Páginas

terça-feira, 4 de abril de 2017

Concurso CVM 2017/2018: Solicitação de concurso será feita para nível médio e superior! Até R$15mil

Resultado de imagem para cvm
É grande a expectativa de realização do concurso da Comissão de Valores Mobiliários (Concurso CVM). Acontece que a autarquia conta com apenas 500 servidores ativos e ainda há a perspectiva de aposentadorias devido à reforma da Previdência, conforme informou o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores da CVM, Florisvaldo Machado. Todo o cenário torna indispensável a realização de Concurso da CVM, afirmou o sindicalista.
A boa notícia é que o presidente do órgão, Leonardo Pereira, já se comprometeu em realizar o pedido concurso junto ao Ministério da Fazenda, ao qual caberá encaminhá-lo ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Lembrando que todo este processo deverá ser feito até 31 de maio. O quantitativo de vagas não foi informado, mas a expectativa é que o pedido seja feito com oportunidades para nível médio e superior.

Sobre o órgão

A Comissão de Valores Mobiliários tem como missão disciplinar, fiscalizar e promover o desenvolvimento do mercado de valores mobiliários brasileiro, e atua na cadeia de valor de “Desenvolvimento e Proteção dos Mercados Regulados”. De acordo com o pedido, a evasão de Agentes Executivos tem sido expressiva, de tal forma que apenas 60% dos cargos estão sendo ocupados atualmente. A situação similar também ocorre com os cargos de Analista Técnico de nível superior. Com intuito de dotar a CVM de condições mínimas para fazer frente a maior complexidade e crescimento do mercado, no que diz respeito às atividades ligadas à indústria de fundos e atividades de orçamento, finanças e contabilidade é necessária e urgente a recomposição desses quadros funcionais.

O Concurso CVM 2017

O concurso da Comissão de Valores Mobiliários (Concurso CVM) deverá contar com 80 oportunidades para cargos de ensino médio e superior. As vagas são para os cargos de Analista, Inspetor e Agente Executivo, sendo a maioria para agente, cargo com requisito de nível médio.
A expectativa é que o quantitativo informado seja preenchido o mais urgente possível, já que desde a publicação do último edital, em 2010, diversos cargos estão vagos. É possível que o concurso seja divulgado entre 2017 e 2018. Os candidatos que almejam uma das vagas já podem iniciar os estudos, visto que s seleções da autarquia costuma reunir um grande número de candidatos.
A jornada de trabalho dos cargos será de 40 horas semanais. Os candidatos aprovados e classificados  serão nomeados e terão lotação e exercício em Unidade da CVM sediada na cidade para a qual optou por concorrer. O último edital por exemplo contou com oportunidades para São Paulo e Rio de Janeiro.
A expectativa é que a Escola de Administração Fazendária (Esaf), assim como nas seleções anteriores, organize o edital de concurso da CVM. O excesso de aposentadorias foi o principal responsável pelo desmanche do efetivo da CVM nos últimos anos, fazendo com que diversas atividades deixem de ser desenvolvidas, em função da falta de pessoal. O temor dos sindicatos dos servidores é que a defasagem possa se agravar a ponto de atingir atribuições prioritárias. De acordo com o sindicato nacional da categoria (SindCVM), atualmente há uma carência de 500 servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário