Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2018

PC RJ: concurso para delegado conta com previsão no PL do orçamento

 Edital em breve
JC Concursos - Fernando Cezar Alves 
Publicado: 13/12/2018 - 10:58 | Atualizado: 14/12/2018 - 16:00
A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC/RJ) já conta com previsão de verbas para a realização de novos concursos públicos no projeto de lei do orçamento de 2019. Desta forma, ao que tudo indica deverá efetivamente ser realizado o novo concurso público para o cargo de delegado. A seleção está efetivamente autorizada desde 27 de junho, com previsão inicial de 16 vagas. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com remuneração inicial de R$ 18.157,73, já considerando auxílio-alimentação de R$ 264.
Embora a autorização seja para o preenchimento de 16 vagas, a oferta pode sofrer alteração, tendo em vista que o estado se encontra sob ação de medida protetiva. Com isto, somente pode realizar concursos públicos para suprir necessidades surgidas em casos de aposentadorias, mortes ou exonerações a partir de setembro, quando o estado entrou no regime de recuperação. De qualquer forma, novas informações poderão ser confirmadas em breve. 
Concurso anterior
A última seleção para delegado ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 100 vagas. A banca, na ocasião, foi a Funcab.

O processo de seleção contou com provas objetivas, provas discursivas, avaliação de cunho oral, exame psicotécnico, prova de capacidade física, avaliação médica, investigação social, análise de títulos e curso de formação profissional.

A prova objetiva contou com 100 questões, sendo 20 de direito penal, 20 de direito processual penal, 20 de direito administrativo, 20 de direito constitucional, dez de direito civil e dez de medicina legal. Para direito civil e medicina legal, cada questão valeu dez pontos, enquanto para as demais disciplinas, cada questão valeu cinco.

Para a aprovação foi necessário atingir um mínimo de 50 pontos em cada disciplina, bem como na prova discursiva, que contou com três grupos, aplicados em dias diferentes.
O primeiro contou com quatro questões de direito penal e quatro de direito processual penal. No segundo, quatro de direito administrativo e quatro de direito constitucional.  No terceiro, quatro de medicina legal e quatro de direito civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário