curso de formação, é de R$ 3.744,47. Para os cadetes o inicial ainda será confirmado.

Concurso PM AL: veja a publicação oficial

PROCESSO: E:01206.0000025817/2019 - INTERESSADO: Gabinete do Comandante Geral - ASSUNTO: Pessoas: Concurso Público - DESPACHO PGE/GAB
Nº 1.052/2021 -Trata-se de processo administrativo iniciado mediante Ofício nº
5447/2019/PMAL (SEI. 1859216), de lavra do Comandante Geral da Polícia Militar de Alagoas, em que solicita ao Secretário de Estado de Segurança Pública providências junto ao Chefe do Poder Executivo para realização de concurso público visando admissão ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) e Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) da Polícia Militar de Alagoas – PMAL. Conforme se depreende dos autos, as condicionantes apontadas no PARECER PGE/ASS Nº 001/2021 (SEI 5551030) foram devidamente cumpridas. Retornam os autos retornam neste momento a esta Procuradoria Geral do Estado por conduto do Despacho SEPLAG ASTEGAB 6235984 para análise e pronunciamento relativos à contratação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe, responsável pela organização do certame, na modalidade de dispensa de licitação, fundamentada no art. 24, inciso XIII e XXIV, da Lei nº 8.666/1993, nos moldes apresentados no Termo de Referência. Em virtude do objeto de análise, sigam os autos à Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios - PLICC, por competente, a teor do art. 30, I e V[1] do Decreto Estadual nº 4.804/2010 (Regimento Interno da PGE). À PLICC/PGE.
PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, Maceió/AL, 10 de março de 2021.
MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Concurso PM AL: saiba mais sobre a última seleção

O último concurso PM AL ocorreu em 2017, com a oferta de 500 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe. A seleção contou com provas objetivas, avaliação médica, testes de aptidão física, comprovação de documentos e investigação social.

Na parte objetiva, a seleção foi composta de 120 questões, versando sobre língua portuguesa, noções de informática, ciências sociais, história geral, do Brasil e do Alagoas, geografia geral, do Brasil e do Alagoas, atualidades, noções de direito administrativo, noções de direitos constitucionais, noções de direito processual penal, noções de direito humanos, legislação pertinente à corporação e matemática

 Sobre Cebraspe - Cespe UNB

O Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) - atualmente Cebraspe - é uma instituição de educação, especializada na realização de avaliações, seleções, certificações e pesquisas e fundada na década de 70, originalmente com a finalidade de elaborar apenas o vestibular da Universidade de Brasília (UnB), e que, depois, acabou migrando para a preparação de concursos públicos. 

O Cebraspe planeja, elabora, aplica e corrige provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos (provas práticas, testes físicos e psicológicos). Também oferece reserva de cotas para negros nos processos seletivos - atendendo a determinações legais - e perícia médica para confirmação da reserva de vagas a candidatos com deficiência.

Hoje bastante presente em concursos de todo o país, o Cespe/UnB é uma banca muitas vezes temida pelos concurseiros. Primeiro, porque possui um estilo quase exclusivo de questão, que é o de “Certo ou Errado” – embora a organizadora utilize-se também de questões de múltipla escolha, principalmente em concursos para tribunais eleitorais. O estilo de prova “Certo ou Errado” do Cespe/UnB exige muito cuidado, porque cada resposta errada anula uma correta. 

Segundo informações da própria organizadora, o procedimento de avaliação é justificável em um processo seletivo que visa selecionar o candidato com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu, descartando o “chute” ou a possibilidade de aprovação ao acaso.

Saiba como se preparar para provas do Cespe/UnB

Resumo do Concurso PM AL

Vagas: 1060
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: SoldadoCadete
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 3744,00
Organizadora: Cebraspe
Estados com Vagas: AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário