Páginas

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Polícia Civil/MA: definida banca para novo concurso !

Polícia Civil
Boa notícia para quem pretende participar do novo concurso público que será realizado pela Polícia Civil do Estado do Maranhão (PC/MA). Acontece que foi divulgada, por meio de publicação em diário oficial,  no último dia 27 de outubro, a dispensa de licitação que define o nome da banca organizadora do certame. A escolhida é a Cebrasp, com a qual o contrato deve ser assinado no decorrer dos próximos dias. A publicação também confirma que a seleção contará com oportunidades para os cargos de delegado, investigador, escrivão, perito criminal, médico legista e odontolegista, mas o número de vagas ainda será divulgado. A expectativa é de que a data de publicação do edital seja confirmada em breve, assim que assinado o contrato com a banca.  

A realização do concurso vem sendo aguardada desde 6 de junho, quando  indicados os nomes da comissão setorial do novo certame, que tem por finalidade auxiliar a comissão central no exercício de suas atribuições.  São duas comissões, uma específica para delegado e outra mais geral, para concursos da corporação. A comissão específica de delegado conta com os seguintes servidores: Christiane Morais Ribeiro de Melo, Jorge Luís de Carvalho Nina, Tauane Gleide Guimarães Brito Ramos, Lawrence   Melo Pereira e Márcio Henrique Teixeira Araújo. A outra, mais geral, apenas não conta com a servidora Tauane Gleide Guimarães Brito Ramos, tendo como membro, em seu lugar, Daniel Augusto de Oliveira Rocha.

Último Concurso


O último concurso para delegado e para diversos cargos da corporação ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 229 postos, sendo dez para o cargo de auxiliar de perícia médica legal, 40 para escrivão de polícia, três para farmacêutico legista, 120 para investigador de polícia, cinco para médico legista, três para odontolegista e oito para perito criminal, além de 40 vagas para a carreira de delegado, já confirmada para a nova seleção. 

A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas  (FGV).    


Delegado


Para a carreira de delegado, no último concurso, a remuneração inicial já era de R$ 12.029,87. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito.
A seleção foi composta de duas etapas. Na primeira, os participantes foram submetidos a uma prova objetiva, avaliação discursiva e análise de títulos. Na segunda, testes de aptidão física, avaliação psicotécnica, exames médicos e odontológicos, investigação social e curso de formação.
A prova objetiva foi composta de 100 questões, sendo 15 de língua portuguesa, cinco de legislação específica, 15 de direito constitucional, 15 de direito administrativo, dez de direito civil/empresarial, 15 de direito penal, 15 de direito processual penal e dez de medicina legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário