Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Concurso Sefaz AL: edital segue em fase de ajustes finais !!!

 Concurso Sefaz AL : sede da Sefaz AL

concurso Sefaz AL (Secretaria da Fazenda AL) deve ter seu edital de abertura de inscrições publicado em breve. Recentemente, o secretário estadual da fazenda, George Santoro, explicou, em resposta a candidatos em sua rede social, que o início do certame depende apenas de parecer por parte da Procuradoria Geral do Estado. Após aval da PGE, o edital será encaminhado para o procurador geral. Somente então poderá ser efetivamente publicado.  
O órgão já conta, inclusive, com contrato assinado com a banca organizadora,  que será o Cebraspe. Além disso, já havia sido antecipado que a aplicação das provas objetivas está prevista para ocorrer em janeiro.   
Ao todo serão oferecidas 85 vagas, sendo 60 para o cargo de auditor fiscal da receita estadual e 25 para auditor de finanças e controle de arrecadação.
Para concorrer às carreiras é necessário possuir formação de nível superior para o ingresso, com iniciais de R$ 11,5 mil para auditor fiscal e R$ 8 mil para auditor de finanças.   
Com a mudança, a comissão do concurso, passa a contar com os segintes servidores: Sérgio de Figueiredo Silveira, Leuzi Anne Requião Cavalcanti Albuquerque, Eliaquim Ferreira dos Santos, Maria Fernanda Tavares Bezerra, Marvos Vieira Savall, Daniel Teixeira dos Santos, Silvio Ribeiro Dias e Francisco Luiz Suruagy Motta Cavalcanti. 

Concurso Sefaz Al: saiba como foi a última seleção

O último concurso Sefaz AL para auditor ocorreu em 2002, quando também foram oferecidas oportunidades para os cargos de agente controlador de arrecadação e técnico de finanças, todos com exigência de  nível superio
A organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB  e para os três cargos a prova objetiva foi composta de 40 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos.
No caso de fiscal de tributos, a parte de conhecimentos gerais incluiu temas de:
  • língua portuguesa,
  • matemática financeira e estatística básica,
  • direito,
  • conhecimentos de informática,
  • economia e finanças públicas e
  • ética no serviço público.
Já em conhecimentos específicos, contabilidade geral, legislação tributária estadual e direito tributário.
Para agente controlador de arrecadação, em conhecimentos básicos, os temas foram sobre língua portuguesa, matemática financeira e estatística básica, noções de direito, noções de finanças públicas, ética no serviço público e contabilidade geral. Em conhecimentos específicos, noções de legislação tributária estadual, noções de direito tributário e tecnologia da informação.
Por fim, para técnico de finanças, em conhecimentos gerais: língua portuguesa, matemática financeira e estatística, noções de legislação tributária estadual e de direito, conhecimentos em informática e ética no serviço público. Em conhecimentos específicos: contabilidade e auditoria e economia, gestão e finanças públicas.

Concurso Sefaz AL: regulamentação

Para quem aguarda o novo concurso Sefaz AL, é importante ressaltar que, em 31 de dezembro de 2016, Renan Filho promulgou a lei ordinária 7.858, que estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos no estado.
A lei determina os pontos indispensáveis que deverão constar nos editais dos novos concursos, no sentido de garantir a lisura no processo de realização dos certames.    
Entre os diversos pontos estipulados, a lei determina que o prazo de inscrições dos concursos realizados pelo estado deverá ser de, no mínimo, 30 dias, contando da data de publicação do edital de abertura de inscrições.  Veta a realização de concursos para cargos cuja necessidade de pessoal seja menor que 5% do total do quadro, bem como a realização de concursos somente para formar cadastro reserva de pessoal.
Também garante reserva de 20% das vagas para candidatos portadores de deficiências e  a isenção para quem estiver desempregado há mais de um ano, comprovar estar inscrito em programas de assistência social dos governos federal, estadual ou municipal  ou comprovar doação de sangue nos últimos seis meses

Material de estudo para o concurso

Quem busca se preparar para o concurso Sefaz AL pode estudar através de apostilas especializadas, além de cursos online e presenciais ou assinatura por tempo ilimitado.
Vale ressaltar que, antes de iniciar os estudos, é importante ver se o conteúdo programático está de acordo com o novo edital ou, caso ele ainda não tenha sido divulgado, se está elaborado com base no conteúdo programático do último edital publicado pela Sefaz AL, desde que a organizadora seja a mesma do novo concurso.
Existem bancas examinadoras que aplicam diferentes critérios, como questões de múltipla escolha, caráter eliminatório ou certo/errado. Portanto, a atenção aos detalhes é fundamental para o seu melhor rendimento no processo de seleção. Também fique atento aos diferenciais oferecidos, a quem são os professores e os materiais de apoio disponibilizados. 
Os professores especializados em concursos costumam dizer que estudar com provas anteriores é sempre uma ótima opção para ganhar experiência e conhecer o estilo de prova da organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário