Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Concurso Seduc TO: novo edital em pauta para 5.600 vagas !!!

 Concurso Seduc TO - Sede da Seduc TO
 Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 13/09/2019, às 11h43 - Atualizado às 14h59

Um novo concurso Seduc TO (Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes de Tocantins) pode ocorrer em breve. Acontece que, na última quinta-feira, 12 de setembro, o Ministério Público do Estado (MP TO) ajuizou, por meio da 9ª Promotoria de Justiça da Capital, uma Ação Civil Pública (ACP), que exige a publicação de um novo edital para concurso com a finalidade de preencher 5.600 vagas para servidores.
O objetivo e combater a contratação de pessoal temporário, em detrimento à realização de concursos para efetivos. De acordo com o documento, a Seduc TO pode ficar proibida de contratar pessoal em caráter temporário. Segundo o promotor de justiça Edson Azambuja, o órgão não realiza concurso para efetivos há dez anos. Por este motivo, é grande a possibilidade de o novo certame efetivamente ocorrer.
De acordo com inquérito civil público instaurado pela promotoria da justiça, até novembro de 2018, a rede estadual de ensino contava com 6.673 contratos temporários, o que corresponde a 42,40% do quadro.
Com isto, de acordo com o promotor, é preciso priorizar a contratação de efetivos, por meio de concurso, no sentido de preservar as obrigações constitucionais, de acordo com o artigo 36 da Constituição. “Os detentores de contratos temporários ficam reféns das indicações políticas, fomentadas, em sua maioria, por políticos, violando os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativas”, disse.

Concurso Seduc TC – Sabia como foi a última seleção

O último concurso Seduc TO ocorreu em 2009, quando foram oferecidas 2.1908 vagas para o cargo de professor de educação básica, com exigência de licenciatura na respectiva área de atuação, que incluíram as disciplinas de arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, espanhol, inglês, língua portuguesa, matemática, química, sociologia, libras e anos iniciais. A banca, na ocasião, foi a Fundação Cesgranrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário