Páginas

domingo, 4 de fevereiro de 2018

PC/PR: autorizado novo concurso para escrivão !

Polícia Civil
Apesar da grande expectativa pela realização de um novo concurso público para o cargo de investigador, ao que tudo indica a próxima seleção promovida pela Polícia Civil do Estado do Paraná (PC/PR) será para a carreira de escrivão de polícia. De acordo com comunicado divulgado na última quinta-feira, 1º de fevereiro, pelo Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), o governador Beto Richa acaba de confirmar a autorização do novo concurso público 2018 para a carreira, que contará com uma oferta inicial de 100 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal. 

Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, idade mínima de 21 anos e carteira de habilitação a partir da categoria “B”, com remuneração inicial de R$ 5.197. Com a autorização, os próximos passos são definir a comissão responsável e a banca organizadora.
De acordo com nota do sindicato, a falta de escrivães é uma das situações mais graves registradas pela corporação. As últimas nomeações para o cargo, segundo ele, foram realizadas em 2014 e, desde então, um novo certame vem sendo cobrado. 

Último Concurso

No último concurso para o cargo, realizado em 2009, foram oferecidas 90 vagas. A banca foi a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina e a seleção foi composta de cinco fases, contando com provas objetivas de conhecimentos gerais  na primeira, prova de conhecimentos específicos na segunda, prova de higidez física na terceira, testes de aptidão física na quarta e, finalmente, investigação de conduta na última. 
A parte de conhecimentos gerais teve 25 questões, sendo dez de língua portuguesa, sete de economia e demografia paranaense, quatro de noções de informática e quatro de raciocínio lógicos.
Em conhecimentos específicos foram mais 25, sendo cinco de noções do estatuto da Polícia Civil, quatro de noções de direito penal, quatro de noções de direito constitucional, quatro de direito administrativo, quatro de direito processual penal e quatro de noções de legislação específica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário