Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Nova gestão: expectativa pela retomada dos concursos !

Governo
Com o afastamento da presidente Dilma Rousseff, após a votação, no Senado Federal, pela continuidade do processo de impeachment, na última quarta-feira, 11 de maio, e a posse de Michel Temer no Planalto, cresce a expectativa pela retomada gradual no processo de realização de novos concursos em âmbito federal, congelados desde setembro de 2015. Na ocasião, em um pacote de medidas anunciado pela presidente, com o objetivo de combater a crise econômica pela qual o país vem passando, o governo restringiu a contratação de servidores em concursos já realizados, bem como a autorização de novos certames.
A retomada, mesmo que gradual, no processo de reoxigenação da máquina pública, dependerá, principalmente, da retomada do crescimento econômico e de um novo rumo esperado pelo governo Temer. Dentro deste contexto, uma figura essencial nesse processo de  crescimento e contratação de pessoal deverá ser o novo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), senador Romero Jucá (PMDB-RR), que assume a pasta no lugar do ministro Valdir Moysés Simão.
Com o pacote anunciado em setembro de 2015, diversos órgãos que já contavam com pedidos de concursos junto ao MPOG tiveram suas solicitações desconsideradas para inclusão no orçamento de 2016, condição que também deveria se estender para o próximo ano de 2017, de acordo com projeção já divulgada pelo MPOG.
Agora, com a mudança de gestão, a expectativa é de que, caso efetivamente ocorra uma retomada na economia, o governo federal possa reavaliar as limitações impostas ao funcionalismo, redimensionando a carência de pessoal e retomando a realização de novos concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário