Foi divulgado nesta segunda-feira (20) o edital do concurso da SME RJ (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) destinado a preencher 351 vagas de professor de ensino fundamental. As inscrições começam às 10h de amanhã (21).
As chances são voltadas a docentes com formação de nível superior.
Há oportunidades para lecionar em classes de anos iniciais (210
postos), história (37), língua portuguesa (67) e ciências (37).
A
remuneração inicial é de R$ 6.073,29. O valor inclui o salário-base de
R$ 5.712,91, além do bônus cultura de R$ 182,18 e do auxílio-transporte
de R$ 178,20.
Como se inscrever no concurso SME RJ de professor
Os
interessados em participar devem ficar atentos às datas de inscrição,
uma vez que a SME RJ definiu dois cronogramas para o concurso, de acordo
com a área de atuação:
- Língua portuguesa, ciências e história: o prazo vai de 21 de maio a 3 de junho.
- Anos iniciais: será possível se inscrever entre 4 e 18 de junho.
O formulário para cadastro poderá ser acessado pela página http://www.prefeitura.rio/web/portaldeconcursos. O valor da taxa é de R$ 100.
Etapas
As
provas objetiva e discursiva estão agendadas para ocorrer em 28 de
julho (professor de língua portuguesa, história e ciências) e 11 de
agosto (professor de anos iniciais).
O concurso da SME RJ inclui,
ainda, análise de títulos, com entrega dos documentos em período a ser
definido. Os candidatos poderão apresentar diplomas de especialização,
mestrado e doutorado.
O que faz o professor de ensino fundamental
De acordo com o edital do concurso SME RJ, estão estre as atribuições do cargo:
- Responsabilizar-se pelo bom andamento do trabalho dos seus alunos;
- Participar do planejamento curricular da Unidade Escolar;
- Planejar suas atividades como regente de turma, visando a um bom desenvolvimento funcional;
- Acompanhar e avaliar o desempenho do aluno, propondo medidas para melhor rendimento e ajustamento do mesmo, em consonância com a Coordenação Pedagógica;
- Manter atualizado o material de registro de desempenho do aluno, obedecendo a normas e prazos estabelecidos;
- Atender às determinações da Unidade Escolar, quanto à observância de horários e convocações;
- Manter-se em permanente atualização pedagógica, visando ao aperfeiçoamento profissional;
- Executar quaisquer outros encargos semelhantes e pertinentes à categoria funcional;
- Ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidos;
- Participar, integralmente, dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
- Colaborar com as atividades de articulação da Unidade Escolar com as famílias e a comunidade. (Lei nº 5.623/2013 e Lei nº 6.413/2018).
O que estudar para a prova
Confira abaixo o conteúdo de conhecimentos específicos para a prova do concurso SME RJ:
- Professor
de história - 1. Perspectivas teóricas e conceituais da História:
tendências e concepções historiográficas; fatos e crítica histórica;
noções e experiências temporais; presentismo; narratividade; métodos e
fontes históricas; verdade e função social da História; formação do
historiador. 2. Ensino de História e propostas curriculares para o
ensino de História para os anos finais do ensino fundamental: a
disciplina escolar e o saber histórico; planejamento e propostas
curriculares; procedimentos metodológicos e avaliativos; livros, fontes e
matérias didáticos; ensino de História e História ensinada; Lei
9394/96; Lei 10.639/03; Lei 11.645/08; PCN - História 5ª a 8ª série;
BNCC – Base Nacional Comum Curricular. 3. Relação entre a sociedade,
economia e o meio ambiente, em diferentes momentos da História de povos
do Mundo e do Brasil: os povos caçadores e coletores; a revolução
agrícola na África e no Oriente Médio; crescimento populacional e
alteração do meio ambiente na Europa medieval; as relações
socioeconômicas e ambientais das sociedades africanas subsaarianas
pré-coloniais; a expansão marítima e comercial europeia; exploração
econômica de recursos naturais pelos colonizadores europeus no Brasil e
na América; expansão da fronteira agrícola no Brasil, ontem e hoje; usos
da terra: diferentes formas de posse e propriedade da terra; a
Revolução Industrial e a alteração no meio ambiente em escala mundial; a
luta pela terra no Brasil através dos tempos; o processo de
Globalização; os problemas mundiais ambientais na atualidade: clima,
energia, poluição, entre outros. 4. Relações de trabalho em diferentes
momentos da História de povos do Mundo e do Brasil: escravidão antiga:
Grécia e Roma; servidão e corporações de ofícios na sociedade medieval
europeia; as relações de trabalho no capitalismo; o trabalho e a
resistência indígena na sociedade colonial brasileira e latino
americana; o trabalho escravizado do africano no Brasil, lutas,
resistências e abolicionismo; tráfico e formação do escravismo da época
Moderna; o trabalho negro pós-emancipação; organização de trabalhadores
rurais e urbanos brasileiros e latino americanos através dos tempos:
ligas, sindicatos, organizações patronais e suas lutas por melhores
condições de vida e trabalho; formas de exploração do trabalho no mundo
globalizado; greves, lutas de classe e embates culturais no mundo
industrial e globalizado. 5. Processos de constituição dos Estados
Nacionais, confrontos, lutas, guerras e revoluções na Europa, África,
Oriente, América e no Brasil: a organização das antigas sociedades do
Oriente Médio; as cidades-estado gregas, a República romana e a
descentralização política na Idade Média; Feudalismo; culturas
tradicionais do mundo árabe, expansão muçulmana no norte da África e
imperialismo no Oriente Médio; Sociedades africanas subsaarianas: os
reinos Iorubás; Daomeanos; de Gana; do Mali, do Congo e do Monomotapa;
consolidação do Estado Nacional Moderno europeu; administração colonial
portuguesa, espanhola e inglesa na América; Iluminismo e a Revolução
Francesa; a Independência dos Estados Unidos; constituição dos Estados
Nacionais na América Latina; Brasil: lutas pela independência, a
transmigração da família real, o processo de independência e o Estado
Monárquico; nacionalismo na Europa nos séculos XIX e XX; África e Ásia:
expansão imperialista dos Estados Europeus; resistência chinesa ao
imperialismo; O expansionismo norte americano: a marcha para o oeste e a
política externa intervencionista para a América Latina: Doutrina
Monroe e o Pan-Americanismo; Implantação do regime republicano no
Brasil: a República Velha; Primeira e Segunda Guerras Mundiais: o nazi
fascismo, organização dos Estados socialistas e comunistas; a Revolução
de 1930 e o Estado Novo de Vargas; China: revoluções comunista e
cultural; Guerra Fria, Guerra da Coréia; Conflitos no mundo árabe:
confronto entre palestinos e israelenses - passado e presente;
resistência e lutas pela independência das nações africanas; guerras
entre as nações africanas no período pós-colonial; Redemocratização
brasileira entre 1945-1964; o período militar ditatorial no Brasil -
1964-1985; Guerra do Vietnã; a Revolução Cubana; Socialismo e Golpe
Militar no Chile; a Revolução Iraniana; esfacelamento dos Estados
socialistas na Europa, queda do Muro de Berlim; conflitos étnicos no
leste europeu; o avanço da política neoliberal no mundo; o Estado
Brasileiro pós regime militar: a transição para a democracia; a crise
política e econômica da Europa atual; a China no mundo atual; O mundo
multipolar e os conflitos recentes: Caxemira, Coreias, Tibete, Ruanda,
Colômbia, México, Bálcãs, Cáucaso; Israel e Palestina; Líbano, Guerra do
Golfo, Guerra do Afeganistão, Guerra do Iraque. 6. Cidadania e Direitos
Humanos no Mundo: a cidadania em Atenas e Roma; os ideais iluministas e
as práticas de cidadania durante a Revolução Francesa e a partir da
independência dos Estados Unidos; o socialismo, o anarquismo, o
comunismo, a social democracia, o nazismo, o fascismo na Europa;
experiências autoritárias na América Latina, as declarações dos Direitos
Universais do Homem e os contextos de suas elaborações; a luta contra o
apartheid na África do Sul. Os direitos das mulheres, dos jovens, das
crianças, das etnias e das minorias culturais, a pobreza e a
desigualdade social e econômica. 7. Cidadania e Direitos humanos no
Brasil: os “homens bons”; o poder oligárquico, o coronelismo e o voto na
Primeira República; as Constituições e as mudanças nos direitos
políticos e civis (Estado Novo e governo militar pós 64); experiência
liberal democrática de 1945-1964; Golpe civil-militar de 1964 e
repressão; Movimentos populares e estudantis, luta dos povos indígenas;
movimento de consciência negra; lutas contra as desigualdades
econômicas e sociais e pelas aspirações de direitos para toda a população brasileira hoje; a luta pelos direitos civis das mulheres e dos movimentos LGBTQ+. 8. Globalização: conceituação; antecedentes históricos, globalização em diferentes níveis: alcances e limites; blocos econômicos e livre comércio; a política neoliberal e o Estado do bem-estar social; as sociedades nacionais e a emergência da sociedade global: questões sociais e culturais. 9. Dimensões da intolerância política e religiosa: cruzadas, guerras de religião e inquisição; tolerância e intolerância na era do Iluminismo; imperialismo e darwinismo social; holocausto e genocídio; impacto das ações terroristas no mundo; os movimentos de guerrilha; a atual política norte-americana e a luta contra o terrorismo. 10. Outras questões do mundo contemporâneo: racismo, xenofobia e homofobia; crime organizado, atividades ilícitas e corrupção; AIDS e epidemias globais; aquecimento global, questão energética e movimentos ecológicos. - Professor de língua portuguesa – 1. Texto, discurso e interdiscursividade: conceituação; abordagens no ensino de língua materna. 2. Polifonia: marcas de intertextualidade; inferência, pressupostos, subentendidos; paráfrase, paródia, reformulação; discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre; modalização, uso de advérbios, emprego de recursos gráficos. 3. Concepções de língua e linguagem: sistema, uso, norma. 4. Variação linguística: princípios, elementos condicionantes, aspectos relacionados à situação e ao registro, oralidade e escrita; abordagens relacionadas ao ensino. Preconceito linguístico. 5. Letramento. 6. Gêneros do discurso: conceituação; abordagens relacionadas ao ensino. 7. Modos de organização do texto: descrição narração, argumentação. 8. Estratégias argumentativas: indução, dedução, dialética; tipos de argumentação. 9. Formas de relação entre partes do texto: fato, opinião; causa, consequência, comparação, exemplificação, enumeração, generalização, particularização. 10. O emprego dos conectivos: classificação, uso, valor semântico. 11. Conceitos de gramática: prescrição, descrição, internalizada. 12. Coordenação e subordinação: classificação; efeitos na constituição interna do texto. 13. Funções sintáticas: classificação, emprego. 14. Flexão e derivação: conceituação, questões de descrição; abordagens relacionadas ao ensino. 15. Verbo: pessoa, número, tempo, modo, aspecto; vozes do verbo; construção da perspectiva textual. 16. Transitividade e regência de nomes e verbos. 17. Concordância de nomes e verbos. 18. Estrutura das palavras: classe de palavras; constituição interna; processos de formação. 19. Metáfora, metonímia, eufemismo, hipérbole, antítese, ironia, gradação, aliteração, assonância. 20. Pontuação. Acentuação.
- Professor de ciências – 1. O Universo – origem; o Sistema Solar; o Sol como fonte de energia; movimentos da Terra e da Lua e suas consequências. 2. Rochas e solos - origem e estrutura da Terra; origem, tipos, composição e modificações das rochas; minérios, jazidas e minas; formação e tipos de solos; práticas agrícolas; erosão; doenças relacionadas com o solo; exploração e conservação do solo; combustíveis fósseis. 3. Ar atmosférico – composição; relações com os seres vivos; poluição do ar; doenças transmissíveis pelo ar; pressão atmosférica e suas variações; ventos; noções básicas de meteorologia. 4. Camadas atmosféricas. 5. Água - propriedades físicas e químicas; ciclo da água; relações com os seres vivos; pressão na água; flutuação dos corpos; vasos comunicantes; poluição da água; purificação da água; doenças relacionadas com a água; tratamento de água e esgoto. 6. Citologia: Bioquímica celular; doenças carenciais; A base molecular da vida; Constituintes da matéria viva; célula (características, propriedades físicas e químicas); Organelas e suas funções. 7. Transporte de substâncias através da membrana. 8. Metabolismo energético; Fotossíntese: etapas, equações e fatores influenciadores; Ácidos nucleicos: estrutura e função, síntese proteica, Atividades celulares; reprodução e desenvolvimento. 9. Divisão Celular. Histologia animal e vegetal. Seres vivos: Características gerais; semelhanças e diferenças entre os seres vivos; constituição dos seres vivos - níveis de organização: células, tecidos, órgãos e sistemas e os grandes grupos vegetais e animais (classificação, características básicas dos grandes reinos, representantes); classificação e caracterização geral (filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies); funções vitais; adaptações ao ambiente e representantes mais característicos. 10. Os Vírus e seres de organização mais simples (procariontes, protistas e fungos). 11. Ecologia / Meio Ambiente e Sociedade: conceitos ecológicos; ciclos biogeoquímicos; estudo das populações; sucessão ecológica; interações; cadeias, teias e pirâmides ecológicas; relações entre os seres vivos; reciclagem; energias alternativas; poluição e desequilíbrio ecológico; biodiversidade e distribuição dos organismos na biosfera; biociclos, principais biomas e ecossistemas brasileiros e terrestres. 12. Fisiologia humana: nutrição, digestão, respiração, circulação; coração, vasos sanguíneos, composição e tipagem sanguínea e excreção; locomoção, ossos, músculos e percepção sensorial; desvios da coluna, coordenação nervosa e hormonal; reprodução vegetal e animal. 13. Reprodução humana: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor humano, gametogênese, gravidez e parto, embriogênese, controle da reprodução e métodos anticoncepcionais, doenças sexualmente transmissíveis e drogas. 14. Genética - Leis de Mendel; análise de heredogramas, genealogias e probabilidades; polialelia; grupos sanguíneos; sexo e herança genética; anomalias cromossomiais; Biotecnologia, clonagem, transgenia e novas tecnologias. 15. Preservação da Saúde: Defesas do organismo e imunização; doenças adquiridas não transmissíveis; doenças adquiridas e transmissíveis; (principais viroses, bacterioses, protozooses, helmintoses e micoses), vacina, soro e saneamento básico. 16. Evolução: origem da vida; teoria e evidências da evolução; mecanismos de especiação; evolução do homem. 17. Fundamentos de Química - estrutura e propriedades da matéria; estrutura atômica; elementos químicos; tabela periódica; íons; moléculas; substâncias químicas; misturas e combinações: separação de misturas; reações químicas (tipos e equações); óxidos, bases, ácidos e sais; eletroquímica; termoquímica; equilíbrio químico. Ligações químicas. 18. Química Orgânica: cadeia carbônica; fórmulas estruturais; classes de compostos orgânicos. 19. Fundamentos de Física – estados físicos da matéria e mudanças de estado; leis de Newton; força; movimento; energia cinética e potencial; gravidade; massa e peso; Gravitação universal e movimentos planetários; Leis de Kepler. 20. Trabalho e potência; máquinas simples; hidrostática; movimentos ondulatórios; fenômenos luminosos; espelhos, lentes e problemas visuais; temperatura, calor e termodinâmica; escalas termométricas; eletricidade, circuitos elétricos e magnetismo. 21. Mecânica - cinemática: o movimento e suas causas; referencial, trajetória, posição, velocidade, aceleração. 22. Tipos de movimentos retilíneos: queda livre. Pressão e flutuação dos corpos.
- Samuel Peressin
Publicado em 20/05/2019, às 13h56
Nenhum comentário:
Postar um comentário