Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Concurso PM TO: com edital iminente, carreira pode sofrer reestruturação; entenda !!



 Com edital podendo ser publicado já no decorrer dos próximos dias, o aguardado concurso PM TO (Polícia Militar do Tocantins)  para o cargo de soldado pode sofrer mudanças. Acontece que o governo estadual anunciou que deve publicar uma medida provisória com o objetivo de aperfeiçoar a composição da graduação dos soldados e do Corpo de Bombeiros. A intenção é criar uma segunda classe, na qual os aprovados nas seleções para a carreira serão imediatamente enquadrados. Ainda não está confirmado se isto poderá ser adotado já no próximo edital. Os interessados devem ficar de sobreaviso.

De acordo com o governador Mauro Carlesse, a medida é necessária em decorrência da diminuição do efetivo e iminência de novas transferências para a reserva. Os atuais servidores já em atividade não sofrerão alterações, já sendo automaticamente enquadrados na primeira classe. “Sabemos das dificuldades que nossas corporações enfrentam. Ambas não contaram, recentemente, com concursos públicos, ao contrário, passaram a enfrentar os efeitos de transferência para a reserva remunerada e as crescentes demandas por seus serviços em todo o estado", disse. “Vimos, nesta proposta, um meio de oportunizar que um maior quantitativo de pessoal possa ingressar na PM e nos Bombeiros por valores compatíveis com o atual cenário econômico-financeiro do estado".

Além disso, a mudança busca se adequar aos critérios da reforma da Previdência, que aumentou de 30 para 35 anos necessários de serviço na ativa.

Concurso PM TO: seleção já conta com contrato assinado com banca

concurso PM TO será para o preenchimento de 1.000 vagas de soldados.Para concorrer  é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração inicial da categoria é de R$ 4.758,56, após o término do curso de formação. O edital está em fase de ajustes finais, que estão sendo feitos em conjunto com a  banca, que será o Cebraspe.

É importante lembrar que, em 17 de dezembro de 2019, a Assembleia Legislativa do Tocantins (ALE TO) aprovou o projeto de lei que altera a idade limite para a inscrição nas seleções públicas do órgão, que passa de 30 para 32 anos.

A comissão do concurso é presidida pelo servidor Márcio Antônio Barbosa de Mendonça e conta, ainda, com os seguintes membros: Dosautomista Honorato de Melo, Lorena Alfonso Cavalcante Fernandes, Valéria Rosana Bento Gaali e Diego Alexadnre Martins de Melo. 

Concurso PM TO: saiba mais sobre a última seleção

O último concurso PM TO teve início em 2018, quando foram oferecidas 1.040 vagas, sendo 900 para homens, 100 para mulheres e 40 para oficiais, com 36 para homens e 4 para mulheres.

A organizadora foi o Instituto AOCP e o processo foi cancelado em abril de 2019, o que somente foi oficializado em setembro. Em 24 de setembro, a corporação confirmou que segue com as devidas tratativas, inclusive 

 Resumo do Concurso PM TO Soldado

Vagas: 1000
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Soldado
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 4758,00
Estados com Vagas: TO

Um comentário: