Páginas

quarta-feira, 8 de março de 2017

AGU encaminha novo pedido de concurso ao MPOG !

AGU
A  Advocacia Geral da União (AGU) encaminhou, para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no último dia 23 de fevereiro, solicitação para que seja autorizada a realização de novo concurso público do órgão. O pedido já tramita internamente na pasta, onde já foi distribuído por vários departamentos para análise.
Embora o órgão não tenha antecipado cargos e vagas, nem mesmo se as oportunidades serão para carreira jurídica ou para a área de apoio, a tendência é de que seja ou pelo menos englobe oportunidades para a carreira de advogado da união, uma vez que o órgão já havia encaminhado um pedido para realização de novo concurso para a carreira em 2014, para o preenchimento de 332 postos. Em 2015 o órgão chegou a realizar um concurso para o cargo, para o preenchimento de apenas 84 vagas, quantitativo muito inferior ao solicitado em 2014.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir curso de nível superior em direito, com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dois anos de prática forense, que devem ser comprovados no momento da inscrição definitiva. A remuneração inicial da categoria é de R$ 17.330,33, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Na ocasião, o pedido para o preenchimento de 332 vagas seria em decorrência do aumento do número de produção de manifestações coletivas, bem como acompanhamento de 3 milhões de processos e 600 cargos novos. De acordo com o pedido encaminhado na ocasião, a AGU contava com 1.764 advogados da união, distribuídos pela Procuradoria Geral da União, Consultorias Jurídicas dos Ministérios, Consultoria Geral da União, Consultorias Jurídicas dos Estados, Procuradorias da União e Secretaria Geral do Contencioso. 
No último concurso para a carreira de advogado, em 2015, a seleção foi destinada para todo o país, com aplicação das provas em todos os estados e no Distrito Federal, exceto a prova oral e a perícia médica, que ocorreram somente em Brasília. A banca organizadora foi o Cespe/UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário