Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Concurso PC AL: governador confirma nova previsão de edital.

 Concurso PC AL: policiais
 Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/05/2019, às 12h15 - Atualizado em 18/10/2019, às 11h32
O edital do concurso PC AL  (Polícia Civil do Estado do Alagoas), previsto inicialmente para ter seu edital publicado até dezembro, deverá ficar mesmo para 2020, de acordo com declaração recente do governador Renan Filho. De acordo com ele, a prioridade, antes da seleção, será convocar remanescentes do último edital. Além disso, diz que deverá ser encaminhado um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, liberando a nova seleção.  Ao todo, serão oferecidas 360 vagas, sendo 300 para agente e 60 para delegado. 
Para concorrer ao cargo de agente é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área, enquanto para delegado, os interessados devem possuir formação em direito. No caso de agente, os interessados também devem possuir carteira de habilitação.
As remunerações ainda não foram anunciadas, mas no último concurso do órgão, em 2012, foram de R$ 3.800 para agente e R$ 12.593,22 para delegado, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Cargo de delegado do concurso PC AL

Em relação ao concurso PC AL, no caso de delegado, o governador já havia confirmado que deverá ser modificada a lei de acessos, o que já está combinado com a categoria e com a Secretaria da Fazenda. "Isso vai criar uma nova faixa de delegados e possibilitar a entrada de delegados no Estado com ascensão para a segunda faixa num curto espaço de tempo, melhorando bastante a condição de o Estado fazer novos concursos. Vamos mandar o projeto no próximo mês para a Assembleia Legislativa aprová-lo antes do recesso legislativo”, explicou o governador.
A seleção é aguardada desde janeiro, quando inicialmente anunciada pelo governador. Em janeiro, o governador anunciou, ainda, que também serão oferecidas oportunidades para a área de perícia oficial, o que não foi reforçado com a nova declaração. "Segurança pública se faz, sobretudo, com investimentos em inteligência, com mais presença nas ruas e com mudança de postura. Esse é o nosso trabalho. Fortalecer a Polícia Civil e a Perícia Oficial vai elevar  a  capacidade investigativa que, a meu ver, é fundamental no sentido de quebrar a roda do crime, que é alimentada sempre pela impunidade", disse.    

Concurso PC AL: seleção está autorizada desde 2018

O concurso PC AL é aguardada desde  abril de 2018, quando publicada, em diário oficial, a autorização oficial do certame. Porém, o documento ainda não determinava a oferta de vagas, bem como cargos contemplados na seleção.  

Concurso PC AL: veja como foi último edital

O último concurso PC AL ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 400 vagas, sendo 240 para agentes, 120 para escrivães e 40 para delegados. A organizadora foi o Cebraspe e a seleção contou com provas objetivas e discursivas, provas de aptidão física, avaliação prática de digitação para o cargo de escrivão, avaliação psicológica, análise de títulos para delegado, investigação social e de conduta pessoal e exames médicos. Além disso, os aprovados foram submetidos a uma segunda etapa, composta de curso de formação policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário