Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

TRF 3 SP MS: presidente confirma novo concurso.

Técnicos e analistas
A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF 3ª), que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, desembargadora Therezinha Cazerta declarou, no último dia 9, durante apresentação com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que o projeto de reestruturação da primeira instância da Justiça Federal fará com que o órgão efetivamente necessite realizar novo concurso público para reposição de seu quadro de pessoal. "Temos uma carência grande de servidores, sem possiblidade de novas nomeações", disse. A intenção é de que o edital seja publicado no decorrer de 2019.
De acordo com informações obtidas junto ao setor de concursos para servidores, a seleção ainda está em fase de análise para definição de vagas e áreas de atuação que contarão com oportunidades, sem data específica para conclusão  
A seleção é aguardada desde abril, quando anunicada pela coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do órgão, juíza Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni, durante reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Estado de São Paulo (Sintrajud). 
Na ocasião, a juíza adiantou que o TRF iria reservar de R$ 6 a R$ 8 milhões do orçamento de 2018 para a realização do novo certame. “Há toda uma estratégia quem tem como prioridade a realização do concurso”, declarou a juíza. Durante a reunião, confirmou que o problema de déficit de pessoal se agravou em decorrência do aumento do número de aposentadorias, provocada pelas preocupações dos servidores com a Reforma da Previdência e com os efeitos da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou os orçamentos dos órgãos públicos por 20 anos. “Ainda que façamos economia em outras áreas, não podemos nomear servidores, salvo nos casos autorizados”, lembrou a juíza, mencionando as limitações impostas pela EC 95. “Ficamos de mãos amarradas. Assim como servidores, faltam juízes”, disse.

A intenção é de que os preparativos para a seleção sejam iniciados o quanto antes, uma vez que a validade da última grande seleção, iniciada em 2013, encerrou em 25 de abril. Depois disso, o órgão realizou outro concurso, em 2015, somente para algumas áreas específicas de técnicos e analistas.
Com isto, embora os cargos e vagas do novo certame ainda não estejam confirmadas, a tendência é de que sejam aproximadamente para as mesmas opções do concurso de 2013, para as carreiras de técnico e analista judiciário, destinadas, respectivamente, a quem possui níveis médio e superior. As três principais áreas, que tendem a ser oferecidas na próxima seleção, são as de técnico judiciário na área administrativa, que pede apenas ensino médio; analista judiciário na área administrativa, para quem possui formação de nível superior em qualquer área; e analista judiciário na área judiciária, para quem possui formação em direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário