Para ingresso, o candidato deverá
obter aprovação em concurso público de provas, ou de provas e títulos;
nacionalidade brasileira; idade mínima de 18 (dezoito) anos; possuir
nível de escolaridade exigido para o cargo – nível médio; estar em gozo
dos direitos políticos; estar quite com as obrigações militares e
eleitorais; aprovação prévia em exame de saúde, que consistirá na
constatação, mediante exame clínico e análise de testes e exames
laboratoriais solicitados, de doenças, sinais e/ou sintomas que
inabilitem o candidato para o exercício das atividades, comprovada em
inspeção médica oficial; aprovação prévia em exames físicos,
considerando a capacidade mínima necessária para suportar, física e
organicamente, as exigências práticas das respectivas atividades;
aprovação prévia em avaliação psicológica, consistindo na aplicação e na
avaliação de instrumentos psicológicos objetivos e científicos, visando
avaliar se o candidato possui perfil adequado ao exercício das
atividades inerentes ao cargo ao qual concorre; ter sido aprovado em
todas as etapas do concurso; ser portador de boa conduta moral e social;
não possuir antecedentes criminai
Atribuições
O Guarda deverá garantir as políticas,
diretrizes e programas de Segurança Pública, no que diz respeito a
garantir o pleno exercício dos direitos e garantias fundamentais,
individuais, coletivas, sociais e políticas e ainda a proteção dos bens,
serviços e instalações municipais, estabelecidas nas Constituições
Federal e Estadual e na Lei Orgânica Municipal; contribuir para a
prevenção e a diminuição da violência e da criminalidade, promovendo a
mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais dos
cidadãos; promover a proteção dos bens, serviços e instalações
municipais de Caruaru; promover a proteção do meio ambiente, do
patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico do Município;
prestar a colaboração, em operações de defesa civil do Município;
realizar patrulhamento preventivo permanente no território do Município
para a proteção da população, agindo junto à comunidade objetivando
diminuir a violência e a criminalidade; prevenir e inibir atos
delituosos que atentem contra os bens e serviços e instalações
municipais, priorizando a segurança escolar; estabelecer mecanismos de
interação com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e
projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança nas
comunidades; praticar demais atos pertinentes às atribuições que lhe
forem outorgada ou delegada por Decreto pelo Prefeito Municipal;
desempenhar outras atribuições afins.
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